12359
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Energia que vem do Sol

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Energia que vem do Sol

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda da Rocha Carvalho

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre a aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de cinco (5) aulas que contemplam a Habilidade EF08CI01. Nesta aula os alunos vão trabalhar em grupo para identificar o uso da energia solar usada no cotidiano, a partir de uma atividade experimental. Assim, esta aula contempla um experimento de baixo custo, que busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre energia solar.

Materiais necessários para a aula: Providenciar ou pedir antecipadamente para os alunos trazerem de casa materiais para construir um aquecedor solar de baixo custo. Lista de Materiais: 6 Garrafas Pet; 1 Tinta Preta; 1 durepox; 2 Baldes; Cano PVC; Serrinha ou tesoura e Termômetro. Montagem: O experimento será montado em duas etapas: Primeira (i) etapa da montagem será realizada em casa pelos alunos e a Segunda (ii) etapa da montagem será em sala de aula. Na primeira etapa, com ajuda da serrinha, corte os fundos das garrafas PET de modo que sejam cortados apenas o suficiente para passar o cano PVC ou encaixar outra garrafa por baixo (observe o roteiro experimental). Em seguida, essas garrafas e o cano de PVC devem ser pintados de preto. Faça um furo para sair ou entrar água nos baldes do tamanho do diâmetro do cano de PVC. O roteiro para o desenvolvimento da atividade experimental se encontra no site:

https://www.portal-energia.com/como-construir-um-aquecedor-solar-caseiro-com-garrafas-pet/ ou o professor pode acessar o Roteiro Experimental no Anexo 1.

Para isso, peça aos grupos que tragam os materiais necessários para a aula. O preparo extra sala de aula dos grupos antes da atividade prática permite não somente a organização para a realização, mas principalmente uma oportunidade para discussão e desenvolvimento de uma habilidade em sala de aula com mais complexidade e interação dos alunos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão identificar e reconhecer o uso da energia solar. Para saber mais sobre diferentes tipos de energia você pode acessar o link: http://bit.ly/2p24pVB

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer e discutir as imagens. Essa conversa inicial pode ser conduzida a partir de questões, como por exemplo: “O Sol é importante? Por que o Sol é importante nessas imagens? Podemos usar a energia solar no nosso dia-a-dia? Como a energia solar está sendo usado nessas imagens? Podemos pensar em outros exemplos que usamos a energia solar?”. Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, você propo? a questão disparadora.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta dessa aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Separa a turma em grupos que vão construir o aquecedor solar de baixo custo, para que o aluno possa observar experimentalmente como que a energia do sol aquece a água utilizada no cotidiano. Oriente os alunos a terminarem a montagem do experimento, de acordo com o roteiro da atividade. Em seguida, proponha as questões investigativas:

  • Qual temperatura da água antes de entrar pelo sistema de aquecedor solar?

? Com o termômetro, peça para cada grupo coletar essa informação.

  • Como a água é aquecida nesse sistema? Quais os fenômenos envolvidos?

? RESPONDER

  • Qual temperatura da água após sair do sistema de aquecedor solar?

? Com o termômetro, peça para cada grupo coletar essa informação.

? É fundamental que cada grupo faça uma análise entorno dos valores encontrados.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Diante da questão disparadora “Como podemos usar a Energia que vem do Sol no nosso dia a dia?”, construa na lousa ou no slide as informações levantadas pelos alunos antes de mostrar as imagens. Algumas características serão mais comuns entre os grupos de alunos como, por exemplo, a energia solar usada para aquecer água, esquentar o ambiente entre outras. É fundamental que o professor seja mediador nessa construção, facilitando a interação de informações e elementos relevantes para os alunos.

Para finalizar essa atividade, professor apresente as imagens do slide e discute com os alunos o uso da energia solar em diferentes utilidades no dia-a-dia.

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre a aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de cinco (5) aulas que contemplam a Habilidade EF08CI01. Nesta aula os alunos vão trabalhar em grupo para identificar o uso da energia solar usada no cotidiano, a partir de uma atividade experimental. Assim, esta aula contempla um experimento de baixo custo, que busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre energia solar.

Materiais necessários para a aula: Providenciar ou pedir antecipadamente para os alunos trazerem de casa materiais para construir um aquecedor solar de baixo custo. Lista de Materiais: 6 Garrafas Pet; 1 Tinta Preta; 1 durepox; 2 Baldes; Cano PVC; Serrinha ou tesoura e Termômetro. Montagem: O experimento será montado em duas etapas: Primeira (i) etapa da montagem será realizada em casa pelos alunos e a Segunda (ii) etapa da montagem será em sala de aula. Na primeira etapa, com ajuda da serrinha, corte os fundos das garrafas PET de modo que sejam cortados apenas o suficiente para passar o cano PVC ou encaixar outra garrafa por baixo (observe o roteiro experimental). Em seguida, essas garrafas e o cano de PVC devem ser pintados de preto. Faça um furo para sair ou entrar água nos baldes do tamanho do diâmetro do cano de PVC. O roteiro para o desenvolvimento da atividade experimental se encontra no site:

https://www.portal-energia.com/como-construir-um-aquecedor-solar-caseiro-com-garrafas-pet/ ou o professor pode acessar o Roteiro Experimental no Anexo 1.

Para isso, peça aos grupos que tragam os materiais necessários para a aula. O preparo extra sala de aula dos grupos antes da atividade prática permite não somente a organização para a realização, mas principalmente uma oportunidade para discussão e desenvolvimento de uma habilidade em sala de aula com mais complexidade e interação dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão identificar e reconhecer o uso da energia solar. Para saber mais sobre diferentes tipos de energia você pode acessar o link: http://bit.ly/2p24pVB

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer e discutir as imagens. Essa conversa inicial pode ser conduzida a partir de questões, como por exemplo: “O Sol é importante? Por que o Sol é importante nessas imagens? Podemos usar a energia solar no nosso dia-a-dia? Como a energia solar está sendo usado nessas imagens? Podemos pensar em outros exemplos que usamos a energia solar?”. Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, você propo? a questão disparadora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta dessa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Separa a turma em grupos que vão construir o aquecedor solar de baixo custo, para que o aluno possa observar experimentalmente como que a energia do sol aquece a água utilizada no cotidiano. Oriente os alunos a terminarem a montagem do experimento, de acordo com o roteiro da atividade. Em seguida, proponha as questões investigativas:

  • Qual temperatura da água antes de entrar pelo sistema de aquecedor solar?

? Com o termômetro, peça para cada grupo coletar essa informação.

  • Como a água é aquecida nesse sistema? Quais os fenômenos envolvidos?

? RESPONDER

  • Qual temperatura da água após sair do sistema de aquecedor solar?

? Com o termômetro, peça para cada grupo coletar essa informação.

? É fundamental que cada grupo faça uma análise entorno dos valores encontrados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Diante da questão disparadora “Como podemos usar a Energia que vem do Sol no nosso dia a dia?”, construa na lousa ou no slide as informações levantadas pelos alunos antes de mostrar as imagens. Algumas características serão mais comuns entre os grupos de alunos como, por exemplo, a energia solar usada para aquecer água, esquentar o ambiente entre outras. É fundamental que o professor seja mediador nessa construção, facilitando a interação de informações e elementos relevantes para os alunos.

Para finalizar essa atividade, professor apresente as imagens do slide e discute com os alunos o uso da energia solar em diferentes utilidades no dia-a-dia.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano