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Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Ação decompositora do fungos e bactérias

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Ação decompositora do fungos e bactérias

Plano 02 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Cristina Muñoz Franco

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Trata-se de uma aula que tem a intenção de explorar a ação decompositora dos fungos e bactérias. Para um bom embasamento conceitual dos alunos, recomenda-se anteriormente realizar a atividade proposta no plano CIE4_5VE01 que introduz o conceito de fungos e bactérias. Com a intenção de desenvolver uma postura investigativa para a construção dos conhecimentos, estimule a curiosidade e a participação dos estudantes, favorecendo o protagonismo no processo de aprendizagem. Informe aos alunos que parte da aula envolve a observação de experimento, assim a observação atenta e os registros são essenciais para estabelecer as relações necessárias para a construção do conhecimento. Para saber mais sobre o tema da aula, acesse https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm

Materiais necessários para a aula: Para a construção e execução do experimento de decomposição: recipiente com terra, pedaços de frutas, verduras e legumes, copo descartável, plástico e lata; lupas e luvas descartáveis; recurso visual para projetar vídeo.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia para os alunos o título da aula e questione:

  • O que vocês sabem sobre os fungos?
  • E sobre as bactérias?

Relembre com os alunos alguns conceitos sobre esses microrganismos apresentados no plano CIE4_5VE01.

  • Alguém já ouviu falar em decomposição?
  • O que vocês acham que deve ser decomposição?

Fique atento pois a área do conhecimento da matemática também possui um conteúdo sobre decomposição, porém decomposição numérica. Evidencie com os alunos que, neste momento, não se trata da decomposição numérica, mas sim um conceito do campo da ciência. Deixe os alunos à vontade para responder a essas indagações iniciais, que preparam o raciocínio para o tema da aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Para dar início à contextualização, estabeleça um diálogo com os alunos a partir de algumas questões:

  • Todos nós conhecemos e já comemos algum tipo de fruta, verdura e legumes, não é mesmo? Qual a origem desse tipo de alimento?
  • Alguém já observou o que acontece com esses alimentos se forem deixados, ou esquecidos em algum lugar por algum tempo?

Apresente para os alunos um vídeo que mostra a transformação que ocorre em frutas e legumes com o passar dos dias. O vídeo está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ykBFTiYLwnU. Informe aos alunos que a produção desse vídeo durou 74 dias, no qual foi registrada uma foto a cada 40 minutos e montado o vídeo para demonstrar o processo. Depois da primeira execução do vídeo, passe novamente, mas dessa vez peça que os alunos assistam buscando respostas para algumas questões:

  • O que aconteceu com os alimentos?
  • Todos sofreram a transformação ao mesmo tempo?
  • O que ocasionou essa transformação?
  • Para onde vão essas partículas após essa transformação?
  • Perceberam que no final do vídeo aparece um ramo brotando? Por que isso aconteceu?
  • Algum fator poderia ter influenciado na velocidade dessa transformação?

Peça que um aluno seja o escriba no quadro das respostas dadas pelos alunos. Este é um importante momento de participação, incentive que os alunos pensem em diferentes possibilidades, não cercie nem corrija as ideias apresentadas pelos alunos. Outra possibilidade de vídeo que mostra a decomposição está disponível em https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/search/videos?query=fungos&includeLevelOne=true. Não havendo equipamento visual para utilização do vídeo, a alternativa é utilizar a história abaixo como contexto, mas antes de iniciar a contextualização e mostrar a imagem, pergunte aos alunos:

  • Alguém já comeu alguma fruta direto da árvore?

Se algum aluno responder afirmativamente, continue:

  • Onde foi? Qual era a fruta?
  • Haviam frutas caídas no chão? Como estavam?

Conte para os alunos a breve história de Lili:

Lili é uma menina esperta e observadora, presta atenção em tudo à sua volta. Todo final de semana, ela passeia no parque da cidade que possui muitas árvores. Ela adora brincar em um balanço que fica ao lado de um pessegueiro; enquanto balança ela observa tudo à sua volta. A menina percebeu que o pessegueiro estava carregado de pêssegos maduros, inclusive que alguns deles já haviam caído do pé e estavam no chão. Na semana seguinte, quando Lili voltou ao parque, enquanto balançava em seu brinquedo preferido observou o pessegueiro e percebeu um cenário diferente. A menina, curiosa e observadora desceu do balanço e foi até ele olhar bem de perto, percebeu que dos belos pêssegos que estavam no chão haviam dado lugar a pedaços menores da fruta e escuros, com diversas manchas e um aspecto muito nojento! Nesse mesmo momento, Lili pensou: “o que aconteceu com as frutas que estavam aqui?”

Evidencie para os alunos a indagação de Lili sobre as frutas e permita que os alunos levantem hipóteses sobre o que pode ter acontecido com as frutas que estavam caídas no chão.

Você pode acrescentar algumas perguntas como:

  • Será que essas frutas do chão já estavam maduras?
  • O que acontece com as frutas que caem das árvores e ninguém recolhe?
  • Sofrendo os efeitos do sol e da chuva, o que pode acontecer com essas frutas?
  • O que ocasionou essa transformação?
  • Para onde vão essas partículas após essa transformação?
  • Será que se essas frutas tivessem sido recolhidas e guardadas por alguma pessoa aconteceria o mesmo?

Peça que um aluno seja o escriba no quadro das respostas dadas pelos alunos. Este é um importante momento de participação, incentive que os alunos pensem em diferentes possibilidades, não cercie nem corrija as ideias apresentadas pelos alunos.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia para os alunos a Questão disparadora e indague os alunos:

  • Quem já ouviu esse termo decomposição? Em que situação foi utilizado?
  • Qual será a função da decomposição?
  • Será que a decomposição tem alguma importância para a manutenção da vida ou poderíamos viver sem?

Peça que um aluno seja o escriba no quadro das respostas dadas pelos alunos. Este é um importante momento de participação, incentive que os alunos pensem em diferentes possibilidades, não cercie nem corrija as ideias apresentadas pelos alunos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: O Mão na massa está dividido em duas etapas: análise de experimento e construção de composteira. Para a primeira etapa, reserve 20 minutos.

Você deve levar para observação dos alunos a situação final de um experimento construído com 10 dias de antecedência. Recomendamos que o experimento seja montado com antecedência, juntamente com os alunos para que compampanhem seu desenvolvimento fazendo observações e registros, sendo realizada a análises do resultado final durante esta aula. As observações podem ser diárias ou a cada dois dias, solicite que, nos registros, os alunos escrevam e desenhem o que observam de diferente nos elementos. Trata-se de um experimento para acompanhar a ação decompositora dos fungos e bactérias: em um recipiente com terra, coloque alguns elementos orgânicos (casca de banana, flores e folhas, pedaços de frutas, legumes e verdura, etc) e inorgânicos (copo plástico descartável, lata de alumínio, saco plástico, etc) e cubra com um pouco de terra. Deixe o recipiente em uma área externa - protegido do acesso de animais - mas que possa pegar sol e chuva, reproduzindo as condições naturais de temperatura e umidade durante 10 dias.

Distribua para os alunos luvas e lupas, para que possam tocar e perceber a consistência e observar a características dos elementos. Informe aos alunos que esses elementos ficaram dias tomando sol e chuva para observarmos o que aconteceu. Leve também para a sala exemplares íntegros dos elementos utilizados no experimento para que os alunos possam estabelecer comparação.

Faça indagações para que os alunos percebam algumas características a partir de comparações:

  • Qual a aparência dos elementos observados?
  • Eles estão do mesmo tamanho?
  • E as cores?
  • Tem algum odor diferente?
  • Qual a consistência?
  • O que são essas coisas que estão nos elementos do experimento? (fazendo referência aos microrganismos)
  • Para onde vai essa parte que diminuiu dos elementos?
  • Por que o plástico e o metal não sofreram nenhuma alteração?
  • Esse experimento tem alguma semelhança com o vídeo assistido no ínicio da aula?

Destaque com os alunos as diferenças entre o que aconteceu com os elementos orgânicos e inorgânicos durante o experimento. Evidencie as respostas dos alunos que indicam a ação dos fungos e bactérias e também o termo decomposição. Informe aos alunos que esse processo que aconteceu com os elementos chama-se decomposição, e é resultado da ação direta dos fungos e bactérias, na qual a matéria orgânica é degradada em partículas menores e em nutrientes. Retome algumas características dos fungos e bactérias que foram abordados no plano de aula CIE4_5VE01, evidenciando que entre as ações desses microrganismos, uma das mais importantes é a decomposição.

Essa decomposição depende de fatores como temperatura, umidade e oxigênio para ocorrer de maneira mais rápida ou lentamente. A decomposição de elementos orgânicos se dá pela ação dos fungos e bactérias. Já os elementos inorgânicos, como o plástico, por exemplo, não podem ser decompostos pois são substâncias que não são orgânicas e os microrganismos não são capazes de desenvolver enzimas para decomposição desses materiais. Para saber mais, acesse: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-o-plastico-demora-tanto-tempo-para-desaparecer-na-natureza/

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Indague aos alunos:

  • Para onde vão essas pequenas partículas nas quais se transformaram esses alimentos?

Resgate com os alunos alguns conhecimentos construídos nas atividades do plano CIE4_4VE03 e CIE4_4VE07 (disponíveis na plataforma da Nova Escola), retomando conceito sobre cadeia alimentar e fluxo da matéria. Todas essas pequenas partículas voltam para solo e ficam à disposição para a absorção de outros seres vivos, e esse fator é muito importante para o equilíbrio dinâmico do ecossistema, como o ciclo da matéria.

  • Qual a importância da ação decompositora dos fungos e bactérias no equilíbrio ecológico?

Verifique através das respostas dos alunos se eles conseguem fazer conexão entre decomposição e retorno de nutrientes ao solo para que seja utilizados por outros seres vivos.

Pergunte aos alunos:

  • De que forma podemos auxiliar nesse processo de equilíbrio ecológico ligado à ação dos fungos e bactérias?

Apresente para os alunos a ideia de favorecer que os restos orgânicos de nosso lixo, ao invés de serem levados para aterros sanitários e lixões, possam ser transformados em adubo orgânico e utilizados no cultivo de plantas (horta, flores, jardim, etc) através da compostagem.

Proponha para a sala construir uma composteira para reaproveitar as folhas, os restos de frutas, verduras e legumes gerados na cozinha da escola, favorecendo a decomposição e o equilíbrio ecológico de forma que os nutrientes que se encontravam presentes no organismo morto sejam libertados para o meio, servindo para outros os transformarem em energia.

Algumas ideias para construção de composteira podem ser encontradas em: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2018/02/o-que-e-compostagem-e-como-faze-la-em-casa.html

https://www.youtube.com/watch?v=Z7OGx0-k3SE

Neste momento, evite a construção de composteira que fazem uso da minhoca (que acelera o processo), pois pode gerar alguma confusão na compreensão da ação dos fungos e bactérias no processo de decomposição. Nesta aula, a intenção é propor aos alunos o início da construção da composteira com a intenção de utilizar o adubo orgânico que será gerado em plantas da escola ou para semear algumas hortaliças.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que em dupla, elaborem um registro para o conceito de decomposição e sua função a partir de tudo o que foi visto e dialogado durante a aula.

Depois de alguns minutos, solicite que leiam suas ideias para conceituar o processo de decomposição. Em seguida, apresente o conceito e peça para que os alunos façam as correções necessárias para adequar o conceito inicial construído pela dupla com o conceito científico, disponível em https://brasilescola.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Trata-se de uma aula que tem a intenção de explorar a ação decompositora dos fungos e bactérias. Para um bom embasamento conceitual dos alunos, recomenda-se anteriormente realizar a atividade proposta no plano CIE4_5VE01 que introduz o conceito de fungos e bactérias. Com a intenção de desenvolver uma postura investigativa para a construção dos conhecimentos, estimule a curiosidade e a participação dos estudantes, favorecendo o protagonismo no processo de aprendizagem. Informe aos alunos que parte da aula envolve a observação de experimento, assim a observação atenta e os registros são essenciais para estabelecer as relações necessárias para a construção do conhecimento. Para saber mais sobre o tema da aula, acesse https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm

Materiais necessários para a aula: Para a construção e execução do experimento de decomposição: recipiente com terra, pedaços de frutas, verduras e legumes, copo descartável, plástico e lata; lupas e luvas descartáveis; recurso visual para projetar vídeo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia para os alunos o título da aula e questione:

  • O que vocês sabem sobre os fungos?
  • E sobre as bactérias?

Relembre com os alunos alguns conceitos sobre esses microrganismos apresentados no plano CIE4_5VE01.

  • Alguém já ouviu falar em decomposição?
  • O que vocês acham que deve ser decomposição?

Fique atento pois a área do conhecimento da matemática também possui um conteúdo sobre decomposição, porém decomposição numérica. Evidencie com os alunos que, neste momento, não se trata da decomposição numérica, mas sim um conceito do campo da ciência. Deixe os alunos à vontade para responder a essas indagações iniciais, que preparam o raciocínio para o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Para dar início à contextualização, estabeleça um diálogo com os alunos a partir de algumas questões:

  • Todos nós conhecemos e já comemos algum tipo de fruta, verdura e legumes, não é mesmo? Qual a origem desse tipo de alimento?
  • Alguém já observou o que acontece com esses alimentos se forem deixados, ou esquecidos em algum lugar por algum tempo?

Apresente para os alunos um vídeo que mostra a transformação que ocorre em frutas e legumes com o passar dos dias. O vídeo está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ykBFTiYLwnU. Informe aos alunos que a produção desse vídeo durou 74 dias, no qual foi registrada uma foto a cada 40 minutos e montado o vídeo para demonstrar o processo. Depois da primeira execução do vídeo, passe novamente, mas dessa vez peça que os alunos assistam buscando respostas para algumas questões:

  • O que aconteceu com os alimentos?
  • Todos sofreram a transformação ao mesmo tempo?
  • O que ocasionou essa transformação?
  • Para onde vão essas partículas após essa transformação?
  • Perceberam que no final do vídeo aparece um ramo brotando? Por que isso aconteceu?
  • Algum fator poderia ter influenciado na velocidade dessa transformação?

Peça que um aluno seja o escriba no quadro das respostas dadas pelos alunos. Este é um importante momento de participação, incentive que os alunos pensem em diferentes possibilidades, não cercie nem corrija as ideias apresentadas pelos alunos. Outra possibilidade de vídeo que mostra a decomposição está disponível em https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/search/videos?query=fungos&includeLevelOne=true. Não havendo equipamento visual para utilização do vídeo, a alternativa é utilizar a história abaixo como contexto, mas antes de iniciar a contextualização e mostrar a imagem, pergunte aos alunos:

  • Alguém já comeu alguma fruta direto da árvore?

Se algum aluno responder afirmativamente, continue:

  • Onde foi? Qual era a fruta?
  • Haviam frutas caídas no chão? Como estavam?

Conte para os alunos a breve história de Lili:

Lili é uma menina esperta e observadora, presta atenção em tudo à sua volta. Todo final de semana, ela passeia no parque da cidade que possui muitas árvores. Ela adora brincar em um balanço que fica ao lado de um pessegueiro; enquanto balança ela observa tudo à sua volta. A menina percebeu que o pessegueiro estava carregado de pêssegos maduros, inclusive que alguns deles já haviam caído do pé e estavam no chão. Na semana seguinte, quando Lili voltou ao parque, enquanto balançava em seu brinquedo preferido observou o pessegueiro e percebeu um cenário diferente. A menina, curiosa e observadora desceu do balanço e foi até ele olhar bem de perto, percebeu que dos belos pêssegos que estavam no chão haviam dado lugar a pedaços menores da fruta e escuros, com diversas manchas e um aspecto muito nojento! Nesse mesmo momento, Lili pensou: “o que aconteceu com as frutas que estavam aqui?”

Evidencie para os alunos a indagação de Lili sobre as frutas e permita que os alunos levantem hipóteses sobre o que pode ter acontecido com as frutas que estavam caídas no chão.

Você pode acrescentar algumas perguntas como:

  • Será que essas frutas do chão já estavam maduras?
  • O que acontece com as frutas que caem das árvores e ninguém recolhe?
  • Sofrendo os efeitos do sol e da chuva, o que pode acontecer com essas frutas?
  • O que ocasionou essa transformação?
  • Para onde vão essas partículas após essa transformação?
  • Será que se essas frutas tivessem sido recolhidas e guardadas por alguma pessoa aconteceria o mesmo?

Peça que um aluno seja o escriba no quadro das respostas dadas pelos alunos. Este é um importante momento de participação, incentive que os alunos pensem em diferentes possibilidades, não cercie nem corrija as ideias apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia para os alunos a Questão disparadora e indague os alunos:

  • Quem já ouviu esse termo decomposição? Em que situação foi utilizado?
  • Qual será a função da decomposição?
  • Será que a decomposição tem alguma importância para a manutenção da vida ou poderíamos viver sem?

Peça que um aluno seja o escriba no quadro das respostas dadas pelos alunos. Este é um importante momento de participação, incentive que os alunos pensem em diferentes possibilidades, não cercie nem corrija as ideias apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: O Mão na massa está dividido em duas etapas: análise de experimento e construção de composteira. Para a primeira etapa, reserve 20 minutos.

Você deve levar para observação dos alunos a situação final de um experimento construído com 10 dias de antecedência. Recomendamos que o experimento seja montado com antecedência, juntamente com os alunos para que compampanhem seu desenvolvimento fazendo observações e registros, sendo realizada a análises do resultado final durante esta aula. As observações podem ser diárias ou a cada dois dias, solicite que, nos registros, os alunos escrevam e desenhem o que observam de diferente nos elementos. Trata-se de um experimento para acompanhar a ação decompositora dos fungos e bactérias: em um recipiente com terra, coloque alguns elementos orgânicos (casca de banana, flores e folhas, pedaços de frutas, legumes e verdura, etc) e inorgânicos (copo plástico descartável, lata de alumínio, saco plástico, etc) e cubra com um pouco de terra. Deixe o recipiente em uma área externa - protegido do acesso de animais - mas que possa pegar sol e chuva, reproduzindo as condições naturais de temperatura e umidade durante 10 dias.

Distribua para os alunos luvas e lupas, para que possam tocar e perceber a consistência e observar a características dos elementos. Informe aos alunos que esses elementos ficaram dias tomando sol e chuva para observarmos o que aconteceu. Leve também para a sala exemplares íntegros dos elementos utilizados no experimento para que os alunos possam estabelecer comparação.

Faça indagações para que os alunos percebam algumas características a partir de comparações:

  • Qual a aparência dos elementos observados?
  • Eles estão do mesmo tamanho?
  • E as cores?
  • Tem algum odor diferente?
  • Qual a consistência?
  • O que são essas coisas que estão nos elementos do experimento? (fazendo referência aos microrganismos)
  • Para onde vai essa parte que diminuiu dos elementos?
  • Por que o plástico e o metal não sofreram nenhuma alteração?
  • Esse experimento tem alguma semelhança com o vídeo assistido no ínicio da aula?

Destaque com os alunos as diferenças entre o que aconteceu com os elementos orgânicos e inorgânicos durante o experimento. Evidencie as respostas dos alunos que indicam a ação dos fungos e bactérias e também o termo decomposição. Informe aos alunos que esse processo que aconteceu com os elementos chama-se decomposição, e é resultado da ação direta dos fungos e bactérias, na qual a matéria orgânica é degradada em partículas menores e em nutrientes. Retome algumas características dos fungos e bactérias que foram abordados no plano de aula CIE4_5VE01, evidenciando que entre as ações desses microrganismos, uma das mais importantes é a decomposição.

Essa decomposição depende de fatores como temperatura, umidade e oxigênio para ocorrer de maneira mais rápida ou lentamente. A decomposição de elementos orgânicos se dá pela ação dos fungos e bactérias. Já os elementos inorgânicos, como o plástico, por exemplo, não podem ser decompostos pois são substâncias que não são orgânicas e os microrganismos não são capazes de desenvolver enzimas para decomposição desses materiais. Para saber mais, acesse: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-o-plastico-demora-tanto-tempo-para-desaparecer-na-natureza/

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Orientações: Indague aos alunos:

  • Para onde vão essas pequenas partículas nas quais se transformaram esses alimentos?

Resgate com os alunos alguns conhecimentos construídos nas atividades do plano CIE4_4VE03 e CIE4_4VE07 (disponíveis na plataforma da Nova Escola), retomando conceito sobre cadeia alimentar e fluxo da matéria. Todas essas pequenas partículas voltam para solo e ficam à disposição para a absorção de outros seres vivos, e esse fator é muito importante para o equilíbrio dinâmico do ecossistema, como o ciclo da matéria.

  • Qual a importância da ação decompositora dos fungos e bactérias no equilíbrio ecológico?

Verifique através das respostas dos alunos se eles conseguem fazer conexão entre decomposição e retorno de nutrientes ao solo para que seja utilizados por outros seres vivos.

Pergunte aos alunos:

  • De que forma podemos auxiliar nesse processo de equilíbrio ecológico ligado à ação dos fungos e bactérias?

Apresente para os alunos a ideia de favorecer que os restos orgânicos de nosso lixo, ao invés de serem levados para aterros sanitários e lixões, possam ser transformados em adubo orgânico e utilizados no cultivo de plantas (horta, flores, jardim, etc) através da compostagem.

Proponha para a sala construir uma composteira para reaproveitar as folhas, os restos de frutas, verduras e legumes gerados na cozinha da escola, favorecendo a decomposição e o equilíbrio ecológico de forma que os nutrientes que se encontravam presentes no organismo morto sejam libertados para o meio, servindo para outros os transformarem em energia.

Algumas ideias para construção de composteira podem ser encontradas em: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2018/02/o-que-e-compostagem-e-como-faze-la-em-casa.html

https://www.youtube.com/watch?v=Z7OGx0-k3SE

Neste momento, evite a construção de composteira que fazem uso da minhoca (que acelera o processo), pois pode gerar alguma confusão na compreensão da ação dos fungos e bactérias no processo de decomposição. Nesta aula, a intenção é propor aos alunos o início da construção da composteira com a intenção de utilizar o adubo orgânico que será gerado em plantas da escola ou para semear algumas hortaliças.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que em dupla, elaborem um registro para o conceito de decomposição e sua função a partir de tudo o que foi visto e dialogado durante a aula.

Depois de alguns minutos, solicite que leiam suas ideias para conceituar o processo de decomposição. Em seguida, apresente o conceito e peça para que os alunos façam as correções necessárias para adequar o conceito inicial construído pela dupla com o conceito científico, disponível em https://brasilescola.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm.

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