Objetivo
Autor: Paula Vieira Soares
Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF07MA18) Reconhecimento das propriedades da circunferência (elementos; lugar geométrico; construção com recursos diversos)
Objetivos específicos
Estudo da circunferência em obras de arte.
Conceito-chave
Circunferência, arte.
Recursos necessários
- Folha de papel sulfite;
- Régua;
- Lápis de cor.
Conhecimentos que a turma deve dominar:
- Noção de polígonos.
Sugestões de Leitura:
BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.
DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 - Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.
KHAN ACADEMY. Raio, diâmetro e circunferência. https://goo.gl/KJL98N (acessado em 18/03/2018).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Divida o objetivo da aula com o aluno. Você pode passar o slide, escrever na lousa ou ler.
Propósito: Deixar o aluno ciente de onde você quer chegar com a aula.
Circunferências e raios
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Essa atividade pode ser feita em duplas. Apresente o slide ou a folha impressa para que o aluno possa ver a figura.
Propósito: Fazer com que o aluno lembre dos conceitos de circunferência e raio e saiba aplicá-los na resolução de um problema.
Discuta com a turma:
- O que é o raio?
- Dá pra ter uma ideia do raio das circunferências?
Arte
Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total - slides 4 e 5).
Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente. Deixe que os alunos criem, mas verifique se estão seguindo as orientações ou não. Eles podem fazer as circunferências com o uso do compasso ou apoiados em um objeto cilíndrico, ou qualquer outra forma que ele possa pensar. As outras formas geométricas devem ser o mais corretas possível, por exemplo, um quadrado deve ter lados congruentes ou aparentemente congruentes e ângulos retos ou aparentemente retos. Os alunos podem usar régua e esquadros.
Propósito: Fazer com que o aluno perceba outras aplicações (no caso, artísticas) para formas geométricas em geral e a circunferência em particular.
Discuta com a turma:
- Vocês leram as instruções?
- O que deve ser feito?
Arte
Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total - slides 4 e 5).
Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente. Deixe que os alunos criem, mas verifique se estão seguindo as orientações ou não. Eles podem fazer as circunferências com o uso do compasso ou apoiados em um objeto cilíndrico, ou qualquer outra forma que ele possa pensar. As outras formas geométricas devem ser o mais corretas possível, por exemplo, um quadrado deve ter lados congruentes ou aparentemente congruentes e ângulos retos ou aparentemente retos. Os alunos podem usar régua e esquadros.
Propósito: Fazer com que o aluno perceba outras aplicações (no caso, artísticas) para formas geométricas em geral e a circunferência em particular.
Discuta com a turma:
- Vocês leram as instruções?
- O que deve ser feito?
Materiais complementares para impressão:
Alunos fazendo arte
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que os alunos apresentem seus trabalhos na frente da sala. Verifique se as instruções foram seguidas. Caso contrário, verifique se o aluno não compreendeu as instruções ou se optou por uma arte rebelde, fora dos padrões, o que é interessante também.
Propósito: Fazer com que o aluno perceba que a geometria pode ser usada para criar uma manifestação artística.
Discuta com a turma:
- Você seguiu todas as instruções?
Encerrando
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente um resumo da aula em uma ou duas frases concisas.
Propósito: Dar uma sensação de fechamento para o aluno.
Interseção e arte
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente. Se os alunos tiverem dúvidas com o vocabulário (interseção), explique o significado da palavra. Você pode dizer, por exemplo, que dois objetos se “cortam”
Propósito: Fazer com que o aluno consiga perceber conceitos matemáticos quando da observação de uma manifestação artística.
Materiais complementares para impressão: