12130
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Gostos e Preferências

POR: Valdelena Maria Nojosa Nobre Rodriguez 23/10/2018
Código: ING6_06UND03

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Gostos e Preferências

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é uma aula sobre gostos e preferências utilizando principalmente a temática de preferências alimentares.

Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de vídeo e projetor. Caso essa tecnologia não esteja disponível, a aula ainda poderá ser ministrada utilizando-se imagens impressas de comidas e bebidas de jornais, revistas, encartes ou retiradas da internet. Algumas atividades complementares foram disponibilizadas para impressão. Caso não seja possível imprimi-las, você (professor) poderá escrevê-las no quadro ou, preferencialmente, em papel craft ou cartolina antes da aula para economizar tempo durante a aula. Na parte do contexto há uma sugestão de atividade alternativa que envolve provar diferentes comidas. Se você optar por utilizar este recurso, deverá trazer para a aula pequenas quantidades de diferentes comidas para degustação e também vendas para os olhos dos alunos que provarão os alimentos. No final há uma sugestão de atividade complementar que usa mini chocolates coloridos. Essa atividade pode ser feita na mesma aula ou em outro momento.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Mostre aos alunos as imagens deste slide. Use o data show. Caso não seja possível usar esse tipo de tecnologia, traga imagens de alimentos variados retiradas de revistas, jornais ou da internet. Esse slide busca aguçar a curiosidade dos alunos para o tema da aula, bem como apresentar a estrutura da língua que será usada no decorrer da aula.

Pergunte aos alunos:

  • Which of these foods do you like? Aponte para a estrutura I like… e incentive os alunos a falarem. Os alunos devem responder algo como, I like cupcake, pizza, etc.
  • What foods don’t you like? Aponte para a estrutura I don’t like… e incentive os alunos a utilizarem essa estrutura dizendo: I don’t like broccoli, green apple, etc.
  • What other foods or drinks do you like? Escreva uma lista de comidas e bebidas no quadro.

Atividade complementar:

Uma alternativa mais dinâmica para essa parte da aula seria uma sessão de degustação às cegas. Inicie a aula solicitando de três a cinco voluntários para participarem de uma degustação. Diga: I need five volunteers for a food tasting contest. Explique que eles irão competir para ver quem consegue adivinhar todos os alimentos que estão provando. Vende os olhos dos alunos voluntários. Coloque pequenos pedaços de comida (ex. frutas, verduras, queijo, pão, etc.) em pratos e coloque na boca de cada aluno. Pergunte se eles sabem o que estão comendo e se eles gostam ou não. Ensine as expressões Yummy e yucky. Os demais alunos podem dar sua opinião sobre as comidas sendo degustadas com o gesto de legal para cima ou para baixo. Aproveite e ensine para eles as expressões thumbs up e thumbs down.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada em falar sobre seus gostos e preferências alimentares. Diga: Today we will learn to talk about foods that we like and don’t like, foods that we prefer and don’t prefer.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Ouvir falantes nativos falando sobre suas preferências alimentares utilizando a estrutura I like, I don’t like, I hate, I love.

Expectativa: Que os alunos assistam ao vídeo e, ao final, sejam capazes de entender e verbalizar a ideia principal do vídeo, bem como, no mínimo, 3 (três) alimentos mencionados no vídeo. O video acima (Funny Cute Kids Talking about Food de Whole Foods Market) pode ser encontrado no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=_T0ZiqRdU8Y

Orientações:

  • Essa parte do Input deve durar 7 minutos.
  • Diga aos alunos que eles irão assistir a um vídeo curto produzido pela rede de supermercados Whole Foods para incentivar hábitos de alimentação saudáveis principalmente em crianças e jovens. Essa é uma rede de supermercados que se propõe a vender alimentos orgânicos, grãos integrais, produzidos de forma sustentável sem agredir o meio ambiente. Seus preços são mais elevados do que em outras redes de supermercados, mas sua proposta sustentável tem atraído muitos adeptos.
  • Alerte os alunos que eles devem ficar atentos para obterem as seguintes informações: Do all the kids like the same foods? What are some foods they say they like? Escreva essas perguntas no quadro (ou papel craft) visível a todos. Informe aos alunos as perguntas antes da reprodução do vídeo. Oriente os alunos a focar nas informações que serão exigidas deles após a exibição do vídeo. Reproduza o vídeo acima e, ao final, cheque a compreensão fazendo as perguntas acima. Anote no quadro os nomes de alimentos que eles disserem. Talvez seja uma boa ideia baixar o video com antecedência e salvá-lo num pen drive para evitar contratempos com a conexão de internet.

Material complementar: A transcrição do video encontra-se num documento no seguinte link: Video transcript

Propósito: Familiarizar-se com vocabulário referente a alimentação e praticar as estruturas I like, I don’t like.

Expectativa: Que os alunos familiarizem-se com o vocabulário exposto no menu e comecem a expressar seus gostos e preferências.

Orientações: Essa parte do Input deve durar 5 minutos.

Apresente o menu aos alunos e esclareça o vocabulário. Pratique as estruturas I like, I don’t like, I love, I hate explicando as diferenças entre like e love; don’t like e hate utilizando gestos e mímicas.

Material complementar: Esse menu está disponível para impressão num documento no seguinte link: Menu

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Expressar gostos e preferências referentes a alimentos e bebidas numa situação comunicativa.

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de usar as estruturas apresentadas para expressar seus gostos pelos itens apresentados no menu.

Orientações: Explique que eles irão simular uma situação num restaurante na qual eles estão discutindo o que irão pedir. Divida a turma em grupos de 3 alunos. Se possível, faça grupos mistos com alunos mais e menos fluentes. Distribua o menu e o modelo do diálogo impresso disponível no link: Atividade impressa ou apenas poste este slide no projetor ou o copie no quadro. Peça aos alunos que criem um diálogo utilizando o modelo apresentado preenchendo os espaços com suas próprias preferências. Uma lista com vocabulário extra pode ser encontrada neste link: Extra vocabulary . Se o tempo permitir, os alunos devem trocar papéis e criar um novo diálogo.

Atividade complementar:

Caso precise de uma atividade complementar, os alunos podem jogar o M&M Game. Traga um ou mais pacotes de M&Ms para a sala para jogar esse jogo. As instruções encontram-se no link: M&M Game (No caso de não contar com M&Ms, pode usar outras balas que sejam de cores diferentes ou pode-se usar um dado e cada número representa uma pergunta).

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de que conseguem falar inglês para falar sobre seus gostos e preferências e que esse aprendizado pode ser divertido. É importante pontuar que o objetivo da aula de hoje era falar em inglês. Que não precisa ser perfeito, mas que tentar já é importante.

Orientações: Você pode mostrar ou não este slide aos alunos, mas é importante pontuar com eles o que foi aprendido na aula de hoje. Uma alternativa é retomar a aula escrevendo na lousa o que foi aprendido.

Atividade complementar: Pode-se finalizar a aula com uma dinâmica na qual eles terão que fazer uma survey perguntando ao maior número de colegas: What’s your favorite food? e What food do you hate? Escreva as duas perguntas no quadro e explique que eles devem fazer as duas perguntas ao maior número de colegas que conseguirem no período de 2 minutos. Dê o sinal e deixe-os andar pela sala fazendo as perguntas uns aos outros. O professor acompanha a movimentação observando pronúncia e uso do vocabulário.

Contents

  1. INPUT: Video: Children talking about what they like and don’t like to eat.
  2. OUTPUT: Conversation among friends about what they like and don’t like to eat choosing items from a menu.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas. explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

Professor-autor: Valdelena Nobre Rodriguez

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes