Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que assistam ao vídeo “Como se formam os terremotos” (disponível aqui).
Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre:
- Como as placas tectônicas modelam a superfície terrestre?
Mão na massa
Envie aos estudantes o texto de apoio (disponível aqui), e a receita da pasta de farinha (disponível aqui).
Oriente-os a fazerem a pasta de farinha com a ajuda dos familiares e a simularem o movimento de placas tectônicas, utilizando a pasta e 4 bolachas do tipo água e sal em um prato raso.
Peça para os estudantes utilizarem as bolachas para fazerem as movimentações A, B e C, descritas no texto de apoio, e desenharem o que observarem.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e dê espaço para que os estudantes compartilhem as observações. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar os estudantes a produzir a pasta de farinha e simular o movimento das placas tectônicas, utilizando bolachas do tipo água e sal.