Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a reflexão da escrita convencional, da leitura de palavras a partir do jogo da memória dos personagens das histórias em quadrinhos conhecidos pelos alunos, onde o professor mediará a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de leitura e escrita
Materiais necessários: Fichas com escritas e imagens para serem impressas.
Dificuldades antecipadas: Encontraremos alunos em diferentes níveis de fluência leitora e também em diferentes hipóteses de escrita.
Desta forma, os alunos na hipótese pré-silábica, que ainda não relacionam a escrita com a fala, e os alunos na hipótese silábica, que utilizam uma letra para cada sílaba, podem ou não atribuir valor sonoro à letra e assim poderão apresentar dificuldades diante da referida atividade. Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som e realizar leitura.
Referências sobre o assunto:
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Relate para a turma qual é a proposta da aula do dia.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Antes da aula, imprima as cartas do Jogo da Memória de acordo com a quantidade de duplas que serão formadas, disponível no material complementar.
- Leia as regras do jogo e tente antecipar como ele funciona. Prepare-se para as dúvidas das crianças.
- Convide as crianças a jogarem o Jogo da Memória e divida a turma em duplas.
- Organize as peças suficientes para que todos possam jogar (um conjunto para cada dupla).
- Num envelope, distribua as cartas do jogo.
- Antes de iniciar o jogo, mostre as cartas para os alunos e explore o conteúdo delas: há um grupo de fichas com imagens dos personagens da Turma da Mônica, em outro grupo de fichas há palavras escritas nomes dos personagens. Há 24 fichas com imagens e 24 fichas com os nomes dos personagens.
- Leia o objetivo do jogo: juntar o maior número de pares de fichas (imagem/palavra). Explique que, nesse jogo, se forma um par quando se tem uma ficha com imagem do personagem e outra ficha com a palavra correspondente ao nome do personagem.
- Leia as regras e forneça as explicações necessárias sobre como jogar. As regras são:
- Distribua todas as cartas viradas para baixo sobre a mesa embaralhada. Peça que decidam a ordem de jogar.
- Oriente os alunos para que, cada um na sua vez, desvire duas cartas. Se as cartas forem a imagem do personagem e o nome escrito corresponder ao personagem, forma-se um par e as cartas ficarão com o jogador que acertou. Se as cartas viradas forem diferentes e uma não corresponder com a outra, não se forma par. O aluno deixa as cartas viradas no mesmo lugar e passa a vez para o próximo jogador.
- O jogo prossegue até que todas as cartas da mesa tenham sido recolhidas. Vence quem formar o maior número de pares.
- Atenção professor: Você pode fazer o jogo uma vez com um dos grupos e todos os outros assistindo para treinarem e tirarem dúvidas.
Material complementar: Clique aqui para acessar as cartas do jogo da memória. Todas as fichas deverão ser recortadas antes de serem entregues aos alunos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas de modo que se formem grupos produtivos, ou seja, que apresentam saberes acerca do sistema alfabético de escrita próximos, porém diferentes. Por exemplo: sugere-se a formação de grupos entre alunos pré-silábicos sem valor sonoro e com valor sonoro e os silábicos. E também os silábicos podem se agrupar com os silábicos-alfabéticos, que por sua vez também funcionam bem com os alfabéticos.
- Decida com a turma quem vai distribuir as cartas e quem vai começar o jogo.
- Acompanhe as duplas, observando se estão cumprindo as regras e se conseguem negociar e interagir adequadamente. Dê dicas para os alunos que estão com dificuldades na leitura das palavras. Exemplo: O aluno não consegue ler o nome do personagem PELEZINHO.
Pergunte: Com que letra começa essa palavra?
Que sílaba aparece primeiro nessa palavra?
Como podemos falar essa sílaba?
E depois que sílaba aparece?
Auxilie o aluno perceber o valor sonoro das letras\sílabas.
Volte com o aluno até a lista de personagens para que ele sinalize (demarque) a palavra.
- Faça pelo menos duas rodadas para que aprendam as regras e interajam com a leitura das palavras.
Material complementar: Texto complementar para o professor sobre a importância do trabalho com duplas produtivas. Para acessar clique aqui .
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Ao final, organize uma roda de conversa. Pegue as cartas e, junto com as crianças, forme os pares (imagens e nomes dos personagens). Chame a atenção para as escritas dos nomes dos personagens, destacando oralmente através da leitura as letras iniciais, as sílabas iniciais, as sílabas mediais e sílabas finais das palavras, refletindo as relações entre a maneira de ler e de escrever.
- Por fim, deixe a lista elaborada na aula anterior exposta em um lugar visível para que durante a conversa os alunos possam se remeter a ela a partir dos questionamentos:
O que foi difícil nessa experiência?
Apareceram todos os nomes dos personagens que estão em nossa lista?
O que foi mais fácil no jogo?
O que vocês descobriram em relação à escrita do nome dos personagens?