11988
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Compreensão da previsão do tempo

POR: Janaína M Lopes Ferreira, 10/08/2018
Código: ING8_03UND01

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Explorando boletins do tempo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Baixe o vídeo trabalhado no input para apresentar aos alunos. Selecione algumas imagens de cidades diferentes do Brasil e cole em tiras para usar no output. Se possível, separe algumas imagens de elementos do tempo, tais como sol, chuva, neve, lua, ventania etc. Antes do início da aula, mostre as imagens e pergunte: Look at the pictures and try to answer me: What's the theme of our class today? Possíveis respostas: Weather icons/ Parts of the day/ Weather and so on.

Professor: O gênero textual dessa aula foi trabalhado no plano 1, unidade 4, 7º ano de Nova Escola. Lá, você observará que o objetivo é identificar a ideia principal de alguns vídeos, entre eles, a previsão do tempo. Aqui, faremos um aprofundamento levando o aluno a entender a importância dos boletins de previsão do tempo em seu cotidiano.

Context select-down

Tempo sugerido: 05 minutes

Orientações: Mostre imagens relacionadas ao tempo como a apresentada no slide acima. Pergunte aos alunos:

  • Do you know the meaning of these icons? (Icons related to weather)
  • What does the cloud stand for? (Cloudy day)
  • What does the sun stand for? (Sunny day)
  • How do you say “graus” in English? (You say degrees)
  • What is the weather like if someone says it is 15ºF? (It's very cold)
  • What is the weather like if someone says it is 95ºF?. (it's very hot).

Enquanto faz as questões, coloque na lousa palavras relevantes que forem aparecendo nas respostas. Depois, anuncie o slide seguinte: So, now check out the objective of today's lesson.

Objective select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na apresentação de um vídeo em inglês sobre a previsão do tempo. Pergunte aos alunos:

  • When do you believe forecast is important in your lives? Why? Possíveis respostas: When we travel, to plan the weekend, for a party, for agriculture.
  • Do you watch/follow forecast on TV? Everyday? Possíveis respostas: Yes, I do. No, I don´t. Sometimes. Never.
  • Do you think in other countries weather forecast is presented on TV as in Brazil? Possíveis respostas: Yes, I do/No, I don't/I don't know/Maybe.

Agora, diga aos alunos: Let's watch a forecast video now!

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutes

Propósito: Entender a maioria dos trechos da previsão do tempo apresentada.

Orientações: Mostre aos alunos a imagem acima.

Expectativa: Que os estudantes identifiquem algumas frases do vídeo. Eles não precisarão entender tudo o que ouvirem.

Faça a pergunta What is the weather like here today? Possíveis respostas: It's windy/rainy/sunny/hot/cold/cloudy/dry. Anote a resposta no quadro.

Apresente o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=q2eSObPEDRc pela primeira vez. Diga aos alunos:

  • Watch this video and check if there is somewhere with a similar weather as here today. What do you think? Yes or no? Passe o vídeo inteiro. O objetivo ao passar esta primeira vez é apenas para que eles se familiarizem com o conteúdo do vídeo através do propósito de localizar a informação para verificar se há algum lugar com o clima igual ao que está no dia de hoje. Ao término do vídeo pergunte: So, is there a similar weather? What other kinds of weather could you identify? (Remeter ao vocabulário notado na lousa). Possíveis respostas: It's hot. It's going to rain. It's cloudy.
  • Os alunos irão assistir ao vídeo novamente, porém com um outro objetivo. Diga:

Watch the video again, have in mind two information: Is this forecast for the weekend? Possíveis respostas: No, it's for 2 days only/No, for Sunday and Monday.

Is the weather similar or different across the days? Possíveis respostas: It's different/It's sunny today and cloudy on Monday, etc.

  • Diga aos alunos: Now you are going to listen for more specific information. You have to mention the different kinds of weather you hear. Revise o vocabulário do quadro, faça uma repetição em voz alta com todos juntos (choral repetition). Após a repetição, diga: Everytime you hear a word about weather, you repeat it, ok? Faça um exemplo para ser o modelo para eles, passe a primeira parte, pare no minuto 0:11 e diga warm and sunny assim que ela falar. Assim eles entendem que vão ouvindo e repetindo à medida que vão escutando. Não crie a expectativa de que eles devam entender e repetir todas as palavras que aparecerem. Continue o exercício: pare no minuto 0:15 e diga dry/ 0:24 e diga rain/ 0: 37 e diga cooler and fresher / 0:39 e diga breeze/ 0:55 diga cloudy/ 1:17 diga hot, dry, sunny/ 1:20 diga damp. Não há necessidade de trabalhar todo o vocabulário do vídeo.

Prepare os alunos para a atividade de output, diga: “Let’s practice the vocabulary in groups now.”

Interdisciplinaridade: Fale sobre os países que formam o Reino Unido. (England, Scotland, Wales and North Ireland). Explique que Great-Britain é a ilha onde se localizam três dos quatro países do Reino Unido: England, Scotland, Wales. Peça ajuda ao professor de Geografia, se possível.

Material Suplementar: Acesse a transcrição do vídeo

https://docs.google.com/document/d/1Nw57tl4qj-CK4ojwSVR_Eb_J75UhRqWgxA3snNBEgoM/edit?usp=sharing

Output select-down

Tempo Sugerido: 20 minutes

Proposta: Criar uma situação real para trabalhar o vocabulário aprendido e reconhecido no input.

Expectativa: Que os alunos consigam criar situações que contextualizem o tema weather forecast.

Orientações: Divida os alunos em grupos de 3 ou 4. Para cada grupo, entregue uma tira de papel com uma cidade diferente do Brasil (prepare previamente o número de tiras de acordo com o número de grupos que você terá na sala).

Os grupos deverão montar uma forecast para este final de semana, de acordo com a localidade que receberem.

Solicite dos alunos o possível vocabulário que irão usar:

  • The weather will be____, the days of the week, the temperature will be_____, etc.

Diga aos alunos:

  • You are going to make the forecast for the city you have in your paper. Get together to practice your information. You don't need to write. Dê 5 minutos para eles organizarem.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Sintetizar o conteúdo da aula.

Expectativa: Deixar claro o que foi estudado na aula: apresentação da previsão do tempo e palavras relacionadas a esse campo semântico (rain, sunny, cloudy and so on).

Orientações: Apresente o slide acima. Após, pergunte:

  • Do you agree with this summary of today’s learning or not? Why?
  • Give suggestions for next classes (some important and interesting issues for you, for example).

É importante lembrar sempre que o aluno deve fazer parte da aula como sujeito ativo. Dessa forma, oferecendo sugestões, ele contribui com suas futuras aulas!

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Baixe o vídeo trabalhado no input para apresentar aos alunos. Selecione algumas imagens de cidades diferentes do Brasil e cole em tiras para usar no output. Se possível, separe algumas imagens de elementos do tempo, tais como sol, chuva, neve, lua, ventania etc. Antes do início da aula, mostre as imagens e pergunte: Look at the pictures and try to answer me: What's the theme of our class today? Possíveis respostas: Weather icons/ Parts of the day/ Weather and so on.

Professor: O gênero textual dessa aula foi trabalhado no plano 1, unidade 4, 7º ano de Nova Escola. Lá, você observará que o objetivo é identificar a ideia principal de alguns vídeos, entre eles, a previsão do tempo. Aqui, faremos um aprofundamento levando o aluno a entender a importância dos boletins de previsão do tempo em seu cotidiano.

Tempo sugerido: 05 minutes

Orientações: Mostre imagens relacionadas ao tempo como a apresentada no slide acima. Pergunte aos alunos:

  • Do you know the meaning of these icons? (Icons related to weather)
  • What does the cloud stand for? (Cloudy day)
  • What does the sun stand for? (Sunny day)
  • How do you say “graus” in English? (You say degrees)
  • What is the weather like if someone says it is 15ºF? (It's very cold)
  • What is the weather like if someone says it is 95ºF?. (it's very hot).

Enquanto faz as questões, coloque na lousa palavras relevantes que forem aparecendo nas respostas. Depois, anuncie o slide seguinte: So, now check out the objective of today's lesson.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na apresentação de um vídeo em inglês sobre a previsão do tempo. Pergunte aos alunos:

  • When do you believe forecast is important in your lives? Why? Possíveis respostas: When we travel, to plan the weekend, for a party, for agriculture.
  • Do you watch/follow forecast on TV? Everyday? Possíveis respostas: Yes, I do. No, I don´t. Sometimes. Never.
  • Do you think in other countries weather forecast is presented on TV as in Brazil? Possíveis respostas: Yes, I do/No, I don't/I don't know/Maybe.

Agora, diga aos alunos: Let's watch a forecast video now!

Tempo sugerido: 20 minutes

Propósito: Entender a maioria dos trechos da previsão do tempo apresentada.

Orientações: Mostre aos alunos a imagem acima.

Expectativa: Que os estudantes identifiquem algumas frases do vídeo. Eles não precisarão entender tudo o que ouvirem.

Faça a pergunta What is the weather like here today? Possíveis respostas: It's windy/rainy/sunny/hot/cold/cloudy/dry. Anote a resposta no quadro.

Apresente o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=q2eSObPEDRc pela primeira vez. Diga aos alunos:

  • Watch this video and check if there is somewhere with a similar weather as here today. What do you think? Yes or no? Passe o vídeo inteiro. O objetivo ao passar esta primeira vez é apenas para que eles se familiarizem com o conteúdo do vídeo através do propósito de localizar a informação para verificar se há algum lugar com o clima igual ao que está no dia de hoje. Ao término do vídeo pergunte: So, is there a similar weather? What other kinds of weather could you identify? (Remeter ao vocabulário notado na lousa). Possíveis respostas: It's hot. It's going to rain. It's cloudy.
  • Os alunos irão assistir ao vídeo novamente, porém com um outro objetivo. Diga:

Watch the video again, have in mind two information: Is this forecast for the weekend? Possíveis respostas: No, it's for 2 days only/No, for Sunday and Monday.

Is the weather similar or different across the days? Possíveis respostas: It's different/It's sunny today and cloudy on Monday, etc.

  • Diga aos alunos: Now you are going to listen for more specific information. You have to mention the different kinds of weather you hear. Revise o vocabulário do quadro, faça uma repetição em voz alta com todos juntos (choral repetition). Após a repetição, diga: Everytime you hear a word about weather, you repeat it, ok? Faça um exemplo para ser o modelo para eles, passe a primeira parte, pare no minuto 0:11 e diga warm and sunny assim que ela falar. Assim eles entendem que vão ouvindo e repetindo à medida que vão escutando. Não crie a expectativa de que eles devam entender e repetir todas as palavras que aparecerem. Continue o exercício: pare no minuto 0:15 e diga dry/ 0:24 e diga rain/ 0: 37 e diga cooler and fresher / 0:39 e diga breeze/ 0:55 diga cloudy/ 1:17 diga hot, dry, sunny/ 1:20 diga damp. Não há necessidade de trabalhar todo o vocabulário do vídeo.

Prepare os alunos para a atividade de output, diga: “Let’s practice the vocabulary in groups now.”

Interdisciplinaridade: Fale sobre os países que formam o Reino Unido. (England, Scotland, Wales and North Ireland). Explique que Great-Britain é a ilha onde se localizam três dos quatro países do Reino Unido: England, Scotland, Wales. Peça ajuda ao professor de Geografia, se possível.

Material Suplementar: Acesse a transcrição do vídeo

https://docs.google.com/document/d/1Nw57tl4qj-CK4ojwSVR_Eb_J75UhRqWgxA3snNBEgoM/edit?usp=sharing

Tempo Sugerido: 20 minutes

Proposta: Criar uma situação real para trabalhar o vocabulário aprendido e reconhecido no input.

Expectativa: Que os alunos consigam criar situações que contextualizem o tema weather forecast.

Orientações: Divida os alunos em grupos de 3 ou 4. Para cada grupo, entregue uma tira de papel com uma cidade diferente do Brasil (prepare previamente o número de tiras de acordo com o número de grupos que você terá na sala).

Os grupos deverão montar uma forecast para este final de semana, de acordo com a localidade que receberem.

Solicite dos alunos o possível vocabulário que irão usar:

  • The weather will be____, the days of the week, the temperature will be_____, etc.

Diga aos alunos:

  • You are going to make the forecast for the city you have in your paper. Get together to practice your information. You don't need to write. Dê 5 minutos para eles organizarem.

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Sintetizar o conteúdo da aula.

Expectativa: Deixar claro o que foi estudado na aula: apresentação da previsão do tempo e palavras relacionadas a esse campo semântico (rain, sunny, cloudy and so on).

Orientações: Apresente o slide acima. Após, pergunte:

  • Do you agree with this summary of today’s learning or not? Why?
  • Give suggestions for next classes (some important and interesting issues for you, for example).

É importante lembrar sempre que o aluno deve fazer parte da aula como sujeito ativo. Dessa forma, oferecendo sugestões, ele contribui com suas futuras aulas!

Contents

  1. INPUT: Weather Forecast Bulletin
  2. OUTPUT: Listening comprehension exercise

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes

Professor-autor: Janaína M. Lopes Ferreira

Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel

Especialista: Celina Gonçalves


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes