Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 2º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Vida pública.
Justificativa: O trabalho com a “Roda de notícias” nos anos iniciais oferece aspectos textuais importantes para a formação de leitores.. Parte-se do pressuposto de que as crianças ainda estão criando uma familiaridade com a leitura nos seus diversos campos de atuação. Por isso, se faz necessário situações comunicativas na sala de aula, para que as crianças desenvolvam sua capacidade argumentativa, comunicativa, o vocabulário e fala de modo geral. O meio possível para isso é a Roda de notícias que realiza na prática o desenvolvimento deste processo onde a criança será estimulada a construir sentidos prévios sobre as informações que circulam no mundo ao explorar os elementos imagéticos e escritos.
Materiais necessários: Recortes de notícias, papel metro, canetas coloridas, cola, tesoura, papel crepom, revistas, jornais, lápis de cor, lápis, caneta e borracha.
Dificuldades antecipadas:
1. Dificuldade em identificar a função social da notícia.
2. Dificuldade em interpretar as notícias apresentadas.
Referências sobre o assunto:
FRANCHI, Eglê. Pedagogia do alfabetizar letrando: da oralidade à escrita. 9ª. ed. - São Paulo: Cortez, 2012.
https://jornaljoca.com.br/portal/ Acesso em: 02 de Setembro de 2018.
http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf. Acesso em: 02 de Setembro de 2018.
https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/ Acesso em: 02 de Setembro de 2018.
http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/_ed704_por_onde_andava_o_gazeteiro/ Acesso em: 02 de Setembro de 2018.
http://www.sinvejor.org.br/component/content/article/3/35. Acesso em 02 de Setembro de 2018.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 10 minutos
Preparação:
Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
Precisamos mostrar para os alunos que jornal não é coisa de “gente grande”. Para isso:
- Espalhe pela sala jornais de circulação local ou nacional;
- Imagem de bancas de jornais e de vendedores “antigos” de jornais;
- Caixote ou sua representação.
Orientações:
- Forme uma roda de conversa para aproximar os alunos uns dos outros e tornar o espaço da sala de aula mais dinâmico e afetuoso.
- Antes de iniciar os trabalhos, sugerimos que peça aos alunos que circulem pela sala de aula, percebam os jornais espalhados no chão, as imagens dos vendedores de jornais, os caixotes de madeira ou sua representação.
- Desperte neles a curiosidade ao pedir que observem os jornais abertos no chão da sala.
- Solicite que explorem as imagens, que leiam as manchetes, os anúncios e os cadernos de notícias que fazem parte da composição do jornal.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 10 minutos
Preparação:
Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
- Perguntas disparadoras:
- Qual a notícia ou seção mais chamou a sua atenção ?
- Qual a função das notícias no nosso dia a dia?
Orientações:
- Como sugestão, comece o diálogo por meio de perguntas e frize o sentido e a importância das notícias no nosso dia a dia e a sua evolução.
- Cada aluno deverá falar as suas impressões, curiosidades e com o que mais se identificou ou não nos jornais disponibilizados em sala.
- Segue, como exemplo, as orientações para as perguntas disparadoras:
- Qual a notícia ou seção que mais chamou a sua atenção? Apresente para o grupo essa pergunta e aguarde que eles respondam mesmo que brevemente as suas impressões.
- Qual a função das notícias no nosso dia a dia? Espere as respostas dos alunos. Após isso, mostre que o jornal e as notícias que o compõem são um meio de nos manter informados sobre os acontecimentos locais e globais. Aponte para as manchetes espalhadas no chão e destaque que, além desta mídia, existem outros meios para se encontrar as notícias (revistas, internet, rádio, televisão, entre outros); o jornal impresso é uma das maneiras mais “antigas” de se noticiar algo para a população.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 15 minutos
Preparação:
Você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
Orientações:
- Conte/leia para os alunos a história dos ”Gazeteiros”. Foram pessoas que vendiam jornais pelas ruas, anunciando as notícias sem um ponto fixo.
- Segue este link como direcionamento de sua pesquisa para possível repertório da dinâmica: http://www.sinvejor.org.br/component/content/article/3/35. Acesso em: 02 de Setembro de 2018.
- Aponte as imagens dos gazeteiros vendendo os jornais nos caixotes.
- Reproduza em voz alta a forma como os jornais eram vendidos. Exemplifique, sendo um gazeteiro e, se possível, suba no caixote para a ação ficar mais real e lúdica.
- Em seguida, o aluno terá o desafio de escolher, entre as manchetes dispostas no chão, apenas uma: observar a manchete e depois ler em voz alta para turma como um possível “gazeteiro”.
- Solicite aos alunos que circulem pela sala para divulgar a sua notícia, como se estivessem vendendo o seu jornal para seus colegas.
- Converse com alunos sobre a função social da notícia para a sociedade e a importância de nos manter bem informados sobre os acontecimentos diários.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 15 min
Preparação:
Você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
Orientações:
Fechamento
- Cada aluno deverá selecionar um fato (anúncio, imagem, tirinha, entre outros), que tenha chamado a sua atenção.
- Em seguida, peça que cada um um compartilhe o fato selecionado e seus motivos de escolha.
- Os alunos deverão ler, socializar suas impressões e interpretação dos fatos. Tudo isso tendo o professor como mediador.
Variação da atividade
Orientações: Nesta variação, utilize o caixote em outros espaços além da sala de aula para que os alunos possam ter acesso às notícias.
Quinzenalmente os alunos ficarão responsáveis em alimentar o caixote com notícias atuais. Eles deverão trazer suas notícias de casa, depositar no caixote e cada aluno ficará responsável em selecionar uma notícia, ler e socializar com seus amigos as informações.
Variação da atividade
Orientações:
Nesta variação, o professor disponibilizará para os alunos, em grupo, algumas notícias sem suas devidas manchetes.
Professor, procure notícias que tenha a ver com a idade e o universo dos alunos (games, brinquedos, livros, filmes). Assim, os alunos deverão ler a notícia e após a leitura sugerir em voz alta manchetes para seu texto, pode também ter apoio da escrita para construir essa manchete.
Faça uma comparação mostrando a manchete original e a criada por eles.
Variação da atividade
Orientações:
Para a proposta desta aula, os alunos poderão explorar outros espaços que não seja exatamente a sala de aula. Assim, como sugestão, o professor poderá realizar esta aula na biblioteca escolar. Haja vista, que a biblioteca é antes de tudo um espaço voltado para o desenvolvimento da leitura e formação de novos leitores.
Neste ambiente, o professor poderá utilizar suporte de jornais impressos e até realizar pesquisas em sites de notícias online fazendo uma transição entre várias mídias e aproximando estes novos alunos-leitores da esfera jornalística.
O primordial aqui é apresentar para as crianças outros espaços para produção do conhecimento.