13199
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Desvendando os mistérios das viagens interestelares

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Desvendando os mistérios das viagens interestelares

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Denise Aparecida Chiconato

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
CIE9_16T&U10

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
     - Videochamadas: Zoom ou Hangout.
     - Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
     - Livro didático

Optativas: Caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça que os estudantes leiam o texto presente nos slides "Contexto" Proponha que eles levantem hipóteses e anotem sobre o desequilíbrio causado pela retirada de algum integrante desta teia. Peça que eles reflitam sobre a questão disparadora: Em que precisamos pensar antes de decolar em uma viagem interestelar?

Mão na massa
Divida a turma em 05 grupos.

Envie a atividade em word via whatsapp. Peça para que eles elaborem 4 fichas com informações importantes com estratégias para organizar a viagem interestelar.

  1. Ficha 1 - fatores interligados para a sobrevivência em uma floresta, como as trocas gasosas e a falta desses gases, de alimento e água que começará a ocorrer após o surgimento da barreira.
  2. Ficha 2 - levantar os efeitos da falta de oxigênio a curto e longo prazo.
  3. Ficha 3 - levantar os efeitos da falta de água a curto e longo prazo.
  4. Ficha 4 - discutir o apodrecimento dos alimentos pela passagem do tempo e falta de conservação.

Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunirem com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.

Marque a data com os representantes dos grupos e peça para eles enviarem a atividade.

Material de apoio:
https://www.nasa.gov/mission_pages/station/research/experiments/2131.html 
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160412_interestelar_np 

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma pelo Google Meet. Proponha uma conversa e relacione todos os fatores levantados pelos alunos, que permitem a existência e manutenção da vida, com uma viagem interestelar.

Use o Padlet, recurso digital, para as mostrar as fichas dos alunos

Tutorial Padlet https://youtu.be/ahrXd0Kqwso 
Tutorial Google Meet - https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200 

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE9_16T&U10

(EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano:

9º ano / Ciências / Terra e Universo

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas