9631
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Poemas ou problemas?

Plano de aula de matemática com atividades para 1 do Fundamental sobre desenvolver estratégias de resolução para o mesmo problema representando-as a partir de diferentes linguagens (desenho, esquema, escrita com palavras ou escritas numéricas)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janaina Pinheiro Vece 

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens ou impressões das atividades e comandas.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, Whatsapp ou outro recurso para compartilhar as propostas.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.

Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

Aquecimento
Se realizar uma aula síncrona, converse sobre as questões apontadas no plano de aula, explicando o que é um problema. Caso a aula seja assíncrona, sugira que um familiar acompanhe e converse com o aluno. Para isso, oriente-o com as mesmas questões propostas no slide e no “discuta com a turma” das orientações ao professor.

Atividade principal
Numa aula síncrona, apresente o poema aos alunos e realize a atividade de acordo com as indicações do plano de aula. No caso de uma aula assíncrona, encaminhe o texto aos alunos por imagem ou impresso. Se possível, envie por mensagem de voz, vídeo ou escritas as orientações e questões para que possam refletir sobre o problema e resolver. Neste caso, indique que pensem em mais de uma solução. Oriente as famílias para que conversem com as crianças sobre o poema (questões que propõe aos alunos nas orientações) e incentivem o registro das soluções, da forma como as crianças preferirem (desenhos, esquemas, escritas com palavras ou escritas numéricas).

Discussão das soluções
Este é um momento muito importante, pois com a diversidades de soluções e registros os alunos poderão ampliar as maneiras de pensar e registrar. No momento síncrono, peça para alguns alunos apresentarem as soluções e proponha as questões da sessão “Discuta com a turma”, presente nas orientações ao professor. Você pode solicitar que te encaminhem com antecedência, para selecionar resoluções e registros diversos. Se quiser, utilize também os slides.

Se não tiver um encontro síncrono, utilize as resoluções dos alunos e também dos slides (se achar necessário) para realizar uma devolutiva por vídeo ou impressa, contendo diversas soluções e formas de registro. Neste caso, envie questões para que os alunos respondam e te encaminhem, provocando uma reflexão:
     - O que você achou das resoluções? São parecidas ou diferentes da sua maneira de pensar?
     - Qual estratégia diferente da sua você usaria para resolver o problema?
     - Quantos resultados diferentes encontramos para este problema?
     - Na resolução com os números podemos saber como pensou para chegar ao resultado?
     - O que acha de resolver o problema usando números e operações?

Sistematização e Encerramento
Ao final da aula síncrona ou ao receber as respostas dos alunos, apresente uma síntese das aprendizagens da aula (ao vivo, por mensagem de voz ou escrita), baseadas nos slides de Sistematização do conceito e encerramento do plano de aula.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso à resolução. Se isso não for viável, você pode utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide os familiares para acompanharem a aula (especialmente nos momentos assíncronos), sempre valorizando a participação deles nas oportunidades de aprendizagem dos alunos. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos, como neste caso, e incentivá-los a buscarem mais de uma solução e realizarem conversas com bases nas questões que você enviar.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_11RDP01

(EF01MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas