Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ariane Paz
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Assembleia
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Mensal
Prática de linguagem priorizada: Oralidade/leitura/escuta (compartilhada e autônoma)/escrita (compartilhada e autônoma) / produção de textos
Dinâmica: Nesta dinâmica serão abordadas etapas que concretizem assembleias na escola com a participação efetiva dos alunos como:
Habilidade(s) da BNCC:EF15LP09; EF12LP10; EF15LP10; EF01LP21; EF15LP13; EF12LP03.
Sobre esta aula:
Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar assembleia. O campo de atuação priorizado nessa atividade é oralidade.
Justificativa: Na necessidade de se discutir as relações interpessoais, na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. Nos 1º e 2º anos do ensino fundamental, a pauta temática é construída a partir das necessidades específicas da sala de aula.
Materiais necessários:
Cartolina ou papel kraft e canetas hidrográficas.
Dificuldades antecipadas:
Referir-se a pessoas e não a temas ou conflitos.
Apresentar dificuldades de respeitar a fala do colega sem interrompê-la.
Repetir ideias já mencionadas.
Falta de concentração nos assuntos discutidos.
Relatar fatos que não estão relacionados à pauta.
Medo ou vergonha de expor as ideias.
Centralizar a discussão em apenas algumas crianças.
Referências sobre o assunto:
Assembleias Escolares - MEC TV Escola: https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE
ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015.
JEONG, Choi yun; YEONG, Kim Sun. Fugindo das garras do gato. São Paulo: Callis, 2009.
PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005.
Código: LPO1_04ATP01
(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
(EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF01LP21) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes