12130
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Gostos e Preferências

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Gostos e Preferências

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Valdelena Maria Nojosa Nobre Rodriguez

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas essenciais: Facebook, Whatsapp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas nas fases de: context, input e output). Materiais adicionais para criar desenhos ou cartazes.

Ferramentas optativas: Hangouts, Zoom, Facebook (para momentos síncronos). Se você quiser e puder, faça as mesmas atividades deste plano de forma síncrona, pedindo para que os alunos preparem com antecedência o output da aula para que seja discutido no encontro síncrono).

Context
Em um encontro assíncrono, explique aos alunos o objetivo da aula da semana:
- To talk about likes, dislikes and preferences, related to food.

Considerando este tema, comece a semana escrevendo um post no grupo de Facebook ou Whatsapp. Escolha algumas imagens de comida, que podem ser alimentos da vida diária dos alunos, por exemplo: arroz, feijão, feijoada, acarajé, miojo, sushi, pastel, tapioca etc. Tente escolher comidas que despertem o interesse deles.

Alternativamente, crie um questionário sobre este tema:
- What food do you like?
- What food don’t you like?

Use o Google Forms ou Mentimeter e veja quais são as comidas mais e menos populares.

Input
Crie outro post e compartilhe o seguinte video: Funny Cute Kids Taking About Food (disponível aqui). 

Peça para eles ficarem atentos às seguintes perguntas (do input do plano original):
- Do all the kids like the same foods?
- What are some foods they say they like?

Eles deverão assistir ao vídeo individualmente e responder as perguntas nos comentários do post.

Em uma aula síncrona, envie o vídeo para eles assistirem antes da aula.

Output
Crie um post com as instruções:
“Draw images, make a digital poste, or a video sharing one food that you like, one you don’t like, one you love and one you hate”.

Coloque um exemplo pessoal como modelo. Peça para que sejam tão criativos quanto eles quiserem.
You can make a video of you eating your favorite and least favorite food and send it. For example: “I like oranges and watermelon in the morning. I LOOVEEE coffee, I can’t start the day without it. I hate liver and I reallyyy don’t like carrots. And you?”.

Depois disso, os alunos precisam enviar o próprio output nos comentários do post ou no grupo do Whatsapp. É necessário que eles comentem os posts de, pelo menos, dois colegas. Qualquer comentário relacionado ao assunto é válido. Exemplo: “Good job!” ou “I love pizza too”.

Em uma aula síncrona, se achar interessante para o nível da turma, realize uma atividade de chain game, onde cada aluno acrescenta uma coisa diferente de cada vez, por exemplo: “I like to eat pizza and James likes to eat oranges. (falando sobre a pessoa ao lado dele, por exemplo, e acrescentando uma comida diferente, sem repetir)”.

Feedback
Se possível, corrija os posts individualmente (enviando uma mensagem privada para cada aluno). Logo em seguida, faça um resumo dos posts da semana. Por exemplo:
“Great job everyone! This week, you talked about food you like, love, hate and dislike”. New vocabulary from this week’s class was: X, Y and Z. Did you like this week’s topic? What did you learn, any new words?”

Os alunos podem responder nos chats compartilhando opiniões sobre a aula e o que eles aprenderam na semana. Por exemplo: “I learned the words: watermelon and broccoli”.

DICA: Você pode escolher um aluno que participou muito bem da aula semanal e usá-lo como exemplo. Ex: “esta semana quero parabenizar especialmente o João pois gostei muito de suas fotos e de como ele participou na discussão.” Caso prefira, você pode mandar uma mensagem privada para o aluno escolhido. É importante lembrar que a cada semana um aluno diferente deve ser reconhecido pelos esforços.

Sugestão Enviada Por: Isabel Callejas


Código: ING6_06UND03

(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 6º ano:

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas