A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar a escrita, em 50 minutos, considerando o desafio apresentado às crianças para que, inicialmente, em grupos, tendo o professor como escriba e mediador, preencham os lacunados dos textos que forem escolhidos para a atividade. Como sugestão, pode ser usado o gênero canção, a fim de que sirva, por exemplo, de referência para disparar o momento “ Sumiço de palavras”. Assim, por meio da interação dinâmica entre os alunos e o professor mediador, as crianças irão refletir, juntas, acerca das palavras que, possivelmente, podem preencher as lacunas apresentadas nos textos.
Desta forma, o professor deve planejar a aula, observando a necessidade de organização do espaço da sala de aula onde ocorrerão as trocas de ideias entre os grupos, a definição do número de crianças por equipes, atentando para os níveis de aquisição de escrita em que se encontram e as etapas de realização da atividade propostas no plano da oficina.
Após desenvolver atividades de preenchimento dos textos lacunados, utilizando o repertório que têm construído de memória, o professor pode, gradativamente, desafiar as crianças em relação às propostas de escrita que ampliem as suas habilidades de leitura e produção textual. Nesta direção, podem ser apresentados desafios de decalque/transcrição de textos, capazes de estimular a turma a imaginar que cada palavra, unida a outras, forma fios que, juntos, dão origem a uma grande rede que é o texto.
Justificativa: A oficina de escrita tem como princípio norteador escrever para aprender a escrever, uma vez que os alunos serão envolvidos em situações comunicativas capazes de acionar o repertório construído acerca de gêneros estudados em anos anteriores e dialogar com propostas originárias dos projetos da escola. No caso dos 1º e 2º anos, o desafio é produzir pequenos textos associadas à imagem que atendam às ações do selecionar, colecionar, escolher vocabulário, construir listas que representam aquilo que o aluno possa observar ou imaginar em campos semânticos particulares da escola, do aluno, da turma.
Campos de atuação: Todos os campos/vida cotidiana/vida pública e artístico-literário.
Materiais necessários: Quadro, piloto, palavras escritas em cartolina, caixa de papel, fitas coloridas, barbante.
Dificuldades antecipadas: É possível que as crianças vivenciem maiores desafios, quando for preciso ler, compreender, escrever e revisar textos mais extensos e em diferentes situações comunicativas: convite, relato de experiência. Além disso, maiores demandas específicas podem surgir, nos momentos de produção, que dizem respeito à interação em grupo e à seleção de estratégias para escrever o gênero priorizado e outros gêneros, uma vez que as crianças, neste ano escolar, estão em processo de ampliação de habilidades referentes ao sistema fonográfico e não são, ainda, experientes, quando o assunto em questão é o domínio da leitura e da escrita.
Referências sobre o assunto:
http://territoriodobrincar.com.br/
KAUFMAN, Ana Maria. RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, Leitura e Produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção. São Paulo: Contexto, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
OBEID, Cézar. Brincantes poemas. São Paulo: Moderna.
PAMPLONA, Rosane. Conte aqui que eu canto lá. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
Schneuwly, Bernad. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: SP, Mercado das Letras, 2004.
A palavra contemporânea, ocupando outros espaços:
Laura Guimarães. Disponível em: http://nopassodoroteiro.blogspot.com/. Acesso em: 26 ago 2018.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Preparação:
Nesta primeira parte da aula, preparar as crianças, no próprio espaço da classe, para as etapas da oficina, informando-lhes que irão ler um texto para, em seguida, realizar, juntas, uma atividade de escrita em que também irão exercitar a criatividade para descobrir palavras que sumiram no texto. Neste sentido, é importante que o tempo dedicado a esse momento da aula seja bem administrado para que a turma possa participar ativamente da proposta de produção do texto que vem logo em seguida.
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: Definir o tempo,considerando o propósito da revisão e das necessidades que foram observadas em produções escritas anteriores das crianças.
Orientações:
Orientações:
O professor assume o papel de escriba e mediador.
Montar redes de palavras que possam funcionar como listas de vocabulário (repertório) para atividade de decalque de textos.
Solicitar que as crianças criem, para tecer uma canção, palavras curiosas, palavras engraçadas, palavras alegres, palavras pouco comuns, conhecidas. Em seguida, pedir que, usando essas palavras, produzam versos para formar, posteriormente, canções.
Explicar para as crianças que estes versos serão considerados “ fios de palavras” que, juntos, formarão uma rede de estrofes para as canções que a turma criar.
Orientações:
Continuar estimulando a turma a refletir sobre como as palavras são escritas e sobre essa escrita em relação a outras palavras: quais são as possibilidades de combinações entre elas.
Associar essa “rede de palavras” com “a rede maior do texto”, referindo-se à estrutura dos gêneros textuais informativos e narrativos que serão contemplados na produção do texto: Cartas (de leitor); relatos de experiências pessoais, avisos, convites, diários.
Todo texto tem uma rede que liga as palavras dentro dele! Escolha um gênero para revisitar e diga sobre a rede de palavras que ele representa, por exemplo, como mesmo é a rede de palavras que forma um relato? O início do relato deve ter palavras que introduzem o assunto, e o meio do texto? Que palavras podem começar o parágrafo do meio para conversar com o começo? E o final do texto, que palavras necessariamente precisa ter? Quem aceita o desafio de construir uma rede de palavras para nosso relato? Vamos precisar escrever relatos sobre o que estamos lendo na escola, e agora? Que rede de palavras preciso usar? Será que são palavras que formam títulos de livros? Vamos escrever sobre os livros que estamos lendo? Aqui cabe pensar na rede de conectivos e suas funcionalidade. A ideia aqui é criar situações de escrita em que a rede de palavras focalize a intencionalidade do gênero proposto.
Orientações:
Produção de palavras que se relacionem por temas comuns, sonoridade parecida; palavras que tenham sílabas invertidas e produzem significados diferentes. Palavras que tenham letras distintas com sons parecidos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail;
Google Meet (tutorial disponível aqui);
Google Jamboard (tutorial disponível aqui);
Padlet.
- Opcional: Aplicativo para gravação da tela do celular, como o XRecorder, disponível para Android, ou do computador, como o Acethinker.com (tutorial disponível aqui).
Dinâmica da Atividade: Parte 1
Para esta aula, é importante organizar uma aula síncrona, através de videochamada, pelo Google Meet ou outro canal de comunicação. Dessa forma, poderá ser feita a leitura na íntegra do texto a ser trabalhado. Depois, você deverá dar as instruções da aula, explicando o que será feito.
Dinâmica da Atividade: Parte 2
Organize a turma em pequenos grupos, através do WhatsApp ou de outro canal de comunicação que estiverem utilizando. Converse com cada grupo separadamente, de forma que eles possam criar novas palavras para colocar no lugar das que sumiram; depois, o outro grupo irá continuar a escrita do texto, conforme as orientações do segundo slide de Dinâmica da Atividade.
Dinâmica da Atividade: Parte 3
Organize uma videochamada ou grave um vídeo promovendo uma discussão a partir dos questionamentos, de acordo com as orientações do slide de Dinâmica da Atividade. Crie um Padlet, escolhendo o modelo mural, e registre as dicas sugeridas pelos estudantes. Peça que enviem as fotos de suas produções.
Dinâmica da Atividade: Parte 4
Ainda no Padlet, utilizando o modelo mural, cole as produções feitas pelos estudantes e siga as orientações do slide de Dinâmica da Atividade. Se preferir, você pode utilizar o Google Jamboard para essa atividade. Com ele, você pode criar mais de um frame e colocar uma produção por frame. É importante que essa etapa da aula seja feita em uma videochamada para realizar a revisão de maneira síncrona.
Variação da Atividade: 1
Organize uma videochamada pelo Google Meet ou outro canal de comunicação, crie um frame no Google Jamboard e siga as orientações do slide de Variação da Atividade. Para as palavras criadas pelos estudantes, você pode utilizar os post-its do Google Jamboard.
Variação da Atividade: 2 e 3
Organize uma videochamada pelo Google Meet ou outro canal de comunicação, crie um Padlet e siga as orientações do slide de Variação da Atividade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Jardelina Moura
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Oficina de escrita
Ano:2º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Quinzenal
Prática de linguagem priorizada: Escrita (compartilhada e autônoma)/produção de texto/análise linguística/semiótica (alfabetização).
Dinâmica:
PARTE 1- Introdução- Apresentação da proposta número 1 de escrita: preencher textos lacunados e transcrever, de memória, textos lidos e/ou conhecidos.PARTE 2 - Desenvolvimento - Apresentação da proposta número 2 de escrita: produzir e uma nova canção, tendo como referência o textos lidos e conhecidos.PARTE 3 - Conclusão - Proposta de reflexão coletiva sobre o texto produzido pela turma, considerando procedimentos regulares característicos do processo de escrita.PARTE 4 - Ampliação da proposta da oficina: revisar textos produzidos, tendo como referência as necessidades de aprendizagens relacionadas à escrita da turma.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02LP06) ( EF02LP13) (EF02LP14) (EF02LP16)
Sobre esta aula:
Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar a escrita, em 50 minutos, considerando o desafio apresentado às crianças para que, inicialmente, em grupos, tendo o professor como escriba e mediador, preencham os lacunados dos textos que forem escolhidos para a atividade. Como sugestão, pode ser usado o gênero canção, a fim de que sirva, por exemplo, de referência para disparar o momento “ Sumiço de palavras”. Assim, por meio da interação dinâmica entre os alunos e o professor mediador, as crianças irão refletir, juntas, acerca das palavras que, possivelmente, podem preencher as lacunas apresentadas nos textos.
Desta forma, o professor deve planejar a aula, observando a necessidade de organização do espaço da sala de aula onde ocorrerão as trocas de ideias entre os grupos, a definição do número de crianças por equipes, atentando para os níveis de aquisição de escrita em que se encontram e as etapas de realização da atividade propostas no plano da oficina.
Após desenvolver atividades de preenchimento dos textos lacunados, utilizando o repertório que têm construído de memória, o professor pode, gradativamente, desafiar as crianças em relação às propostas de escrita que ampliem as suas habilidades de leitura e produção textual. Nesta direção, podem ser apresentados desafios de decalque/transcrição de textos, capazes de estimular a turma a imaginar que cada palavra, unida a outras, forma fios que, juntos, dão origem a uma grande rede que é o texto.
Justificativa: A oficina de escrita tem como princípio norteador escrever para aprender a escrever, uma vez que os alunos serão envolvidos em situações comunicativas capazes de acionar o repertório construído acerca de gêneros estudados em anos anteriores e dialogar com propostas originárias dos projetos da escola. No caso dos 1º e 2º anos, o desafio é produzir pequenos textos associadas à imagem que atendam às ações do selecionar, colecionar, escolher vocabulário, construir listas que representam aquilo que o aluno possa observar ou imaginar em campos semânticos particulares da escola, do aluno, da turma.
Campos de atuação: Todos os campos/vida cotidiana/vida pública e artístico-literário.
Materiais necessários: Quadro, piloto, palavras escritas em cartolina, caixa de papel, fitas coloridas, barbante.
Dificuldades antecipadas: É possível que as crianças vivenciem maiores desafios, quando for preciso ler, compreender, escrever e revisar textos mais extensos e em diferentes situações comunicativas: convite, relato de experiência. Além disso, maiores demandas específicas podem surgir, nos momentos de produção, que dizem respeito à interação em grupo e à seleção de estratégias para escrever o gênero priorizado e outros gêneros, uma vez que as crianças, neste ano escolar, estão em processo de ampliação de habilidades referentes ao sistema fonográfico e não são, ainda, experientes, quando o assunto em questão é o domínio da leitura e da escrita.
Referências sobre o assunto:
http://territoriodobrincar.com.br/
KAUFMAN, Ana Maria. RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, Leitura e Produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção. São Paulo: Contexto, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
OBEID, Cézar. Brincantes poemas. São Paulo: Moderna.
PAMPLONA, Rosane. Conte aqui que eu canto lá. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
Schneuwly, Bernad. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: SP, Mercado das Letras, 2004.
A palavra contemporânea, ocupando outros espaços:
Laura Guimarães. Disponível em: http://nopassodoroteiro.blogspot.com/. Acesso em: 26 ago 2018.
http://www.coletivomeiofio.com/
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: