12050
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A essencialidade da água para a existência da vida

Plano de Aula de ciências com atividades para 9º Ano do EF sobre A essencialidade da água para a existência da vida

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Denise Aparecida Chiconato

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência, podendo ser aplicado após o CIE9_16TU01 e/ou retomado no CIE9_16TU03.

Materiais necessários para a aula: Impressão das fichas disponíveis nos links do slide 5, anteriormente à aula.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Não leia o título da aula para os alunos, por enquanto.

Levante a seguinte discussão: Quais fatores são necessários para o surgimento e a manutenção da vida?

É possível que discutam sobre a essencialidade da água bem como de outros fatores, como temperatura e atmosfera.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Após a discussão anterior, em que foram levantados alguns fatores necessários à existência e à manutenção da vida, peça para que pensem nos seres vivos da Terra. Os fatores levantados por eles anteriormente propiciam a existência e a manutenção da vida destes seres?

Ouça as respostas dos alunos e faça a mediação da discussão, sempre fazendo com que pensem em características fundamentais da Terra para a existência da vida.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Após a discussão do questionamento levantado na contextualização, introduza a Questão disparadora aos alunos. Deixe a questão projetada, ou escrita no quadro, para que pensem nela enquanto realizam a atividade a seguir.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Divida a sala em seis grupos e leia os nomes dos corpos celestes que serão estudados:

EUROPA (satélite de Júpiter).

CALISTO (satélite de Júpiter).

ENCELADUS (satélite de Saturno).

JÚPITER (planeta do Sistema Solar).

SATURNO (planeta do Sistema Solar).

MARTE (planeta do Sistema Solar).

Enquanto lê o nome dos astros, identifique cada um deles, conforme identificação entre parênteses.

Distribua de uma ficha por grupo com informações de cada um destes astros (Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1X8zHShGiQ9NFB5WlLqOix7y0-N5dcmCsonjvFU2Fcg4/edit), juntamente com uma folha para preencherem com as informações encontradas (Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1zWK42np-1bg-dfyqqWJJOuZ9Umofzo66dTQaiwUGrdM/edit)

Peça que agrupem os corpos celestes conforme a possibilidade de existência de vida bem como a justificativa para terem agrupado desta forma, como mostrado na tabela da folha que receberam. Após acabarem cada astro, os grupos vão trocando as fichas entre si.

Estabeleça um tempo para que observem cada ficha (aproximadamente 3 minutos/ficha) e avise quando eles devem fazer as trocas, garantindo que todos os grupos tenham acesso a todas as fichas.

No final da atividade, eles devem estar com as folhas que receberam preenchidas, exceto a conclusão.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações: Serão necessários aproximadamente 18 minutos nesta parte da Sistematização.

Divida o quadro em duas partes e escreva em cada uma delas: Pode haver vida/Improvável a existência de vida.

Cada grupo fica com uma ficha, diferente entre eles. Com o auxílio dos alunos, agrupe os astros estudados dentro de cada parte do quadro. No final do agrupamento, pergunte por qual motivo os astros que estão no grupo “Improvável a existência de vida” podem ser classificados assim. Por exemplo, neste grupo estará o planeta Júpiter. Peça para o grupo que está com esta ficha que leia as informações para o restante da sala.

As afirmativas levantadas para este grupo de astros deverão ser: é improvável a existência de vida nestes planetas pois são predominantemente gasosos, sem evidências da existência de água.

Faça esta Sistematização com cada uma das partes do quadro. Peça para cada grupo que leia suas justificativas.

Respostas do quadro e possíveis justificativa e conclusão: https://docs.google.com/document/d/1iR1kQ4aryK-8BUYjW3vkyjDMYbqeM_QoLambIn7OEUo/edit

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Esta parte da Sistematização levará em torno de 4 minutos.

Orientações: Após levantados todos os fatores que possibilitam ou não a existência da vida nesses astros, leia para os alunos o trecho do texto retirado do site da Nasa (slide). Direcione para que observem que, apesar de grande diversidade de vida e da interação de muitos fatores para a existência e a manutenção dos seres vivos, os pesquisadores buscam características semelhantes às da Terra, portanto, a busca de água é fator fundamental.

Retome a Questão disparadora e peça para que redijam suas conclusões na folha.

Textos complementares ao professor:

Lua de Saturno “tem potencial de abrigar vida”, diz Nasa: http://www.bbc.com/portuguese/geral-39583902

“Onde há água, existe a possibilidade de vida”: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/onde-ha-agua-existe-a-possibilidade-de-vida,fda25e81cc6bc4971cf135c82363608exz2b9v8o.html

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência, podendo ser aplicado após o CIE9_16TU01 e/ou retomado no CIE9_16TU03.

Materiais necessários para a aula: Impressão das fichas disponíveis nos links do slide 5, anteriormente à aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Não leia o título da aula para os alunos, por enquanto.

Levante a seguinte discussão: Quais fatores são necessários para o surgimento e a manutenção da vida?

É possível que discutam sobre a essencialidade da água bem como de outros fatores, como temperatura e atmosfera.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Após a discussão anterior, em que foram levantados alguns fatores necessários à existência e à manutenção da vida, peça para que pensem nos seres vivos da Terra. Os fatores levantados por eles anteriormente propiciam a existência e a manutenção da vida destes seres?

Ouça as respostas dos alunos e faça a mediação da discussão, sempre fazendo com que pensem em características fundamentais da Terra para a existência da vida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Após a discussão do questionamento levantado na contextualização, introduza a Questão disparadora aos alunos. Deixe a questão projetada, ou escrita no quadro, para que pensem nela enquanto realizam a atividade a seguir.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Divida a sala em seis grupos e leia os nomes dos corpos celestes que serão estudados:

EUROPA (satélite de Júpiter).

CALISTO (satélite de Júpiter).

ENCELADUS (satélite de Saturno).

JÚPITER (planeta do Sistema Solar).

SATURNO (planeta do Sistema Solar).

MARTE (planeta do Sistema Solar).

Enquanto lê o nome dos astros, identifique cada um deles, conforme identificação entre parênteses.

Distribua de uma ficha por grupo com informações de cada um destes astros (Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1X8zHShGiQ9NFB5WlLqOix7y0-N5dcmCsonjvFU2Fcg4/edit), juntamente com uma folha para preencherem com as informações encontradas (Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1zWK42np-1bg-dfyqqWJJOuZ9Umofzo66dTQaiwUGrdM/edit)

Peça que agrupem os corpos celestes conforme a possibilidade de existência de vida bem como a justificativa para terem agrupado desta forma, como mostrado na tabela da folha que receberam. Após acabarem cada astro, os grupos vão trocando as fichas entre si.

Estabeleça um tempo para que observem cada ficha (aproximadamente 3 minutos/ficha) e avise quando eles devem fazer as trocas, garantindo que todos os grupos tenham acesso a todas as fichas.

No final da atividade, eles devem estar com as folhas que receberam preenchidas, exceto a conclusão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações: Serão necessários aproximadamente 18 minutos nesta parte da Sistematização.

Divida o quadro em duas partes e escreva em cada uma delas: Pode haver vida/Improvável a existência de vida.

Cada grupo fica com uma ficha, diferente entre eles. Com o auxílio dos alunos, agrupe os astros estudados dentro de cada parte do quadro. No final do agrupamento, pergunte por qual motivo os astros que estão no grupo “Improvável a existência de vida” podem ser classificados assim. Por exemplo, neste grupo estará o planeta Júpiter. Peça para o grupo que está com esta ficha que leia as informações para o restante da sala.

As afirmativas levantadas para este grupo de astros deverão ser: é improvável a existência de vida nestes planetas pois são predominantemente gasosos, sem evidências da existência de água.

Faça esta Sistematização com cada uma das partes do quadro. Peça para cada grupo que leia suas justificativas.

Respostas do quadro e possíveis justificativa e conclusão: https://docs.google.com/document/d/1iR1kQ4aryK-8BUYjW3vkyjDMYbqeM_QoLambIn7OEUo/edit

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Esta parte da Sistematização levará em torno de 4 minutos.

Orientações: Após levantados todos os fatores que possibilitam ou não a existência da vida nesses astros, leia para os alunos o trecho do texto retirado do site da Nasa (slide). Direcione para que observem que, apesar de grande diversidade de vida e da interação de muitos fatores para a existência e a manutenção dos seres vivos, os pesquisadores buscam características semelhantes às da Terra, portanto, a busca de água é fator fundamental.

Retome a Questão disparadora e peça para que redijam suas conclusões na folha.

Textos complementares ao professor:

Lua de Saturno “tem potencial de abrigar vida”, diz Nasa: http://www.bbc.com/portuguese/geral-39583902

“Onde há água, existe a possibilidade de vida”: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/onde-ha-agua-existe-a-possibilidade-de-vida,fda25e81cc6bc4971cf135c82363608exz2b9v8o.html

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano :

9º ano / Ciências / Terra e Universo

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano