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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e gráficos de linhas

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e gráficos de linhas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Abel Pedro dos Santos Júnior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_23PES04)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.

Aquecimento
Pela rede social escolhida, questione seus alunos e alunas se lembram das medidas de tendência central.

Atividade principal
Ofereça a atividade principal enviando um pdf para impressão ou mandando a imagem e descrevendo a situação para que possam resolvê-la e concentre-se na discussão das soluções, pois são elas que mostrarão a consolidação das ideias, tanto da interpretação do gráfico de setores quanto das medidas de tendências centrais.

Discussão das soluções com sistematização e encerramento
Para essa discussão de soluções, sugerimos abrir uma sala de reuniões no Google Meet para que possam compartilhar suas aprendizagens e tirarem as dúvidas em tempo real.
- Na discussão das soluções você deve destacar, como em toda estatística, a interpretação dos valores expostos no gráfico e os cálculos das tendências centrais, e questionar o por quê das diferenças de respostas entre a média e o que o gráfico mostra.
- Questione como poderiam dar uma melhor interpretação aos dados. Depois das respostas, faça um incremento à questão determinando que substituam o valor discrepante pela mediana e, assim, recalculem a média e interpretem o resultado.
- Discuta como cada uma das informações das tendências centrais (média, moda e mediana) pode influenciar umas nas outras e ajuda a responder às situações dessa atividade.
- Neste caso, destaque que a média é precisou ser reinterpretada usando a mediana para trazer a melhor das interpretações e que o gráfico de linhas é grande aliado para percebermos que devemos ajustar as medidas de tendência central.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, nas medidas de tendências, incentivando-os a reproduzirem o que aprenderam em situações cotidianas mais próximas como a distribuição de renda e a renda per capta do brasileiro.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_23PES04

(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.


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Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.

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