Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francielle Santos
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Roda de notícias
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Quinzenal
Prática de linguagem priorizada: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Dinâmica: Análise de notícias por etapas: Organização da sala; Formação de uma roda de conversa; Apresentação de recortes de notícias selecionadas pelos alunos; Conversas sobre o conteúdo da notícia em dupla; Elaboração de uma faixa-notícia com palavras-chaves sobre a notícia escolhida pelos alunos.
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP02, EF01LP01, EF12LP08, EF15LP01, EF15LP02
Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 2º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Vida pública.
Justificativa: O trabalho com a “Roda de notícias” nos anos iniciais oferece aspectos textuais importantes para a formação de leitores.. Parte-se do pressuposto de que as crianças ainda estão criando uma familiaridade com a leitura nos seus diversos campos de atuação. Por isso, se faz necessário situações comunicativas na sala de aula, para que as crianças desenvolvam sua capacidade argumentativa, comunicativa, o vocabulário e fala de modo geral. O meio possível para isso é a Roda de notícias que realiza na prática o desenvolvimento deste processo onde a criança será estimulada a construir sentidos prévios sobre as informações que circulam no mundo ao explorar os elementos imagéticos e escritos.
Materiais necessários: Recortes de notícias, papel metro, canetas coloridas, cola, tesoura, papel crepom, revistas, jornais, lápis de cor, lápis, caneta e borracha.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
FRANCHI, Eglê. Pedagogia do alfabetizar letrando: da oralidade à escrita. 9ª. ed. - São Paulo: Cortez, 2012.
https://jornaljoca.com.br/portal/ Acesso em: 02 de Setembro de 2018.
http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf. Acesso em: 02 de Setembro de 2018.
https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/ Acesso em: 02 de Setembro de 2018.
http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/_ed704_por_onde_andava_o_gazeteiro/ Acesso em: 02 de Setembro de 2018.
http://www.sinvejor.org.br/component/content/article/3/35. Acesso em 02 de Setembro de 2018.
Código: LPO2_03ATP01
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes