Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o tema da aula, explicando para os alunos que ao longo deste plano eles serão capazes de identificar a formação, ocorrência e consequência de tsunamis, como alterações na crosta terrestre, mortes e destruição de cidades e áreas litorâneas.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia as notícias de jornal e pergunte aos alunos se eles conseguem identificar, pelas notícias, uma das principais causas de Tsunami no mundo. Espera-se que eles identifiquem que os terremotos podem provocar tsunamis.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Pergunte aos alunos que outras causas podem provocar tsunamis no oceano, na opinião deles, e anote as ideias no quadro para retomá-las na etapa de sistematização.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 34 minutos.
Orientações: Separe os alunos em três grupos. Entregue a cada grupo uma cópia do texto disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AhdyE68UmKw34C66nj6VRvuU3xEsQK5UsHpvwuTxCjUh7ShrtFr9Pzac3VmX/atividade-para-impressao-os-tsunamis-cie7-14tu04.pdf. Peça que façam a leitura do texto que servirá de apoio para o próximo procedimento.
Faça a gestão do tempo para que esta etapa não ultrapasse o tempo de cinco minutos. Em seguida, peça que um ou dois alunos de cada grupo abram em seus celulares o vídeo disponível no seguinte link: https://bit.ly/1jK9KoE e que o assistam sem o áudio entre 0:35 e 3:14.
Na sequência, peça que, em seus cadernos, os alunos criem um texto narrativo para o vídeo exibido lendo para a classe os seus trabalhos finais. Outra opção seria os alunos gravarem os textos, em áudio, no seu celular para apresentá-los à turma. Faça a gestão do tempo e percorra a sala para sanar dúvidas e contribuir com ideias para os grupos. Esta etapa deve durar cerca de 22 minutos.
Caso não seja possível o uso dos celulares na escola, exiba no datashow o vídeo para os seus alunos. Se ainda assim não for possível utilizar este recurso, imprima uma reportagem sobre o Tsunami ocorrido no Japão em 2011 (Disponível em: https://abr.ai/2BU5mca) e leia-a para a classe, pedindo que façam uma sequência de desenhos com legendas, como em uma história em quadrinhos.