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Plano de aula - Leitura de palavras com Jogo da memória

POR: Anna Kelly Real Scarfoni Carvalho 24/11/2018
Código: LPO1_04ATS03

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para o 1º ano do Fundamental sobre associar palavras com imagens

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a reflexão da escrita convencional, da leitura de palavras a partir do jogo da memória dos personagens das histórias em quadrinhos conhecidos pelos alunos, onde o professor mediará a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de leitura e escrita

Materiais necessários: Fichas com escritas e imagens para serem impressas.

Dificuldades antecipadas: Encontraremos alunos em diferentes níveis de fluência leitora e também em diferentes hipóteses de escrita.

Desta forma, os alunos na hipótese pré-silábica, que ainda não relacionam a escrita com a fala, e os alunos na hipótese silábica, que utilizam uma letra para cada sílaba, podem ou não atribuir valor sonoro à letra e assim poderão apresentar dificuldades diante da referida atividade. Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som e realizar leitura.

Referências sobre o assunto:

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Relate para a turma qual é a proposta da aula do dia.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Antes da aula, imprima as cartas do Jogo da Memória de acordo com a quantidade de duplas que serão formadas, disponível no material complementar.
  • Leia as regras do jogo e tente antecipar como ele funciona. Prepare-se para as dúvidas das crianças.
  • Convide as crianças a jogarem o Jogo da Memória e divida a turma em duplas.
  • Organize as peças suficientes para que todos possam jogar (um conjunto para cada dupla).
  • Num envelope, distribua as cartas do jogo.
  • Antes de iniciar o jogo, mostre as cartas para os alunos e explore o conteúdo delas: há um grupo de fichas com imagens dos personagens da Turma da Mônica, em outro grupo de fichas há palavras escritas nomes dos personagens. Há 24 fichas com imagens e 24 fichas com os nomes dos personagens.
  • Leia o objetivo do jogo: juntar o maior número de pares de fichas (imagem/palavra). Explique que, nesse jogo, se forma um par quando se tem uma ficha com imagem do personagem e outra ficha com a palavra correspondente ao nome do personagem.
  • Leia as regras e forneça as explicações necessárias sobre como jogar. As regras são:
  • Distribua todas as cartas viradas para baixo sobre a mesa embaralhada. Peça que decidam a ordem de jogar.
  • Oriente os alunos para que, cada um na sua vez, desvire duas cartas. Se as cartas forem a imagem do personagem e o nome escrito corresponder ao personagem, forma-se um par e as cartas ficarão com o jogador que acertou. Se as cartas viradas forem diferentes e uma não corresponder com a outra, não se forma par. O aluno deixa as cartas viradas no mesmo lugar e passa a vez para o próximo jogador.
  • O jogo prossegue até que todas as cartas da mesa tenham sido recolhidas. Vence quem formar o maior número de pares.
  • Atenção professor: Você pode fazer o jogo uma vez com um dos grupos e todos os outros assistindo para treinarem e tirarem dúvidas.

Material complementar: Clique aqui para acessar as cartas do jogo da memória. Todas as fichas deverão ser recortadas antes de serem entregues aos alunos.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas de modo que se formem grupos produtivos, ou seja, que apresentam saberes acerca do sistema alfabético de escrita próximos, porém diferentes. Por exemplo: sugere-se a formação de grupos entre alunos pré-silábicos sem valor sonoro e com valor sonoro e os silábicos. E também os silábicos podem se agrupar com os silábicos-alfabéticos, que por sua vez também funcionam bem com os alfabéticos.
  • Decida com a turma quem vai distribuir as cartas e quem vai começar o jogo.
  • Acompanhe as duplas, observando se estão cumprindo as regras e se conseguem negociar e interagir adequadamente. Dê dicas para os alunos que estão com dificuldades na leitura das palavras. Exemplo: O aluno não consegue ler o nome do personagem PELEZINHO.

Pergunte: Com que letra começa essa palavra?

Que sílaba aparece primeiro nessa palavra?

Como podemos falar essa sílaba?

E depois que sílaba aparece?

Auxilie o aluno perceber o valor sonoro das letras\sílabas.

Volte com o aluno até a lista de personagens para que ele sinalize (demarque) a palavra.

  • Faça pelo menos duas rodadas para que aprendam as regras e interajam com a leitura das palavras.

Material complementar: Texto complementar para o professor sobre a importância do trabalho com duplas produtivas. Para acessar clique aqui .

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Ao final, organize uma roda de conversa. Pegue as cartas e, junto com as crianças, forme os pares (imagens e nomes dos personagens). Chame a atenção para as escritas dos nomes dos personagens, destacando oralmente através da leitura as letras iniciais, as sílabas iniciais, as sílabas mediais e sílabas finais das palavras, refletindo as relações entre a maneira de ler e de escrever.
  • Por fim, deixe a lista elaborada na aula anterior exposta em um lugar visível para que durante a conversa os alunos possam se remeter a ela a partir dos questionamentos:

O que foi difícil nessa experiência?

Apareceram todos os nomes dos personagens que estão em nossa lista?

O que foi mais fácil no jogo?

O que vocês descobriram em relação à escrita do nome dos personagens?

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a reflexão da escrita convencional, da leitura de palavras a partir do jogo da memória dos personagens das histórias em quadrinhos conhecidos pelos alunos, onde o professor mediará a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de leitura e escrita

Materiais necessários: Fichas com escritas e imagens para serem impressas.

Dificuldades antecipadas: Encontraremos alunos em diferentes níveis de fluência leitora e também em diferentes hipóteses de escrita.

Desta forma, os alunos na hipótese pré-silábica, que ainda não relacionam a escrita com a fala, e os alunos na hipótese silábica, que utilizam uma letra para cada sílaba, podem ou não atribuir valor sonoro à letra e assim poderão apresentar dificuldades diante da referida atividade. Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som e realizar leitura.

Referências sobre o assunto:

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Relate para a turma qual é a proposta da aula do dia.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Antes da aula, imprima as cartas do Jogo da Memória de acordo com a quantidade de duplas que serão formadas, disponível no material complementar.
  • Leia as regras do jogo e tente antecipar como ele funciona. Prepare-se para as dúvidas das crianças.
  • Convide as crianças a jogarem o Jogo da Memória e divida a turma em duplas.
  • Organize as peças suficientes para que todos possam jogar (um conjunto para cada dupla).
  • Num envelope, distribua as cartas do jogo.
  • Antes de iniciar o jogo, mostre as cartas para os alunos e explore o conteúdo delas: há um grupo de fichas com imagens dos personagens da Turma da Mônica, em outro grupo de fichas há palavras escritas nomes dos personagens. Há 24 fichas com imagens e 24 fichas com os nomes dos personagens.
  • Leia o objetivo do jogo: juntar o maior número de pares de fichas (imagem/palavra). Explique que, nesse jogo, se forma um par quando se tem uma ficha com imagem do personagem e outra ficha com a palavra correspondente ao nome do personagem.
  • Leia as regras e forneça as explicações necessárias sobre como jogar. As regras são:
  • Distribua todas as cartas viradas para baixo sobre a mesa embaralhada. Peça que decidam a ordem de jogar.
  • Oriente os alunos para que, cada um na sua vez, desvire duas cartas. Se as cartas forem a imagem do personagem e o nome escrito corresponder ao personagem, forma-se um par e as cartas ficarão com o jogador que acertou. Se as cartas viradas forem diferentes e uma não corresponder com a outra, não se forma par. O aluno deixa as cartas viradas no mesmo lugar e passa a vez para o próximo jogador.
  • O jogo prossegue até que todas as cartas da mesa tenham sido recolhidas. Vence quem formar o maior número de pares.
  • Atenção professor: Você pode fazer o jogo uma vez com um dos grupos e todos os outros assistindo para treinarem e tirarem dúvidas.

Material complementar: Clique aqui para acessar as cartas do jogo da memória. Todas as fichas deverão ser recortadas antes de serem entregues aos alunos.

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas de modo que se formem grupos produtivos, ou seja, que apresentam saberes acerca do sistema alfabético de escrita próximos, porém diferentes. Por exemplo: sugere-se a formação de grupos entre alunos pré-silábicos sem valor sonoro e com valor sonoro e os silábicos. E também os silábicos podem se agrupar com os silábicos-alfabéticos, que por sua vez também funcionam bem com os alfabéticos.
  • Decida com a turma quem vai distribuir as cartas e quem vai começar o jogo.
  • Acompanhe as duplas, observando se estão cumprindo as regras e se conseguem negociar e interagir adequadamente. Dê dicas para os alunos que estão com dificuldades na leitura das palavras. Exemplo: O aluno não consegue ler o nome do personagem PELEZINHO.

Pergunte: Com que letra começa essa palavra?

Que sílaba aparece primeiro nessa palavra?

Como podemos falar essa sílaba?

E depois que sílaba aparece?

Auxilie o aluno perceber o valor sonoro das letras\sílabas.

Volte com o aluno até a lista de personagens para que ele sinalize (demarque) a palavra.

  • Faça pelo menos duas rodadas para que aprendam as regras e interajam com a leitura das palavras.

Material complementar: Texto complementar para o professor sobre a importância do trabalho com duplas produtivas. Para acessar clique aqui .

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Ao final, organize uma roda de conversa. Pegue as cartas e, junto com as crianças, forme os pares (imagens e nomes dos personagens). Chame a atenção para as escritas dos nomes dos personagens, destacando oralmente através da leitura as letras iniciais, as sílabas iniciais, as sílabas mediais e sílabas finais das palavras, refletindo as relações entre a maneira de ler e de escrever.
  • Por fim, deixe a lista elaborada na aula anterior exposta em um lugar visível para que durante a conversa os alunos possam se remeter a ela a partir dos questionamentos:

O que foi difícil nessa experiência?

Apareceram todos os nomes dos personagens que estão em nossa lista?

O que foi mais fácil no jogo?

O que vocês descobriram em relação à escrita do nome dos personagens?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Anna Kelly Carvalho 
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Ramos

Título da aula: Leitura de palavras com Jogo da memória

Finalidade da aula: Promover a associação da figura com a palavra escrita. Proporcionar reflexões acerca do Sistema de Escrita Alfabética na análise e reconhecimento da escrita convencional das palavras.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético / Correspondência fonema-grafema

Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP02 EF01LP03 EF01LP05 EFO1LP07

Sobre esta aula: Esta é aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica.  A finalidade desse conjunto de planos é a reflexão da escrita convencional, da leitura de palavras a partir do jogo da memória dos personagens das histórias em quadrinhos conhecidos pelos alunos, onde o professor mediará a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de leitura e escrita

Materiais necessários: Fichas com escritas e imagens para serem impressas.

Dificuldades antecipadas: Encontraremos  alunos em diferentes níveis de fluência leitora e também em diferentes hipóteses de escrita.
Desta forma, os alunos na hipótese pré-silábica, que ainda não relacionam a escrita com a fala, e os alunos na hipótese silábica, que utilizam uma letra para cada sílaba, podem ou não atribuir valor sonoro à letra e assim poderão apresentar dificuldades diante da referida atividade. Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som e realizar leitura.

Referências sobre o assunto:

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989.


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