Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Anna Kelly Carvalho
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Leitura de palavras com Jogo da memória
Finalidade da aula: Promover a associação da figura com a palavra escrita. Proporcionar reflexões acerca do Sistema de Escrita Alfabética na análise e reconhecimento da escrita convencional das palavras.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético / Correspondência fonema-grafema
Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP02 EF01LP03 EF01LP05 EFO1LP07
Sobre esta aula: Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a reflexão da escrita convencional, da leitura de palavras a partir do jogo da memória dos personagens das histórias em quadrinhos conhecidos pelos alunos, onde o professor mediará a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de leitura e escrita
Materiais necessários: Fichas com escritas e imagens para serem impressas.
Dificuldades antecipadas: Encontraremos alunos em diferentes níveis de fluência leitora e também em diferentes hipóteses de escrita.
Desta forma, os alunos na hipótese pré-silábica, que ainda não relacionam a escrita com a fala, e os alunos na hipótese silábica, que utilizam uma letra para cada sílaba, podem ou não atribuir valor sonoro à letra e assim poderão apresentar dificuldades diante da referida atividade. Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som e realizar leitura.
Referências sobre o assunto:
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989.