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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Bingo das sílabas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudia Novais Lima

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Bingo das sílabas

Finalidade da aula: A finalidade desta aula é desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração e identificação dos sons das sílabas iniciais de diferentes palavras e da escrita das sílabas iniciais, mediais e finais em palavras lacunadas.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP06, EF01LP13

Sobre esta aula: esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

 

Materiais necessários: Piloto ou giz para  quadro, saco plástico para colocar as fichas com as palavras do bingo, cartelas do bingo e das regras do jogo impressas, atividade impressa.

 

Dificuldades antecipadas: As crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem confundir a quantidade de letras de uma palavra com a quantidade de sílabas da mesma, pois aqueles que estão nas hipóteses SSV e SCV ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavras TOMATE escrever TAE, pois não percebe que para formar a sílaba TO é necessário a consoante (T) + a vogal (O), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra, portanto, é importante refletir sobre a quantidade de sílabas e de letras, mostrando que, via de regra, temos mais letras do que sílabas nas palavras.

 

Referências sobre o assunto:

Descobrindo a gramática: nova proposta. Gilio Giacomozzi, Gildete Valério, Geonice Valério. FTD, 2006.

https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono5.php Acesso em 27 de setembro de 2018.

Letramento e alfabetização: http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=5707-escola-ativa-alfabetizacao1educador&Itemid=30192 Acesso em 26 de setembro de 2018.

MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

BRANDÃO, Seal, A. C. P. A; Ferreira, A. T. B.; Albuquerque, E. B. C. de; Leal, T. F. (orgs.). Jogos de alfabetização. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009.

KATO;A.MARY; No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística.Ed.Ática, São Paulo,1998.

https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 05 de setembro de 2018.


Código: LPO1_08ATS03

(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.


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