13780
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Oralidade

Plano de aula - Minisseminários

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre a prática de gêneros orais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Pena

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor:Ana Pena
Mentor:Edson Lanzoni
Especialista:Tania Rios

Título da aula: Minisseminários

Ano:2º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade:Mensal

Prática de linguagem priorizada:Oralidade

Dinâmica:Com vistas à prática de gêneros orais, os alunos vão organizar uma apresentação, investigando sobre o tema escolhido. Todo o processo deve ser reflexivo, a fim de privilegiar o aprendizado. E as descobertas guardadas no “Senhor Descoberta¨ que sempre será alimentado com as pesquisas e poderá visitar as famílias.

Habilidade da BNCC:EF12LP02; EF12LP17; EF02LP21; EF02LP22; EF15LP03; EF15LP08

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nessa atividade é a oralidade, não o tema em si.

 

Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é, ainda, uma realidade distante dos ambientes escolares. Pensar a oralidade como um campo de estudo e pesquisas, constituída por conjunto de gêneros com características que lhe são peculiares é uma tarefa necessária, pois aproxima as aulas das práticas sociais vigentes. Sob esta perspectiva, espera-se promover ações que se voltem para a busca da autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, comunicação e participação coletiva, primando pelo campo investigativo,  por meio da indagação e da busca, averiguando as informações. Acresce-se que, apesar de o foco estar sobre o gênero oral, considera-se para essa idade a necessidade de construção da base alfabética e demais habilidades ligadas à aquisição do letramento, com ênfase em pequenos textos. As linguagens visual e verbal são ferramentas de apoio à apresentação, assim, deve-se fazer uso de imagens, palavras-chave e suas correspondências para se divulgar o tema pesquisado.

 

Materiais necessários: Cartolina, folhas de papel sulfite, papel-cartão, canetas coloridas e/ou giz de cera e um boneco “O Senhor Descoberta” que tenha algo na parte da frente, como um avental de bolso ou uma barriga com entrada para colocar e tirar os cartões.

 

Dificuldades antecipadas: As dificuldades mais comuns que os alunos deste ano do Ensino Fundamental apresentam em relação às situações comunicativas mobilizadas nesta atividade estão diretamente relacionadas ao fato de eles ainda se encontrarem em construção do letramento. Isso demandará mais do professor no preparo do ambiente externo para a apresentação dos minisseminários.



Referências sobre o assunto:

MARTINS NETO, Irando Alves. A importância do ensino de gêneros orais na formação do aluno como sujeito ativo na sociedade. In: Ave Palavra. Edição Especial do Ensino de Língua Portuguesa. Agosto, 2012. Disponível em <http://www2.unemat.br/avepalavra/EDICOES/Esp0812/artigos/irando.pdf>. Acesso em: jul. 2018.

 

GOMES-SANTOS, S. A exposição oral nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012. (Trabalhando com... na escola).

 

ZANI, Juliana Bacan & BUENO, Luzia. Os gêneros orais no programa ler e escrever do Estado de São Paulo. Revista Intercâmbio, v. XXVI: 114-128, 2012. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x. Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/viewFile/15179/11321>. Acesso em:  20 jul. 2018.


Código: LPO2_02ATP01

(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

(EF02LP21) Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades.

(EF02LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas