13133
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Biomas e Ecossistemas

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Biomas e Ecossistemas

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Romualdo Ramon Martins de Queiroz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor (a), possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: texto disponível no material complementar, tabela disponível no material complementar, cola, tesoura e projetor de imagens.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula e explique aos alunos que eles irão analisar as definições de bioma e ecossistema e verificar a principal diferença entre os dois termos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente a imagem aos alunos e faça algumas perguntas: O que vocês conseguem observar nessa imagem? Em que ambiente a situação ocorre? Que seres vivos aparecem na ilustração? Não se preocupe em responder os questionamentos agora, apenas instigue os alunos e estimule-os a refletir sobre a imagem.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a pergunta para os alunos e deixe-os refletirem a respeito da questão e ficarem curiosos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: Divida a sala em 5 equipes. Depois, entregue para cada equipe seis situações que ajudam a diferenciar bioma de ecossistema e solicite que os alunos leiam. As situações encontram-se disponível no material complementar e neste link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R2fYbMDuBkUpCYQcH5u4jgmaPA5AeY2EBQYxqb4sUWb2f9rPnAB553heD2Rz/material-para-impressao-mao-na-massa-cie7-07ve09.pdf

Para seu conhecimento, nos textos 1 e 2 usamos situações ilustrativas para passar uma noção de conjunto, de sistema. Nas situações 3, 4 e 5, os sistemas do corpo humano com seus órgãos interagindo uns com os outros e desempenhando suas funções; a lagoa tendo seres vivos interagindo entre eles e elementos não vivos; a parte mais baixa de uma floresta com suas plantas características interagindo com os animais e com as condições ambientais e os animais interagindo com as plantas e outros animais. Esses exemplos podem ilustrar “ecossistemas”, já que eles acabam se unindo para formar um sistema que tem suas características próprias e os seres vivos interagindo com os outros e com o espaço onde vivem. A situação 6, por sua vez, se refere a um bioma, já que trata de uma região que tem suas características próprias de vegetação, clima e espécies endêmicas de animais e plantas. Em termos gerais, as seis situações abordam espaços ou sistemas em que os seres vivos acabam sendo parte indispensável no cenário e são adaptados às condições daquele lugar. Então, isso tem a ver com a relação entre bioma e ecossistema, mas o que é ecossistema? Qual a diferença entre bioma e ecossistema? Entregue a cada equipe uma tabela e palavras ilustrativas que deverão ser recortadas e coladas para preencher a tabela. A tabela e as palavras ilustrativas, disponível no material complementar. Solicite aos alunos que colem cada palavra na coluna da tabela que eles julgarem que podem ilustrar exemplos de ecossistema ou bioma.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente a imagem aos alunos e explique que ela representa um ecossistema numa lagoa e que os seres vivos estão se relacionando uns com os outros e com o meio onde vivem por meio de uma cadeia alimentar. Explique também que uma cadeia alimentar é composta de produtores (que produzem o próprio alimento), consumidores (que se alimentam de outros seres vivos) e decompositores (que decompõem os corpos dos seres vivos depois de mortos). Argumente que um bioma pode conter vários ecossistemas. Agora, retome a questão disparadora: qual a principal diferença entre bioma e ecossistema? Peça para cada equipe apresentar a diferença entre bioma e ecossistema. Ouça as respostas dos alunos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Apresente as definições de bioma e ecossistema para os alunos e peça que eles analisem e comparem com as falas deles no slide anterior sobre a diferença entre bioma e ecossistema. Agora, oriente aos alunos que retomem tabela preenchida no Mão na Massa, confiram suas respostas e socializem com a turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor (a), possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: texto disponível no material complementar, tabela disponível no material complementar, cola, tesoura e projetor de imagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula e explique aos alunos que eles irão analisar as definições de bioma e ecossistema e verificar a principal diferença entre os dois termos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente a imagem aos alunos e faça algumas perguntas: O que vocês conseguem observar nessa imagem? Em que ambiente a situação ocorre? Que seres vivos aparecem na ilustração? Não se preocupe em responder os questionamentos agora, apenas instigue os alunos e estimule-os a refletir sobre a imagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a pergunta para os alunos e deixe-os refletirem a respeito da questão e ficarem curiosos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: Divida a sala em 5 equipes. Depois, entregue para cada equipe seis situações que ajudam a diferenciar bioma de ecossistema e solicite que os alunos leiam. As situações encontram-se disponível no material complementar e neste link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R2fYbMDuBkUpCYQcH5u4jgmaPA5AeY2EBQYxqb4sUWb2f9rPnAB553heD2Rz/material-para-impressao-mao-na-massa-cie7-07ve09.pdf

Para seu conhecimento, nos textos 1 e 2 usamos situações ilustrativas para passar uma noção de conjunto, de sistema. Nas situações 3, 4 e 5, os sistemas do corpo humano com seus órgãos interagindo uns com os outros e desempenhando suas funções; a lagoa tendo seres vivos interagindo entre eles e elementos não vivos; a parte mais baixa de uma floresta com suas plantas características interagindo com os animais e com as condições ambientais e os animais interagindo com as plantas e outros animais. Esses exemplos podem ilustrar “ecossistemas”, já que eles acabam se unindo para formar um sistema que tem suas características próprias e os seres vivos interagindo com os outros e com o espaço onde vivem. A situação 6, por sua vez, se refere a um bioma, já que trata de uma região que tem suas características próprias de vegetação, clima e espécies endêmicas de animais e plantas. Em termos gerais, as seis situações abordam espaços ou sistemas em que os seres vivos acabam sendo parte indispensável no cenário e são adaptados às condições daquele lugar. Então, isso tem a ver com a relação entre bioma e ecossistema, mas o que é ecossistema? Qual a diferença entre bioma e ecossistema? Entregue a cada equipe uma tabela e palavras ilustrativas que deverão ser recortadas e coladas para preencher a tabela. A tabela e as palavras ilustrativas, disponível no material complementar. Solicite aos alunos que colem cada palavra na coluna da tabela que eles julgarem que podem ilustrar exemplos de ecossistema ou bioma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente a imagem aos alunos e explique que ela representa um ecossistema numa lagoa e que os seres vivos estão se relacionando uns com os outros e com o meio onde vivem por meio de uma cadeia alimentar. Explique também que uma cadeia alimentar é composta de produtores (que produzem o próprio alimento), consumidores (que se alimentam de outros seres vivos) e decompositores (que decompõem os corpos dos seres vivos depois de mortos). Argumente que um bioma pode conter vários ecossistemas. Agora, retome a questão disparadora: qual a principal diferença entre bioma e ecossistema? Peça para cada equipe apresentar a diferença entre bioma e ecossistema. Ouça as respostas dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Apresente as definições de bioma e ecossistema para os alunos e peça que eles analisem e comparem com as falas deles no slide anterior sobre a diferença entre bioma e ecossistema. Agora, oriente aos alunos que retomem tabela preenchida no Mão na Massa, confiram suas respostas e socializem com a turma.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano