Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esse é um plano sobre origem das estrelas, mostrando o seu fim, que culmina com a explosão de uma supernova.
Materiais necessários para a aula: Impressão da Tabela de Elementos Químicos / Representação de uma estrela e seus componentes, da superfície ao núcleo.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título com os alunos sobre o processo de supernova, para que eles entendam que esse é um processo de morte da estrela.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia com os alunos a frase de Carl Sagan e explique que esse é um dos grandes astrofísicos da era moderna, já falecido, mas que deixou um imenso legado para a ciência. Indique que os alunos acompanhem a série Cosmos, presente no YouTube (https://www.youtube.com/playlist?list=PLKOBTH9xQFaebd3T5LXt6Lc5YIwFVyBl5 / https://www.youtube.com/watch?v=cDlZwhtrK8M).
Leve os alunos a se perguntarem como podemos dizer que somos feitos de matéria estelar e quais as nossas partes que são provenientes dos céus. Instigue-os a discutir esse tema.
Link para expandir os conhecimentos sobre os elementos químicos e o universo - Somos feito de estrelas - https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/01/agora-e-oficial-somos-mesmo-feitos-de-poeira-de-estrela.html
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a pergunta com os alunos e pergunte qual seria esse presente. Instigue neles o desejo de achar respostas para essa pergunta, tão distante de suas realidades.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Utilize cinco minutos iniciais para apresentação do material que os alunos irão utilizar para a atividade. Instrua os alunos a se dividirem em grupos (entre 3 e 5 estudantes) e entregue para cada grupo o material impresso. Explique aos alunos que a imagem acima é uma representação da superfície ao núcleo de uma estrela durante o processo de morte. A imagem apresenta alguns espaços entre seus limites, nos quais os alunos devem descobrir quais elementos estão presentes nesses espaços. O número 1 indica a superfície e o 7 o núcleo da estrela. Com a leitura das descrições (entre 1 e 7) os alunos poderão identificar os elementos químicos que existem na estrela em seu momento de colapso.
A imagem acima está contida nos materiais adicionais, para melhor trabalho do professor - https://docs.google.com/document/d/1PEq0N0DlMW4oNPOoyAgBHRBFD64l7I6qMPyrRJCQfAA/edit
Mão na massa
Orientações: Durante a leitura das características, além de estimular os alunos a descobrirem os elementos que serão apresentados em ordem, enfatize as características dos elementos na vida dos seres humanos e no planeta. Para auxiliar os estudantes na atividade, disponibilize uma tabela periódica . Caso sua escola não possua esse material, imprima ou indique a tabela periódica disponível em https://www.tabelaperiodica.org/wp-content/uploads/2017/03/Tabela-completa-5-algarismos-sem-intervalo-v4-colorida.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações:
Leia com os alunos o texto a seguir e tente observar o que eles irão responder na imagem do slide 5, ficando atento às alterações em relação aos parâmetros que escolheram previamente para a explicação do caminho que uma estrela toma para seu final. Tente mostrar a eles que o caminho para a destruição ocorre com a presença do elemento Ferro no centro da estrela, por absorver a energia do processo de fusão nuclear, o que causa uma instabilidade entre as forças que a mantinham (força gravitacional / fusão nuclear), levando a destruição estelar. Indique também que todos os elementos despendidos durante uma supernova são extremamente importantes para a manutenção da vida na Terra, seja fisiologicamente para as espécies de seres vivos, ou tecnologicamente para os avanços da era digital.
Resposta correta do fluxo de elementos químicos para a destruição da estrela.
1 - Hidrogênio
2 - Hélio
3 - Carbono
4 - Neônio
5 - Oxigênio
6 - Silício
7 - Ferro
Fonte 1: https://www.if.ufrgs.br/oei/stars/death/death_st.htm
Fonte 2: http://profissaofoca.com.br/supernova-uma-ameaca-luminosa/