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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Racionais - adição e subtração (conceitual)

Plano de aula de Matemática com atividades para 7o ano do EF sobre Racionais - adição e subtração (conceitual)

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosiane Figueredo Prates

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rosiane F. Prates

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA08 - Conceituar, relacionar aplicação dos números racionais dentro da adição e subtração, desenvolver habilidades estratégicas de cálculo entre os racionais.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

Domínio do conceito de fração, identificar a relação entre os conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais); realizar adição e subtração com racionais.
(Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_05NUM; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08;EF06MA09)

Objetivos específicos

  1. Classificar números nos conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais);

  2. realizar adição e subtração com racionais.

Conceito-chave

Ampliação do conjunto numérico racional (inclusão dos negativos)

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Apresentar o objetivo da aula de maneira breve, mostrando ao aluno o foco da aula, sem desconsiderar que ele precisará dos conceitos adquiridos anteriormente referente aos números naturais, inteiros, fração positiva e regra de sinais.

Propósito: compartilhar o objetivo da aula

Aquecimento (slides 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete a atividade para a sala, ou entregue versões impressas para cada aluno. Peça a eles para que resolvam as operações dadas no slide 3 e questione-os sobre os procedimentos utilizados perguntando como eles armaram a conta, quais regras foram empregadas, se utilizaram ou não as regras de sinais, etc.

Com base nessa discussão, veja se sabem o que é um algoritmo e apresente o slide 4. Você pode deixar que resolvam a questão proposta ou fazer uma resolução coletiva, garantindo que todos compreendam o que é um algoritmo e para que ele serve.

Se achar pertinente, relembre-os de outros algoritmos que usam constantemente, como cálculo de áreas retangulares, multiplicação de naturais com mais de um algarismo, etc.

Propósito: Relembrar conceitos já aprendidos e que serão necessários à aula.

Discuta com a turma:

  • Como adicionar dois números inteiros negativos? E um negativo e outro positivo? O que fazer com os sinais?
  • Como devemos proceder para adicionar ou subtrair números decimais? Que cuidados devemos ter ao posicionar a vírgula?
  • O que é um algoritmo? Que outros algoritmos você conhece?

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Atividade Principal (slides 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Converse com os alunos sobre como um algoritmo demanda o reconhecimento de conteúdos que devem ser previamente selecionados. Assim, organize a sala em duplas para que discutam com os pares sobre quais conhecimentos devem ser manipulados para resolver as operações propostas. Oriente-os a utilizar calculadora para verificar os resultados, se acharem necessário.

Uma vez resolvidas as operações, apresente o slide 6 e peça que escrevam o algoritmo pedido.

Propósito: Conceituar e relacionar a aplicação dos números racionais fracionários negativos e positivos dentro da adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Quais operações vocês conseguem observar nessa situação?
  • Como devemos representar esses valores?
  • Quais passos foram seguidos para resolver as operações?
  • A fração que você obteve no resultado é a mais simples possível?

Leitura complementar:

JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.346.

PITOMBEIRA; J. B. et tal. Coleção explorando o ensino, vol.17. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p.120 e 121.

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal (slides 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Converse com os alunos sobre como um algoritmo demanda o reconhecimento de conteúdos que devem ser previamente selecionados. Assim, organize a sala em duplas para que discutam com os pares sobre quais conhecimentos devem ser manipulados para resolver as operações propostas. Oriente-os a utilizar calculadora para verificar os resultados, se acharem necessário.

Uma vez resolvidas as operações, apresente o slide 6 e peça que escrevam o algoritmo pedido.

Propósito: Conceituar e relacionar a aplicação dos números racionais fracionários negativos e positivos dentro da adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Quais operações vocês conseguem observar nessa situação?
  • Como devemos representar esses valores?
  • Quais passos foram seguidos para resolver as operações?
  • A fração que você obteve no resultado é a mais simples possível?

Leitura complementar:

JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.346.

PITOMBEIRA; J. B. et tal. Coleção explorando o ensino, vol.17. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p.120 e 121.

Discussão das soluções (slides 7 e 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Peça aos alunos para que comparem suas soluções, identificando regularidades e diferenças. Com base nas respostas dos alunos, apresente as informações dos slides 7 e 8 e peça que verifiquem se suas respostas se assemelham com as vistas nos slides. Dê especial atenção ao uso do MMC para determinar o denominador das frações equivalentes e do MDC para simplificar o resultado. Peça que atentem também ao uso correto das regras de sinal e veja se todos lembraram de simplificar os resultados das operações propostas.

Propósito: Promover uma discussão sobre as diferentes soluções e construir um único algoritmo para a solução.

Discussão das soluções (slides 7 e 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Peça aos alunos para que comparem suas soluções, identificando regularidades e diferenças. Com base nas respostas dos alunos, apresente as informações dos slides 7 e 8 e peça que verifiquem se suas respostas se assemelham com as vistas nos slides. Dê especial atenção ao uso do MMC para determinar o denominador das frações equivalentes e do MDC para simplificar o resultado. Peça que atentem também ao uso correto das regras de sinal e veja se todos lembraram de simplificar os resultados das operações propostas.

Propósito: Promover uma discussão sobre as diferentes soluções e construir um único algoritmo para a solução.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente a forma algébrica do algoritmo criado. Veja se reconhecem nessa expressão todos os passos determinados para a adição de frações. Verifique com eles que essa expressão serve também para a subtração, alterando-se apenas o sinal da operação.

Propósito: descrever e fixar conceito referente ao título conteúdo da aula: adição e subtração de uma fração positiva e negativa.

Discuta com a turma:

  • O que há de novo por aqui?
  • Alguma dúvida referente aos resultados? Conseguem diferenciá-los? (Nesse momento o professor pode enfatizar sobre as características de maior e menor dentro do contexto negativo e positivo).

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar um resumo aplicado do conteúdo que foi explorado na aula.

Propósito: Retomar o aprendizado

Discuta com a turma:

  • Conseguiram identificar essas características na atividade principal da aula (algoritmo)? E nas operações?
  • Quais as dificuldades encontradas?
  • Alguma dúvida?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Distribua a atividade impressa para os alunos, ou projete na lousa. Você pode também copiar a expressão no quadro e pedir que resolvam no caderno. Peça que resolvam individualmente.

Propósito: identificar as diferentes maneiras de resolução utilizadas pelos alunos, a fim de identificar se os mesmos conseguiram atingir o objetivo da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Apresentar o objetivo da aula de maneira breve, mostrando ao aluno o foco da aula, sem desconsiderar que ele precisará dos conceitos adquiridos anteriormente referente aos números naturais, inteiros, fração positiva e regra de sinais.

Propósito: compartilhar o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rosiane F. Prates

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA08 - Conceituar, relacionar aplicação dos números racionais dentro da adição e subtração, desenvolver habilidades estratégicas de cálculo entre os racionais.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

Domínio do conceito de fração, identificar a relação entre os conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais); realizar adição e subtração com racionais.
(Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_05NUM; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08;EF06MA09)

Objetivos específicos

  1. Classificar números nos conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais);

  2. realizar adição e subtração com racionais.

Conceito-chave

Ampliação do conjunto numérico racional (inclusão dos negativos)

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete a atividade para a sala, ou entregue versões impressas para cada aluno. Peça a eles para que resolvam as operações dadas no slide 3 e questione-os sobre os procedimentos utilizados perguntando como eles armaram a conta, quais regras foram empregadas, se utilizaram ou não as regras de sinais, etc.

Com base nessa discussão, veja se sabem o que é um algoritmo e apresente o slide 4. Você pode deixar que resolvam a questão proposta ou fazer uma resolução coletiva, garantindo que todos compreendam o que é um algoritmo e para que ele serve.

Se achar pertinente, relembre-os de outros algoritmos que usam constantemente, como cálculo de áreas retangulares, multiplicação de naturais com mais de um algarismo, etc.

Propósito: Relembrar conceitos já aprendidos e que serão necessários à aula.

Discuta com a turma:

  • Como adicionar dois números inteiros negativos? E um negativo e outro positivo? O que fazer com os sinais?
  • Como devemos proceder para adicionar ou subtrair números decimais? Que cuidados devemos ter ao posicionar a vírgula?
  • O que é um algoritmo? Que outros algoritmos você conhece?

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Converse com os alunos sobre como um algoritmo demanda o reconhecimento de conteúdos que devem ser previamente selecionados. Assim, organize a sala em duplas para que discutam com os pares sobre quais conhecimentos devem ser manipulados para resolver as operações propostas. Oriente-os a utilizar calculadora para verificar os resultados, se acharem necessário.

Uma vez resolvidas as operações, apresente o slide 6 e peça que escrevam o algoritmo pedido.

Propósito: Conceituar e relacionar a aplicação dos números racionais fracionários negativos e positivos dentro da adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Quais operações vocês conseguem observar nessa situação?
  • Como devemos representar esses valores?
  • Quais passos foram seguidos para resolver as operações?
  • A fração que você obteve no resultado é a mais simples possível?

Leitura complementar:

JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.346.

PITOMBEIRA; J. B. et tal. Coleção explorando o ensino, vol.17. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p.120 e 121.

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Converse com os alunos sobre como um algoritmo demanda o reconhecimento de conteúdos que devem ser previamente selecionados. Assim, organize a sala em duplas para que discutam com os pares sobre quais conhecimentos devem ser manipulados para resolver as operações propostas. Oriente-os a utilizar calculadora para verificar os resultados, se acharem necessário.

Uma vez resolvidas as operações, apresente o slide 6 e peça que escrevam o algoritmo pedido.

Propósito: Conceituar e relacionar a aplicação dos números racionais fracionários negativos e positivos dentro da adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Quais operações vocês conseguem observar nessa situação?
  • Como devemos representar esses valores?
  • Quais passos foram seguidos para resolver as operações?
  • A fração que você obteve no resultado é a mais simples possível?

Leitura complementar:

JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.346.

PITOMBEIRA; J. B. et tal. Coleção explorando o ensino, vol.17. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p.120 e 121.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Peça aos alunos para que comparem suas soluções, identificando regularidades e diferenças. Com base nas respostas dos alunos, apresente as informações dos slides 7 e 8 e peça que verifiquem se suas respostas se assemelham com as vistas nos slides. Dê especial atenção ao uso do MMC para determinar o denominador das frações equivalentes e do MDC para simplificar o resultado. Peça que atentem também ao uso correto das regras de sinal e veja se todos lembraram de simplificar os resultados das operações propostas.

Propósito: Promover uma discussão sobre as diferentes soluções e construir um único algoritmo para a solução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Peça aos alunos para que comparem suas soluções, identificando regularidades e diferenças. Com base nas respostas dos alunos, apresente as informações dos slides 7 e 8 e peça que verifiquem se suas respostas se assemelham com as vistas nos slides. Dê especial atenção ao uso do MMC para determinar o denominador das frações equivalentes e do MDC para simplificar o resultado. Peça que atentem também ao uso correto das regras de sinal e veja se todos lembraram de simplificar os resultados das operações propostas.

Propósito: Promover uma discussão sobre as diferentes soluções e construir um único algoritmo para a solução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente a forma algébrica do algoritmo criado. Veja se reconhecem nessa expressão todos os passos determinados para a adição de frações. Verifique com eles que essa expressão serve também para a subtração, alterando-se apenas o sinal da operação.

Propósito: descrever e fixar conceito referente ao título conteúdo da aula: adição e subtração de uma fração positiva e negativa.

Discuta com a turma:

  • O que há de novo por aqui?
  • Alguma dúvida referente aos resultados? Conseguem diferenciá-los? (Nesse momento o professor pode enfatizar sobre as características de maior e menor dentro do contexto negativo e positivo).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar um resumo aplicado do conteúdo que foi explorado na aula.

Propósito: Retomar o aprendizado

Discuta com a turma:

  • Conseguiram identificar essas características na atividade principal da aula (algoritmo)? E nas operações?
  • Quais as dificuldades encontradas?
  • Alguma dúvida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Distribua a atividade impressa para os alunos, ou projete na lousa. Você pode também copiar a expressão no quadro e pedir que resolvam no caderno. Peça que resolvam individualmente.

Propósito: identificar as diferentes maneiras de resolução utilizadas pelos alunos, a fim de identificar se os mesmos conseguiram atingir o objetivo da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

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