13528
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula - A dinâmica das Placas Tectônicas

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre a relação da movimentação das Placas Tectônicas com a transformação do relevo terrestre ao longo da história.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Henrique Boreli

 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Vídeo "Como se formam os terremotos", disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=PldlFA0YW_U. Cinco pratos fundos; cinco receitas de pasta de farinha (receita no link): <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CxJPk78xtxM9S4CQfVKMXHfd4KJRCEQf3zNhNRNbVHWuCUUmHnuDjGChUX6n/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-14tu01.pdf> ; 30 biscoitos do tipo água e sal, com formato quadrado ou retangular, um copo com água.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema para os alunos afirmando que nesta aula eles reconhecerão como as Placas Tectônicas transformam o relevo terrestre.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Exiba o vídeo a seguir no data show para a turma: https://bit.ly/2Mm5Ybt. Caso o professor não disponha deste recurso, imprima a transcrição das legendas do vídeo (disponível aqui: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yVXPXwBDkQKbGFQkpZKPHKF44TU6ugKVJGc3MuZzQFSfkM9EaXpPqf4a2K4t/atividade-para-impressao-transcricao-do-video-cie7-14tu01.pdf> e leia-a para seus alunos fazendo o uso de um mapa mundi como guia auxiliar.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Faça um contraponto com o vídeo exibido no slide anterior perguntando aos alunos se eles conseguem imaginar qual é a relação entre os tremores de terra e as placas tectônicas. É esperado que os alunos respondam que, conforme uma placa se choca com a outra, a terra "treme". Em seguida, faça a pergunta disparadora: como as placas tectônicas modelam a superfície terrestre? Anote os apontamentos dos alunos no quadro para utilizá-los na Sistematização.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Separe os alunos em cinco grupos. Distribua um prato fundo, a pasta de farinha e 6 biscoitos para cada grupo.

Entregue, para cada grupo, o texto para leitura (disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dJDKgtugA28TtctFzSpRjnSJYz4MGHhh2YjbV4X6NbdNdSMnVarHPRcPWwYm/atividade-para-impressao-texto-de-apoio-cie7-14tu01.pdf>).

Leia ou peça que os alunos leiam as instruções do slide (caso não seja possível projetar, imprima as instruções em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/szrv5muHf7yC6mCQxrG3Nm5v9crgnrqbNJeZHHG67tmkJfhmjFqHXu68nYex/atividade-para-impressao-instrucoes-da-atividade-cie7-14tu01.pdf>).

Em seguida, peça que os grupos leiam o texto e discutam suas impressões sobre ele. Faça o gerenciamento do tempo para que esta etapa não ultrapasse 8 minutos. Na sequência, peça que os alunos realizem uma simulação dos três movimentos entre as placas tectônicas citados no texto da seguinte forma: em (A), os alunos deverão colocar sobre a pasta de farinha dois biscoitos de água e sal e afastá-los; (B) os alunos deverão colocar dois biscoitos na pasta de farinha e empurrá-los um sobre o outro; (C) os alunos deverão colocar dois biscoitos sobre a pasta de farinha e deslizá-los paralelamente, porém, em direções opostas (um para a direita e outro para a esquerda ou, um para frente e outro para trás). Peça que todos os alunos desenhem ou escrevam os resultados observados em seus cadernos.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: Apresente o slide para os alunos (ou imprima o seu conteúdo em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wXAgMrJpSButvF8N3eHxrbNbYfH7a6tHF3u37AZWgc9BzuuK9NyWwbBsQJHw/atividade-para-impressao-sistematizacao-cie7-14tu01.pdf>).

Relacione as informações com o vídeo do contexto e faça uma síntese coletiva no quadro, pedindo para que os alunos comparem os seus conhecimentos com as informações da narradora, quando ela cita o exemplo do mar e da Islândia (movimentos divergentes), dos terremotos na Ásia - Nepal e Japão (movimentos convergentes com formação de cadeias de montanhas e tsunamis); e o encontro da placa San Andreas, na Califórnia - EUA (movimento transformante). Ao final, peça que todos copiem a síntese coletiva em seus cadernos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Vídeo "Como se formam os terremotos", disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=PldlFA0YW_U. Cinco pratos fundos; cinco receitas de pasta de farinha (receita no link): <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CxJPk78xtxM9S4CQfVKMXHfd4KJRCEQf3zNhNRNbVHWuCUUmHnuDjGChUX6n/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-14tu01.pdf> ; 30 biscoitos do tipo água e sal, com formato quadrado ou retangular, um copo com água.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema para os alunos afirmando que nesta aula eles reconhecerão como as Placas Tectônicas transformam o relevo terrestre.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Exiba o vídeo a seguir no data show para a turma: https://bit.ly/2Mm5Ybt. Caso o professor não disponha deste recurso, imprima a transcrição das legendas do vídeo (disponível aqui: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yVXPXwBDkQKbGFQkpZKPHKF44TU6ugKVJGc3MuZzQFSfkM9EaXpPqf4a2K4t/atividade-para-impressao-transcricao-do-video-cie7-14tu01.pdf> e leia-a para seus alunos fazendo o uso de um mapa mundi como guia auxiliar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Faça um contraponto com o vídeo exibido no slide anterior perguntando aos alunos se eles conseguem imaginar qual é a relação entre os tremores de terra e as placas tectônicas. É esperado que os alunos respondam que, conforme uma placa se choca com a outra, a terra "treme". Em seguida, faça a pergunta disparadora: como as placas tectônicas modelam a superfície terrestre? Anote os apontamentos dos alunos no quadro para utilizá-los na Sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Separe os alunos em cinco grupos. Distribua um prato fundo, a pasta de farinha e 6 biscoitos para cada grupo.

Entregue, para cada grupo, o texto para leitura (disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dJDKgtugA28TtctFzSpRjnSJYz4MGHhh2YjbV4X6NbdNdSMnVarHPRcPWwYm/atividade-para-impressao-texto-de-apoio-cie7-14tu01.pdf>).

Leia ou peça que os alunos leiam as instruções do slide (caso não seja possível projetar, imprima as instruções em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/szrv5muHf7yC6mCQxrG3Nm5v9crgnrqbNJeZHHG67tmkJfhmjFqHXu68nYex/atividade-para-impressao-instrucoes-da-atividade-cie7-14tu01.pdf>).

Em seguida, peça que os grupos leiam o texto e discutam suas impressões sobre ele. Faça o gerenciamento do tempo para que esta etapa não ultrapasse 8 minutos. Na sequência, peça que os alunos realizem uma simulação dos três movimentos entre as placas tectônicas citados no texto da seguinte forma: em (A), os alunos deverão colocar sobre a pasta de farinha dois biscoitos de água e sal e afastá-los; (B) os alunos deverão colocar dois biscoitos na pasta de farinha e empurrá-los um sobre o outro; (C) os alunos deverão colocar dois biscoitos sobre a pasta de farinha e deslizá-los paralelamente, porém, em direções opostas (um para a direita e outro para a esquerda ou, um para frente e outro para trás). Peça que todos os alunos desenhem ou escrevam os resultados observados em seus cadernos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: Apresente o slide para os alunos (ou imprima o seu conteúdo em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wXAgMrJpSButvF8N3eHxrbNbYfH7a6tHF3u37AZWgc9BzuuK9NyWwbBsQJHw/atividade-para-impressao-sistematizacao-cie7-14tu01.pdf>).

Relacione as informações com o vídeo do contexto e faça uma síntese coletiva no quadro, pedindo para que os alunos comparem os seus conhecimentos com as informações da narradora, quando ela cita o exemplo do mar e da Islândia (movimentos divergentes), dos terremotos na Ásia - Nepal e Japão (movimentos convergentes com formação de cadeias de montanhas e tsunamis); e o encontro da placa San Andreas, na Califórnia - EUA (movimento transformante). Ao final, peça que todos copiem a síntese coletiva em seus cadernos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano