13316
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Banho nas bonecas

Na área externa, as crianças vão se divertir brincando de dar banho nas bonecas.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Sandra Bonotto

O que fazer antes?

Materiais:

Bonecas, garrafas plásticas para que as crianças possam encher com água das torneiras, bacias grandes e pequenas, banheiras de brinquedo, sabonete, xampu, toalhas pequenas ou panos.

Espaços:

Realize a atividade preferencialmente na área externa, devido à utilização de água. A proposta se inicia em uma roda com o grande grupo e posteriormente, as crianças se organizam em pares, trios ou pequenos grupos para dar banho nas bonecas. Organize o material previamente, de forma que elas possam ter os espaços para brincar delimitados, assim, todos podem brincar ao mesmo tempo.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora, levando em conta o tempo de organização da brincadeira, do banho das bonecas e de uma posterior socialização da experiência em grupo.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças interagem ao compartilhar os cuidados com a boneca? Elas se organizam para dividir as tarefas ou há conflitos referentes ao compartilhamento dos materiais?

2. Quais atitudes, valores e práticas de cuidados as crianças demonstram com as bonecas e na conversa sobre esta experiência?

3. Quais são as formas de interação com os brinquedos e quais os interesses manifestados durante a brincadeira? As crianças observam e imitam umas às outras nas interações?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço de forma que todos possam participar, valorizando as diferentes ações das crianças, dando o banho, organizando o espaço ou os materiais etc. Convide todos para participar, mas respeite aqueles que não quiserem se envolver na situação, perguntando como gostariam de participar da brincadeira nesse momento. Pode ocorrer, por exemplo, que a criança não queira dar banho em uma boneca, mas aproveitar-se desta experiência com a água de alguma outra forma, como lavar algum outro brinquedo da sala ou experimentar outras possibilidades de exploração.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Reúna as crianças no grande grupo e conte a elas que você descobriu um problema e que precisa da ajuda delas para resolvê-lo! Conte que você foi organizar os brinquedos e que se deparou com um boneca que estava muito suja. Mostre a boneca para as crianças, e entregue na mão de uma delas dizendo para que possam ir passando para ver como ela está. Comente que quando olhou as demais bonecas, todas estavam assim. Escute e observe as reações e falas das crianças e interaja a partir delas, valorizando ideias e opiniões, garantindo que possam se comunicar e conversar a partir do que estão trazendo.

Possíveis falas do professor neste momento: Vejam só crianças! As bonecas ficaram sujas depois de brincarmos com elas… E agora? O que podemos fazer?


2

Caso a proposta de dar um banho nas bonecas apareça, conte que você teve a mesma ideia! Caso não apareça, pergunte às crianças o que acham que poderia ser feito para limpar as bonecas.


3

Organizem juntos os materiais que serão utilizados na brincadeira. Como vocês irão utilizar água, convide as crianças para dar o banho em alguma área externa da escola, onde possam brincar sem preocupações. Possibilite uma quantidade de bacias ou banheiras para que as crianças possam se organizar em pequenos grupos. Providencie bonecas suficientes para que a turma possa trabalhar em grupos, ou seja, não será necessário uma por criança.

Possíveis falas do professor neste momento: Do que iremos precisar para dar banho nas nossas bonecas? O que nós costumamos usar para tomar banho? Vocês perceberam que não temos uma boneca para cada um? Como podemos fazer para que todos possam participar da brincadeira?


4

Observe atentamente o que as crianças fazem: gestos, expressões e iniciativas de interação. Apoie suas ações e procure reagir sempre a partir das ações delas, evitando ao máximo se antecipar dirigir as iniciativas.Todos precisam ter a chance de se relacionar com os amigos, de observar, imitar e se divertir. Aproveite o momento para registrar por escrito, por meio de fotos ou de vídeos as explorações e interações que estão acontecendo.


5

Depois de um tempo que as crianças estão brincando entre si, você pode se oferecer para brincar junto com elas. Nesse contexto, busque atuar a partir dos personagens que elas lhe determinam e aproveite para realizar ações que possam contribuir com a ampliação do seu repertório na brincadeira e também com as possibilidades de conexões entre suas iniciativas. Por exemplo, finja que você, acidentalmente, deixou cair xampu nos olhos da boneca e peça a ajuda de alguma criança próxima para limpar, comentando que esse é um cuidado que sempre devemos ter na hora do banho.

Possíveis falas do professor neste momento: Meu bebê está chorando porque derrubei xampu nos olhos dele! Você poderia me ajudar a enxaguar? Por favor coloque um pouquinho de água e vamos secar com uma toalhinha. Já aconteceu com você de cair xampu nos seus olhos?


6

Quando estiver chegando próximo do momento de finalizar a atividade ou, ao observar que as bonecas já estão quase todas limpas, fale para as crianças que em cinco minutos vocês irão começar a guardar os brinquedos e anuncie o que virá a seguir. Diga novamente em três minutos. Passados o tempo, comente que chegou o momento de todos organizarem os materiais no lugar indicado por você. Vocês podem encontrar um local ao sol em que podem deixar os materiais molhados para secar. Cante uma canção que marque com o grupo os momentos de arrumação. Uma sugestão é Nós vamos guardar, de Fabiana Goddoy. Valorize e encoraje a iniciativas das crianças.


Para finalizar:

Retorne à sala com as crianças e convide-as para uma nova roda. Dialogue com elas sobre se gostaram ou não desta experiência. Escute e deixe que elas conversem. Busque sempre falar a partir do que as crianças trazem, valorizando ideias e apoiando para que o grupo interaja a partir de uma conversa coletiva.

Desdobramentos

A partir da realização desta atividade, é possível se aproveitar da experiência para envolver a turma em uma nova conversa sobre o cuidado com os brinquedos que vocês utilizam. Vocês podem, por exemplo, realizar uma busca pelos brinquedos que estão necessitando de um cuidado maior, vivenciando outra proposta em que haja a ampliação dos objetos que serão lavados pelas crianças.

Caso em sua escola esteja previsto um horário de banho para as crianças, possibilite um outro momento de conversa, instigando-as a refletir sobre esse momento, como é realizado atualmente e quais mudanças elas sugerem para ele. Uma sugestão, caso não surja, é a de que os materiais de higiene pessoal estejam sempre dispostos em uma altura que permita a manipulação pelas crianças com autonomia, sem a necessidade do adulto para trazer as roupas ou o sabonete que será utilizado.

Engajando as famílias

Durante a brincadeira, é interessante fazer registros com fotos, sendo assim possível compartilhar a experiência com as famílias. Se em sua escola houver a possibilidade de colocá-las em um mural, aproveite-se dessa ferramenta, para que os pais possam inteirar-se da brincadeira. Caso não seja possível, elabore com as crianças um texto coletivo sobre a experiência que vivenciaram. Outra sugestão é ampliar o repertório das famílias, socializando algum texto informativo sobre a construção da autonomia das crianças também no momento do banho, como este aqui: http://www.criansaude.com.br/uncategorized/tema-autonomia-na-infancia/


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03CG05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03CG04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano