Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência, podendo ser aplicado após o CIE9_16TU01 e/ou retomado no CIE9_16TU03.
Materiais necessários para a aula: Impressão das fichas disponíveis nos links do slide 5, anteriormente à aula.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Não leia o título da aula para os alunos, por enquanto.
Levante a seguinte discussão: Quais fatores são necessários para o surgimento e a manutenção da vida?
É possível que discutam sobre a essencialidade da água bem como de outros fatores, como temperatura e atmosfera.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Após a discussão anterior, em que foram levantados alguns fatores necessários à existência e à manutenção da vida, peça para que pensem nos seres vivos da Terra. Os fatores levantados por eles anteriormente propiciam a existência e a manutenção da vida destes seres?
Ouça as respostas dos alunos e faça a mediação da discussão, sempre fazendo com que pensem em características fundamentais da Terra para a existência da vida.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Após a discussão do questionamento levantado na contextualização, introduza a Questão disparadora aos alunos. Deixe a questão projetada, ou escrita no quadro, para que pensem nela enquanto realizam a atividade a seguir.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Divida a sala em seis grupos e leia os nomes dos corpos celestes que serão estudados:
EUROPA (satélite de Júpiter).
CALISTO (satélite de Júpiter).
ENCELADUS (satélite de Saturno).
JÚPITER (planeta do Sistema Solar).
SATURNO (planeta do Sistema Solar).
MARTE (planeta do Sistema Solar).
Enquanto lê o nome dos astros, identifique cada um deles, conforme identificação entre parênteses.
Distribua de uma ficha por grupo com informações de cada um destes astros (Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1X8zHShGiQ9NFB5WlLqOix7y0-N5dcmCsonjvFU2Fcg4/edit), juntamente com uma folha para preencherem com as informações encontradas (Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1zWK42np-1bg-dfyqqWJJOuZ9Umofzo66dTQaiwUGrdM/edit)
Peça que agrupem os corpos celestes conforme a possibilidade de existência de vida bem como a justificativa para terem agrupado desta forma, como mostrado na tabela da folha que receberam. Após acabarem cada astro, os grupos vão trocando as fichas entre si.
Estabeleça um tempo para que observem cada ficha (aproximadamente 3 minutos/ficha) e avise quando eles devem fazer as trocas, garantindo que todos os grupos tenham acesso a todas as fichas.
No final da atividade, eles devem estar com as folhas que receberam preenchidas, exceto a conclusão.
Sistematização
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientações: Serão necessários aproximadamente 18 minutos nesta parte da Sistematização.
Divida o quadro em duas partes e escreva em cada uma delas: Pode haver vida/Improvável a existência de vida.
Cada grupo fica com uma ficha, diferente entre eles. Com o auxílio dos alunos, agrupe os astros estudados dentro de cada parte do quadro. No final do agrupamento, pergunte por qual motivo os astros que estão no grupo “Improvável a existência de vida” podem ser classificados assim. Por exemplo, neste grupo estará o planeta Júpiter. Peça para o grupo que está com esta ficha que leia as informações para o restante da sala.
As afirmativas levantadas para este grupo de astros deverão ser: é improvável a existência de vida nestes planetas pois são predominantemente gasosos, sem evidências da existência de água.
Faça esta Sistematização com cada uma das partes do quadro. Peça para cada grupo que leia suas justificativas.
Respostas do quadro e possíveis justificativa e conclusão: https://docs.google.com/document/d/1iR1kQ4aryK-8BUYjW3vkyjDMYbqeM_QoLambIn7OEUo/edit
Sistematização
Tempo sugerido: Esta parte da Sistematização levará em torno de 4 minutos.
Orientações: Após levantados todos os fatores que possibilitam ou não a existência da vida nesses astros, leia para os alunos o trecho do texto retirado do site da Nasa (slide). Direcione para que observem que, apesar de grande diversidade de vida e da interação de muitos fatores para a existência e a manutenção dos seres vivos, os pesquisadores buscam características semelhantes às da Terra, portanto, a busca de água é fator fundamental.
Retome a Questão disparadora e peça para que redijam suas conclusões na folha.
Textos complementares ao professor:
Lua de Saturno “tem potencial de abrigar vida”, diz Nasa: http://www.bbc.com/portuguese/geral-39583902
“Onde há água, existe a possibilidade de vida”: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/onde-ha-agua-existe-a-possibilidade-de-vida,fda25e81cc6bc4971cf135c82363608exz2b9v8o.html