Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar o repertório de conhecimentos em relação à leitura e à escrita de palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV.
Materiais necessários: quadro, piloto, cópia da atividade (clique aqui), lápis, borracha, pen drive com a apresentação dos slides e data show.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos silábicos-alfabéticos ou recém-alfabéticos poderão ter dificuldades em relação à representação das sílabas CVC (consoante-vogal-consoante), CCV (consoante-consoante-vogal) e V (vogal). Isso porque creem que as sílabas precisam ter duas letras (princípio de quantidade) e que essas letras precisam necessariamente ter a seguinte ordem: uma consoante seguida de uma vogal (princípio de qualidade), o que provoca erros ortográficos como ‘secola’ (escola), ‘parato’ / ‘parto’ (prato), ‘bise’ (bis).
Referências sobre o assunto:
Estrutura Silábica do Glossário Ceale. Disponível em:< http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em: 29 de agosto de 2018.
MORAIS.;A.G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos,2012.
LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, Artur G.; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C,; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema alfabético de escrita. Belo Horizonte:Autêntica, 2005. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf>. Acesso em: 28 de agosto de 2018.
BRANDÃO, Ana Carolina P.; FERREIRA, Andréa Tereza Brito; MORAIS, Artur Gomes; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; LEAL, Telma Ferraz. Jogos de alfabetização. Brasília: Ministério da Educação,2010. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec_ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf>. Acesso em: 28 de agosto de 2018.
CURVELO, Cristina Soraia de Souza; MEIRELES, Elisabet de Sousa; CORREA, Jane. O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca. Psicol. Reflex. Crit., vol.11 n.3 Porto Alegre, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300007>. Acesso em 02 de setembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema desta aula e explique aos alunos que eles irão pensar um pouco sobre as possibilidades de formações silábicas.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Inicie a aula escrevendo no quadro algumas escritas de uma mesma palavra para que os alunos identifiquem a escrita correta. Explique aos alunos que em uma atividade realizada em sala de aula, encontrou escritas diferentes para a mesma palavra.
- Apresente aos alunos uma palavra por vez, com composições de sílabas diferentes e escrita de diferentes formas, por exemplo, COBRA, FORMIGA, URUBU.
- Escreva no quadro a palavra com a escrita convencional e com as escritas contendo inversões ou omissões de letras (de acordo com a hipótese silábica-alfabética e/ou recém alfabética). Desse modo, você pode escrever: COBA - COBRA - COBAR - CORBA; FOMIGA - FORMIH - FORMIGA - FOMIRGA; URUBU - ARUBU - RURUBU - URUB.
- Solicite que os alunos leiam as palavras do quadro em voz alta e questione-os: qual é a escrita correta da palavra COBRA? Ao identificarem a escrita correta, peça que justifiquem o porquê de as outras palavras não serem aceitas como corretas. Aproveite este momento para chamar atenção dos alunos para a composição das sílabas, por exemplo, a sílaba “BRA” não é formada apenas por uma consoante e uma vogal (como na alternativa COBA), e que pelo som é possível identificar que termina com uma vogal (não podendo ser representada como na alternativa COBAR). Pronuncie a palavra e chame a atenção para a sílaba forte BRA, descartando a alternativa CORBA. Qual é a escrita correta da palavra FORMIGA? Ao identificarem a escrita correta, peça que justifiquem o porquê de as outras palavras não serem aceitas como corretas. Chame atenção dos alunos para a composição das sílabas, por exemplo, a sílaba “FOR” não é formada apenas por uma consoante e uma vogal (como na alternativa FOMIGA), e que pelo som é possível identificar que termina com uma vogal (não podendo ser representada como na alternativa FORMIH). Pronuncie a palavra e chame a atenção para a sílaba forte FOR, solicitando que os alunos identifiquem quais letras compõem a sílaba “MI”, descartando a alternativa FOMIRGA. Qual é a escrita correta da palavra URUBU? Ao identificarem a escrita correta, peça que justifiquem o porquê de as outras palavras não serem aceitas como corretas. Chame atenção dos alunos para a composição das sílabas, por exemplo, a sílaba “U” não é formada por uma consoante e uma vogal (como na alternativa RURUBU), e que pelo som é possível identificar que termina com uma vogal (não podendo ser representada como na alternativa URUB). Chame a atenção para a letra inicial da palavra, mostrando que pelo som é possível perceber que se trata da vogal U, portanto não pode ser a alternativa ARUBU.
- Ao fazer essa análise junto com os alunos, circule as palavras corretas.
- Chame a atenção dos alunos para as diferentes formações silábicas presentes nestas palavras, mostrando as sílabas CV, V, CCV, CVC.
- Organize os alunos em duplas, compondo-as de acordo com diferentes níveis de conhecimento sobre a escrita, para que possam trocar experiências, ajudando um ao outro.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Entregue para cada dupla uma atividade com imagens como, por exemplo, imagens de animais, de frutas, etc. e tracinhos, representando a quantidade de letras do nome dos animais, frutas ou outros, para que os alunos possam refletir sobre quais seriam as letras necessárias para a escrita daquela palavra. A presença dos tracinhos, determinando a quantidade de letras, poderá causar conflito na hipótese de alunos que utilizam sempre duas letras para cada sílaba, pois pode ser que escrevam de acordo com o que acreditam e ainda sobrem tracinhos.
- Escolha palavras com diferentes formações silábicas (CV, V, CVC, CCV), de modo que os alunos possam perceber que as sílabas nem sempre precisam ter duas letras (princípio de quantidade) e que essas letras não precisam necessariamente ter a seguinte ordem: uma consoante seguida de uma vogal (princípio de qualidade).
- Circule pela sala, observando as duplas durante a atividade e esclareça as dúvidas, se houver.
- Faça intervenções quando alguma dupla estiver em conflito, sem conseguir identificar a letra que está faltando para completar todos os tracinhos, ou seja, deixando tracinhos em branco ou se tiverem uma quantidade maior de letras do que de tracinhos. Nesses casos, o professor pode fazer a leitura da palavra junto com os alunos e solicitar que eles atentem para o som das letras.
- Avalie o desempenho das crianças durante a atividade e faça anotações que possam te ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança e descobrir quais os agrupamentos que trabalharam bem em parceria e quais agrupamentos precisarão ser reorganizados em outras aulas/atividades.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar uma sugestão de atividade com o nome dos animais.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para cada dupla uma atividade com imagens como, por exemplo, imagens de animais, de frutas, etc. e tracinhos, representando a quantidade de letras do nome dos animais, frutas ou outros, para que os alunos possam refletir sobre quais seriam as letras necessárias para a escrita daquela palavra. A presença dos tracinhos, determinando a quantidade de letras, poderá causar conflito na hipótese de alunos que utilizam sempre duas letras para cada sílaba, pois pode ser que escrevam de acordo com o que acreditam e ainda sobrem tracinhos.
- Escolha palavras com diferentes formações silábicas (CV, V, CVC, CCV), de modo que os alunos possam perceber que as sílabas nem sempre precisam ter duas letras (princípio de quantidade) e que essas letras não precisam necessariamente ter a seguinte ordem: uma consoante seguida de uma vogal (princípio de qualidade).
- Circule pela sala, observando as duplas durante a atividade e esclareça as dúvidas, se houver.
- Faça intervenções quando alguma dupla estiver em conflito, sem conseguir identificar a letra que está faltando para completar todos os tracinhos, ou seja, deixando tracinhos em branco ou se tiverem uma quantidade maior de letras do que de tracinhos. Nesses casos, o professor pode fazer a leitura da palavra junto com os alunos e solicitar que eles atentem para o som das letras.
- Avalie o desempenho das crianças durante a atividade e faça anotações que possam te ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança e descobrir quais os agrupamentos que trabalharam bem em parceria e quais agrupamentos precisarão ser reorganizados em outras aulas/atividades.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar uma sugestão de atividade com o nome dos animais.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para cada dupla uma atividade com imagens como, por exemplo, imagens de animais, de frutas, etc. e tracinhos, representando a quantidade de letras do nome dos animais, frutas ou outros, para que os alunos possam refletir sobre quais seriam as letras necessárias para a escrita daquela palavra. A presença dos tracinhos, determinando a quantidade de letras, poderá causar conflito na hipótese de alunos que utilizam sempre duas letras para cada sílaba, pois pode ser que escrevam de acordo com o que acreditam e ainda sobrem tracinhos.
- Escolha palavras com diferentes formações silábicas (CV, V, CVC, CCV), de modo que os alunos possam perceber que as sílabas nem sempre precisam ter duas letras (princípio de quantidade) e que essas letras não precisam necessariamente ter a seguinte ordem: uma consoante seguida de uma vogal (princípio de qualidade).
- Circule pela sala, observando as duplas durante a atividade e esclareça as dúvidas, se houver.
- Faça intervenções quando alguma dupla estiver em conflito, sem conseguir identificar a letra que está faltando para completar todos os tracinhos, ou seja, deixando tracinhos em branco ou se tiverem uma quantidade maior de letras do que de tracinhos. Nesses casos, o professor pode fazer a leitura da palavra junto com os alunos e solicitar que eles atentem para o som das letras.
- Avalie o desempenho das crianças durante a atividade e faça anotações que possam te ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança e descobrir quais os agrupamentos que trabalharam bem em parceria e quais agrupamentos precisarão ser reorganizados em outras aulas/atividades.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar uma sugestão de atividade com o nome dos animais.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para cada dupla uma atividade com imagens como, por exemplo, imagens de animais, de frutas, etc. e tracinhos, representando a quantidade de letras do nome dos animais, frutas ou outros, para que os alunos possam refletir sobre quais seriam as letras necessárias para a escrita daquela palavra. A presença dos tracinhos, determinando a quantidade de letras, poderá causar conflito na hipótese de alunos que utilizam sempre duas letras para cada sílaba, pois pode ser que escrevam de acordo com o que acreditam e ainda sobrem tracinhos.
- Escolha palavras com diferentes formações silábicas (CV, V, CVC, CCV), de modo que os alunos possam perceber que as sílabas nem sempre precisam ter duas letras (princípio de quantidade) e que essas letras não precisam necessariamente ter a seguinte ordem: uma consoante seguida de uma vogal (princípio de qualidade).
- Circule pela sala, observando as duplas durante a atividade e esclareça as dúvidas, se houver.
- Faça intervenções quando alguma dupla estiver em conflito, sem conseguir identificar a letra que está faltando para completar todos os tracinhos, ou seja, deixando tracinhos em branco ou se tiverem uma quantidade maior de letras do que de tracinhos. Nesses casos, o professor pode fazer a leitura da palavra junto com os alunos e solicitar que eles atentem para o som das letras.
- Avalie o desempenho das crianças durante a atividade e faça anotações que possam te ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança e descobrir quais os agrupamentos que trabalharam bem em parceria e quais agrupamentos precisarão ser reorganizados em outras aulas/atividades.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar uma sugestão de atividade com o nome dos animais.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos observem os nomes que escreveram na atividade e os questione: as vogais e as consoantes aparecem na mesma ordem nas palavras? Espera-se que os alunos indiquem que há palavras diferentes em que aparecem sílabas CV, CVC, CCV, V. Caso não indiquem, chame atenção para estas questões.
- Solicite que alguns alunos apresentem exemplos de palavras com diferentes formações silábicas, colocando-as no quadro para que os alunos em processo de alfabetização possam ter mais uma oportunidade de se familiarizar com a escrita de diferentes sílabas. Nesse caso, os alunos devem utilizar as próprias palavras que escreveram na atividade.
- Questione os alunos sobre os casos que tiveram mais dúvidas/dificuldades na hora da escrita. Espera-se que os alunos que ainda não estão alfabetizados sinalizem que tiveram mais dúvidas/dificuldades para escrever as palavras com sílabas não canônicas.
- Chame a atenção para as sílabas CV, V, CCV e CVC nos exemplos apresentados pelos alunos e explique que todas as sílabas em português possuem vogais, ou seja, não existem sílabas na Língua Portuguesa formadas apenas por consoantes.