11323
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - Circunferência e arte

Plano de aula de Matemática com atividades para o 7º ano do Fundamental sobre Estudo da circunferência em obras de arte.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Vieira Soares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA18) Reconhecimento das propriedades da circunferência (elementos; lugar geométrico; construção com recursos diversos)

Objetivos específicos

Estudo da circunferência em obras de arte.

Conceito-chave

Circunferência, arte.

Recursos necessários

  • Folha de papel sulfite;
  • Régua;
  • Lápis de cor.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Noção de polígonos.

Sugestões de Leitura:

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.

KHAN ACADEMY. Raio, diâmetro e circunferência. https://goo.gl/KJL98N (acessado em 18/03/2018).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Divida o objetivo da aula com o aluno. Você pode passar o slide, escrever na lousa ou ler.

Propósito: Deixar o aluno ciente de onde você quer chegar com a aula.

Circunferências e raios select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Essa atividade pode ser feita em duplas. Apresente o slide ou a folha impressa para que o aluno possa ver a figura.

Propósito: Fazer com que o aluno lembre dos conceitos de circunferência e raio e saiba aplicá-los na resolução de um problema.

Discuta com a turma:

  • O que é o raio?
  • Dá pra ter uma ideia do raio das circunferências?

Arte select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total - slides 4 e 5).

Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente. Deixe que os alunos criem, mas verifique se estão seguindo as orientações ou não. Eles podem fazer as circunferências com o uso do compasso ou apoiados em um objeto cilíndrico, ou qualquer outra forma que ele possa pensar. As outras formas geométricas devem ser o mais corretas possível, por exemplo, um quadrado deve ter lados congruentes ou aparentemente congruentes e ângulos retos ou aparentemente retos. Os alunos podem usar régua e esquadros.

Propósito: Fazer com que o aluno perceba outras aplicações (no caso, artísticas) para formas geométricas em geral e a circunferência em particular.

Discuta com a turma:

  • Vocês leram as instruções?
  • O que deve ser feito?

Arte select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total - slides 4 e 5).

Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente. Deixe que os alunos criem, mas verifique se estão seguindo as orientações ou não. Eles podem fazer as circunferências com o uso do compasso ou apoiados em um objeto cilíndrico, ou qualquer outra forma que ele possa pensar. As outras formas geométricas devem ser o mais corretas possível, por exemplo, um quadrado deve ter lados congruentes ou aparentemente congruentes e ângulos retos ou aparentemente retos. Os alunos podem usar régua e esquadros.

Propósito: Fazer com que o aluno perceba outras aplicações (no caso, artísticas) para formas geométricas em geral e a circunferência em particular.

Discuta com a turma:

  • Vocês leram as instruções?
  • O que deve ser feito?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Alunos fazendo arte select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os alunos apresentem seus trabalhos na frente da sala. Verifique se as instruções foram seguidas. Caso contrário, verifique se o aluno não compreendeu as instruções ou se optou por uma arte rebelde, fora dos padrões, o que é interessante também.

Propósito: Fazer com que o aluno perceba que a geometria pode ser usada para criar uma manifestação artística.

Discuta com a turma:

  • Você seguiu todas as instruções?

Encerrando select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente um resumo da aula em uma ou duas frases concisas.

Propósito: Dar uma sensação de fechamento para o aluno.

Interseção e arte select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente. Se os alunos tiverem dúvidas com o vocabulário (interseção), explique o significado da palavra. Você pode dizer, por exemplo, que dois objetos se “cortam”

Propósito: Fazer com que o aluno consiga perceber conceitos matemáticos quando da observação de uma manifestação artística.

Materiais complementares para impressão:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Divida o objetivo da aula com o aluno. Você pode passar o slide, escrever na lousa ou ler.

Propósito: Deixar o aluno ciente de onde você quer chegar com a aula.


Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA18) Reconhecimento das propriedades da circunferência (elementos; lugar geométrico; construção com recursos diversos)

Objetivos específicos

Estudo da circunferência em obras de arte.

Conceito-chave

Circunferência, arte.

Recursos necessários

  • Folha de papel sulfite;
  • Régua;
  • Lápis de cor.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Noção de polígonos.

Sugestões de Leitura:

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.

KHAN ACADEMY. Raio, diâmetro e circunferência. https://goo.gl/KJL98N (acessado em 18/03/2018).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Essa atividade pode ser feita em duplas. Apresente o slide ou a folha impressa para que o aluno possa ver a figura.

Propósito: Fazer com que o aluno lembre dos conceitos de circunferência e raio e saiba aplicá-los na resolução de um problema.

Discuta com a turma:

  • O que é o raio?
  • Dá pra ter uma ideia do raio das circunferências?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total - slides 4 e 5).

Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente. Deixe que os alunos criem, mas verifique se estão seguindo as orientações ou não. Eles podem fazer as circunferências com o uso do compasso ou apoiados em um objeto cilíndrico, ou qualquer outra forma que ele possa pensar. As outras formas geométricas devem ser o mais corretas possível, por exemplo, um quadrado deve ter lados congruentes ou aparentemente congruentes e ângulos retos ou aparentemente retos. Os alunos podem usar régua e esquadros.

Propósito: Fazer com que o aluno perceba outras aplicações (no caso, artísticas) para formas geométricas em geral e a circunferência em particular.

Discuta com a turma:

  • Vocês leram as instruções?
  • O que deve ser feito?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total - slides 4 e 5).

Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente. Deixe que os alunos criem, mas verifique se estão seguindo as orientações ou não. Eles podem fazer as circunferências com o uso do compasso ou apoiados em um objeto cilíndrico, ou qualquer outra forma que ele possa pensar. As outras formas geométricas devem ser o mais corretas possível, por exemplo, um quadrado deve ter lados congruentes ou aparentemente congruentes e ângulos retos ou aparentemente retos. Os alunos podem usar régua e esquadros.

Propósito: Fazer com que o aluno perceba outras aplicações (no caso, artísticas) para formas geométricas em geral e a circunferência em particular.

Discuta com a turma:

  • Vocês leram as instruções?
  • O que deve ser feito?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os alunos apresentem seus trabalhos na frente da sala. Verifique se as instruções foram seguidas. Caso contrário, verifique se o aluno não compreendeu as instruções ou se optou por uma arte rebelde, fora dos padrões, o que é interessante também.

Propósito: Fazer com que o aluno perceba que a geometria pode ser usada para criar uma manifestação artística.

Discuta com a turma:

  • Você seguiu todas as instruções?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente um resumo da aula em uma ou duas frases concisas.

Propósito: Dar uma sensação de fechamento para o aluno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente. Se os alunos tiverem dúvidas com o vocabulário (interseção), explique o significado da palavra. Você pode dizer, por exemplo, que dois objetos se “cortam”

Propósito: Fazer com que o aluno consiga perceber conceitos matemáticos quando da observação de uma manifestação artística.

Materiais complementares para impressão:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 7º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem as transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano, identificando as simetrias de translação, rotação e reflexão; a reconhecer as propriedades da circunferência, investigar as relações entre ângulos formados por retas paralelas e transversais; investigar propriedades de triângulos e analisar ângulos internos e externos de polígonos.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano