13528
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A dinâmica das Placas Tectônicas

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre a relação da movimentação das Placas Tectônicas com a transformação do relevo terrestre ao longo da história.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Henrique Boreli

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

 

Contexto e questão disparadora

Peça aos estudantes que assistam ao vídeo “Como se formam os terremotos”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=PldlFA0YW_U (acessado em 26/05/2020).
Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre:
- Como as placas tectônicas modelam a superfície terrestre?

 

Mão na massa

Envie aos estudantes o texto de apoio, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dJDKgtugA28TtctFzSpRjnSJYz4MGHhh2YjbV4X6NbdNdSMnVarHPRcPWwYm/atividade-para-impressao-texto-de-apoio-cie7-14tu01.pdf, e a receita da pasta de farinha, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CxJPk78xtxM9S4CQfVKMXHfd4KJRCEQf3zNhNRNbVHWuCUUmHnuDjGChUX6n/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-14tu01.pdf.

Oriente-os a fazerem a pasta de farinha com a ajuda dos familiares, e simularem o movimento de placas tectônicas, utilizando a pasta e 4 bolachas do tipo água e sal em um prato raso.

Peça aos estudantes que utilizem as bolachas para fazer as movimentações A, B e C, descritas no texto de apoio, e desenhem o que observarem.

 

Sistematização

Marque uma videochamada com toda a turma e dê espaço para que os estudantes compartilhem as observações. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

 

Convite às famílias

As famílias podem auxiliar os estudantes a produzir a pasta de farinha e simular o movimento das placas tectônicas, utilizando bolachas do tipo água e sal.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE7_14T&U01

(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas