Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar os conhecimentos construídos sobre o emprego das vogais “o” e “u” em palavras masculinas e em verbos na terceira pessoa do pretérito perfeito do indicativo”,
Materiais necessários: Dezesseis cartelas confeccionadas em tiras de papel sulfite com as afirmações sobre o emprego de “o” ou “u” nos finais de palavras, disponíveis na folha de impressão. Uma caixinha para misturar as afirmações. Placa escrita de um lado a palavra VERDADE e, do outro, FAKE NEWS. Tirinhas de papel em formato de nuvem.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade em aplicar, no jogo de Verdade ou FAKE NEWS, às regularidades descobertas e exercitadas em aulas anteriores.
Referências sobre o assunto: BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 38 ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique a finalidade da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
11. Inicie a aula fazendo oralmente uma breve revisão sobre as principais regularidades do emprego das vogais “o” ou “u”:
- Substantivos masculinos terminados em O que tem sua forma no feminino em A.
- Substantivos masculinos terminados em –eu formam o feminino trocando o –eu em –eia.
- Verbos na terceira pessoa do pretérito perfeito do indicativo terminam em u.
- O som / u/ átono (fraco) é representado, na escrita, pela letra o.
22. Divida a turma em dois grupos.
3. Pergunte aos alunos se eles sabem o que são Fake News.
4. Explique, resumidamente, que Fake News consiste na divulgação de notícias falsas publicadas, especialmente, em redes sociais.
5. Entregue para cada grupo uma placa escrita de um do lado VERDADE e do outro FAKE NEWS (notícia falsa).
3. Avise para os alunos que eles irão brincar de VERDADE ou FAKE NEWS com o tema “emprego das vogais ‘o’ ou ‘u’”.
4. Apresente as regras do jogo para os alunos:
- Um membro do grupo, na sua vez, pegará uma cartela com afirmação sobre o emprego do “o” ou “u” e deverá levantar a placa de acordo com a resposta correspondente: Se a afirmação for verdadeira, o grupo deve apresentar o lado da placa que estiver escrito VERDADE. Caso contrário, deverá mostrar a placa em que estiver escrito FAKE NEWS. Estimule-os a explicar sua resposta a partir das regularidades descobertas e exercitadas em aulas anteriores.
- Antes de responder,o aluno terá 20 segundos para discutir e definir sobre o que foi afirmado. Se a equipe acertar, ganha 20 pontos, Se errar, perde 10.
- O grupo deverá citar a regularidade sobre o ponto apresentado. Se acertar, ganha 20 pontos. Caso contrário, passa a vez para o outro grupo que, se acertar, recebe os 20 pontos do grupo anterior.
- Vence o grupo que obtiver maior pontuação.
Materiais complementares: essa atividade pode ser encontrada aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Inicie o jogo.
- Ajude os alunos nas dificuldades encontradas.
Materiais complementares: a resolução dessa atividade pode ser encontrada aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Inicie o jogo.
- Ajude os alunos nas dificuldades encontradas.
Materiais complementares: a resolução dessa atividade pode ser encontrada aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Entregue para os alunos tirinhas de papel em formato de nuvem.
- Solicite que os alunos escrevam na tirinha o que o jogo VERDADE ou FAKE NEWS contribuiu para a consolidação do conhecimento do emprego das vogais “o” ou “u”.
- Peça que os alunos prendam, com pregador, em um cordão colocado no mural da sala, as anotações feitas sobre o assunto.