Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Para o experimento: duas garrafas plásticas, duas bexigas murchas, 2 colheres de sopa de açúcar, água morna, 30g de fermento biológico e pão de forma. Equipamento audiovisual ou imagens do slide de contextualização e texto informativo.
Materiais de apoio:
http://ameliacomvaidade.com/2013/10/micro-organismos-na-producao-de.html
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/quimica-pao.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o título da aula e retome oralmente com os alunos alguns conhecimentos que eles têm sobre os fungos e bactérias perguntando:
- O que vocês sabem sobre os fungos e as bactérias?
- Quais são suas características?
- Vocês conseguem pensar em alguma relação entre esses microrganismos e a produção de alimentos?
Algumas características dos fungos e bactérias podem ser retomados a partir da plano de aula CIE4_05VE01 (plano disponível nesta plataforma da Nova Escola)
CONTEXTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Mostre aos alunos imagens de alguns alimentos, como pães, queijo e iogurte.
Pergunte aos alunos?
- Quem aqui gosta de comer um sanduíche de pão com queijo? E iogurte?
- Alguem sabe como é produzido o pão? E o queijo? E o iogurte?
Diga aos alunos que todos esses alimentos possuem uma característica em comum para sua produção. Desafie os alunos a descobrir o que têm em comum.
Estimule a participação dos alunos no levantamento de hipóteses. Se os alunos não se aproximarem da ideia de que são microrganismos ou fungos e bactérias que fazem parte do processo de produção desses alimentos, vá dando indicações para que eles se aproximem da ideia:
- Será que podem ser usados seres vivos na produção desses alimentos?
- Vocês sabem de algum ser vivos que poderia ajudar no processo de transformação e produção desses alimentos?
Permita que os alunos se aproximem da possibilidade de microrganismos fazerem parte dessa produção.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a Questão disparadora e permita que os alunos levantem hipóteses. Durante a participação dos alunos, pergunte se algum colega concorda ou discorda com o que foi dito, peça que complementem as opiniões uns dos outros, isso enriquece os argumentos no momento de participação.
Peça para que um aluno registre no quadro as ideias-chave da participação dos alunos. Esses registros serão analisados novamente no final da aula.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: O Mão na massa está dividido em três etapas: experimento, vídeo e pesquisa em texto informativo.
Para a primeira etapa, reserve cerca de 15 minutos. Informe aos alunos que irão realizar um experimento e que devem ficar atentos a todas as etapas para tentar descobrir qual o “elemento secreto”.
O experimento demonstrará a ação dos fungos, como levedura/fermento, responsável pelo crescimento dos pães. Leve para a sala duas garrafas plásticas, água morna, açúcar, fita crepe e duas bexigas vazias, uma sem nada e outra com fermento biológico colocado dentro da bexiga, como sendo o elemento secreto. Você deverá utilizar as duas garrafas, uma sendo o controle somente com água morna e açúcar e bexiga (sem fermento) e outra com água morna, açúcar e a bexiga com fermento. Utilize a fita crepe para lacrar bem a bexiga na boca da garrafa, para vedar a saída de gases da garrafa. Mexa um pouco a garrafa para misturar bem os ingredientes e observe nos minutos seguintes o que ocorrerá com as substâncias das garrafas e com as bexigas.
Ao observar que uma das bexigas permanece murcha e outra cheia, indague os alunos:
- O que aconteceu dentro das garrafas?
- O que aconteceu com a substância da garrafa?
- Por que uma bexiga ficou cheia e outra vazia?
- Qual a função do elemento secreto?
- O que é o elemento secreto?
Entregue aos alunos uma fatia de pão de forma, peça para que observem suas características, dando ênfase nos “buraquinhos” encontrados e questione:
- Como será que esses buraquinhos foram formados?
Informe aos alunos que os elementos utilizados no experimento, também fazem parte da receita para fazer pão.
- Qual ingrediente faz o pão crescer?
Dessa forma, os alunos irão se aproximando da ideia de que o fermento é o elemento surpresa, leve-os pensar:
- Do que é feito o fermento biológico?
- Como é que ele faz o pão crescer?
Depois das hipótese levantadas pelos alunos, passe para a segunda etapa do Mão na massa que é a exibição dos vídeos “Kika, de onde vem o pão?” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Njk8z5dhByQ e “O show da Luna: clipe pão doce pão” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zQd-Pnvub3Y.
Os vídeos mostram a ação do fermento biológico que é feito de fungos. Eles se alimentam e produzem gases, formando as pequenas bolhas que são os ‘buraquinhos’ vistos na massa do pão, fazendo o pão crescer. Se não houver a possibilidade de exibir os vídeos, utilize o texto disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-o-fermento-faz-a-massa-crescer/
Explore com os alunos o nome “fermento biológico”, enfatizando a ideia de que o prefixo BIO significa vida, assim trata-se de um fermento que tem vida, seres vivos, e esses seres vivos são os fungos.
Para saber sobre s diferença entre fermento biológico e fermento químico acesse: http://www.fermais.com.br/qual-a-diferenca-entre-o-fermento-biologico-e-fermento-quimico/ e https://super.abril.com.br/saude/qual-a-diferenca-entre-os-fermentos-biologico-e-quimico/
MÃO NA MASSA
Orientações: Depois dos alunos descobrirem que o “elemento secreto” do experimento é um ser vivo (fungos, presente no fermento biológico, ingrediente do pão). informe aos alunos que o próximo desafio será descobrir qual o “elemento secreto” do queijo e do iogurte, entrando na terceira etapa do Mão na massa, utilizando os últimos 10 minutos.
Se a escola oferecer ferramentas para pesquisa on line (internet, computadores, tablet ou celular) disponibilize o link aos alunos, caso não haja essa possibilidade, a alternativa é oferecer aos alunos os textos informativos. Divida os alunos em dois grupos: um grupo irá pesquisar sobre o elemento secreto do queijo e o outro do iogurte.
Links para pesquisa dos alunos:
http://minasfazciencia.com.br/infantil/2017/12/28/o-estranho-mundo-vivo-no-interior-de-um-queijo/
https://escolakids.uol.com.br/do-que-e-feito-o-iogurte.htm
Links para os textos informativos para impressão:
Fermento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pkDTMac3JKeG8kQh7aRvdst2KhzZUWHbruHVr8nhafWDd6zr5ekaQvKa4NZ2/atividade-para-impressao-fermento-cie4-05ve03.pdf
Iogurte: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EnQrENqhNXSwWAPEBKcrK6VdUtQR5t2SVRB4Z352GQ8HBuMXTmxNkVzxbw6A/atividade-para-impressao-iogurte-cie4-05ve03.pdf
Queijo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QMJDvnXCc9nN7NCKY7dpwRe9xj7m6Gkh4yPAgytNU6erRwZrKphM9vkpNcgj/atividade-para-impressao-queijo-cie4-05ve03.pdf
Logo após o tempo de pesquisa, peça para que os aluno socializem suas descobertas. Enfatize com os alunos que o que há em comum entre o pão, o queijo e o iogurte é que SEUS ELEMENTOS SECRETOS SÃO MICRORGANISMOS, ou seja, SERES VIVOS, que cada ‘elemento secreto’ é um um microrganismo diferente, no caso dos pães são utilizadas as leveduras, já para o iogurte e os queijos são bactérias e outros tipos de fungos para dar cheiro, sabor e aparência. Evidencie que, para a produção de cada tipo de alimento, são utilizados diferentes microrganismos, que existem inúmeras variedades de fungos e bactérias utilizados na indústria alimentícia.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Retome com os alunos a questão disparadora e seja escriba da resposta elaborada oralmente pelos alunos. Logo após peça aos alunos que registrem a resposta no caderno.
Ao final da aula, proponha aos alunos uma salva de palmas para os fungos e bactérias, pois, sem eles, não seria possível comermos um delicioso sanduíche de pão com queijo e saborear o iogurte!