13730
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Emprego das vogais “o” ou “u”

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre emprego das vogais O ou U

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaíse Silva Paim

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar os conhecimentos construídos sobre o emprego das vogais “o” e “u” em palavras masculinas e em verbos na terceira pessoa do pretérito perfeito do indicativo”,

Materiais necessários: Dezesseis cartelas confeccionadas em tiras de papel sulfite com as afirmações sobre o emprego de “o” ou “u” nos finais de palavras, disponíveis na folha de impressão. Uma caixinha para misturar as afirmações. Placa escrita de um lado a palavra VERDADE e, do outro, FAKE NEWS. Tirinhas de papel em formato de nuvem.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade em aplicar, no jogo de Verdade ou FAKE NEWS, às regularidades descobertas e exercitadas em aulas anteriores.

Referências sobre o assunto: BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 38 ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique a finalidade da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

11. Inicie a aula fazendo oralmente uma breve revisão sobre as principais regularidades do emprego das vogais “o” ou “u”:

  • Substantivos masculinos terminados em O que tem sua forma no feminino em A.
  • Substantivos masculinos terminados em –eu formam o feminino trocando o –eu em –eia.
  • Verbos na terceira pessoa do pretérito perfeito do indicativo terminam em u.
  • O som / u/ átono (fraco) é representado, na escrita, pela letra o.

22. Divida a turma em dois grupos.

3. Pergunte aos alunos se eles sabem o que são Fake News.

4. Explique, resumidamente, que Fake News consiste na divulgação de notícias falsas publicadas, especialmente, em redes sociais.

5. Entregue para cada grupo uma placa escrita de um do lado VERDADE e do outro FAKE NEWS (notícia falsa).

3. Avise para os alunos que eles irão brincar de VERDADE ou FAKE NEWS com o tema “emprego das vogais ‘o’ ou ‘u’”.

4. Apresente as regras do jogo para os alunos:

  • Um membro do grupo, na sua vez, pegará uma cartela com afirmação sobre o emprego do “o” ou “u” e deverá levantar a placa de acordo com a resposta correspondente: Se a afirmação for verdadeira, o grupo deve apresentar o lado da placa que estiver escrito VERDADE. Caso contrário, deverá mostrar a placa em que estiver escrito FAKE NEWS. Estimule-os a explicar sua resposta a partir das regularidades descobertas e exercitadas em aulas anteriores.
  • Antes de responder,o aluno terá 20 segundos para discutir e definir sobre o que foi afirmado. Se a equipe acertar, ganha 20 pontos, Se errar, perde 10.
  • O grupo deverá citar a regularidade sobre o ponto apresentado. Se acertar, ganha 20 pontos. Caso contrário, passa a vez para o outro grupo que, se acertar, recebe os 20 pontos do grupo anterior.
  • Vence o grupo que obtiver maior pontuação.

Materiais complementares: essa atividade pode ser encontrada aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Inicie o jogo.
  • Ajude os alunos nas dificuldades encontradas.

Materiais complementares: a resolução dessa atividade pode ser encontrada aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Inicie o jogo.
  • Ajude os alunos nas dificuldades encontradas.

Materiais complementares: a resolução dessa atividade pode ser encontrada aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Entregue para os alunos tirinhas de papel em formato de nuvem.
  • Solicite que os alunos escrevam na tirinha o que o jogo VERDADE ou FAKE NEWS contribuiu para a consolidação do conhecimento do emprego das vogais “o” ou “u”.
  • Peça que os alunos prendam, com pregador, em um cordão colocado no mural da sala, as anotações feitas sobre o assunto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar os conhecimentos construídos sobre o emprego das vogais “o” e “u” em palavras masculinas e em verbos na terceira pessoa do pretérito perfeito do indicativo”,

Materiais necessários: Dezesseis cartelas confeccionadas em tiras de papel sulfite com as afirmações sobre o emprego de “o” ou “u” nos finais de palavras, disponíveis na folha de impressão. Uma caixinha para misturar as afirmações. Placa escrita de um lado a palavra VERDADE e, do outro, FAKE NEWS. Tirinhas de papel em formato de nuvem.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade em aplicar, no jogo de Verdade ou FAKE NEWS, às regularidades descobertas e exercitadas em aulas anteriores.

Referências sobre o assunto: BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 38 ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique a finalidade da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

11. Inicie a aula fazendo oralmente uma breve revisão sobre as principais regularidades do emprego das vogais “o” ou “u”:

  • Substantivos masculinos terminados em O que tem sua forma no feminino em A.
  • Substantivos masculinos terminados em –eu formam o feminino trocando o –eu em –eia.
  • Verbos na terceira pessoa do pretérito perfeito do indicativo terminam em u.
  • O som / u/ átono (fraco) é representado, na escrita, pela letra o.

22. Divida a turma em dois grupos.

3. Pergunte aos alunos se eles sabem o que são Fake News.

4. Explique, resumidamente, que Fake News consiste na divulgação de notícias falsas publicadas, especialmente, em redes sociais.

5. Entregue para cada grupo uma placa escrita de um do lado VERDADE e do outro FAKE NEWS (notícia falsa).

3. Avise para os alunos que eles irão brincar de VERDADE ou FAKE NEWS com o tema “emprego das vogais ‘o’ ou ‘u’”.

4. Apresente as regras do jogo para os alunos:

  • Um membro do grupo, na sua vez, pegará uma cartela com afirmação sobre o emprego do “o” ou “u” e deverá levantar a placa de acordo com a resposta correspondente: Se a afirmação for verdadeira, o grupo deve apresentar o lado da placa que estiver escrito VERDADE. Caso contrário, deverá mostrar a placa em que estiver escrito FAKE NEWS. Estimule-os a explicar sua resposta a partir das regularidades descobertas e exercitadas em aulas anteriores.
  • Antes de responder,o aluno terá 20 segundos para discutir e definir sobre o que foi afirmado. Se a equipe acertar, ganha 20 pontos, Se errar, perde 10.
  • O grupo deverá citar a regularidade sobre o ponto apresentado. Se acertar, ganha 20 pontos. Caso contrário, passa a vez para o outro grupo que, se acertar, recebe os 20 pontos do grupo anterior.
  • Vence o grupo que obtiver maior pontuação.

Materiais complementares: essa atividade pode ser encontrada aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Inicie o jogo.
  • Ajude os alunos nas dificuldades encontradas.

Materiais complementares: a resolução dessa atividade pode ser encontrada aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Inicie o jogo.
  • Ajude os alunos nas dificuldades encontradas.

Materiais complementares: a resolução dessa atividade pode ser encontrada aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Entregue para os alunos tirinhas de papel em formato de nuvem.
  • Solicite que os alunos escrevam na tirinha o que o jogo VERDADE ou FAKE NEWS contribuiu para a consolidação do conhecimento do emprego das vogais “o” ou “u”.
  • Peça que os alunos prendam, com pregador, em um cordão colocado no mural da sala, as anotações feitas sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP01 da BNCC

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano