11298
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Estratégia de leitura de problemas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Estratégia de leitura de problemas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra Gabarão Altemari,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_13RDP05

Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula simultânea, você pode realizar a proposta do plano de aula, da maneira como está apresentado, porém procure organizar momentos com grupos menores, para que possa realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). Para esta sugestão os alunos deverão realizar a atividade individualmente, na impossibilidade de fazer duplas. Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas, conforme as sugestões a seguir:

Aquecimento
Proponha que um familiar converse com o aluno sobre o que é um problema: Como podemos saber que estamos diante de um problema? Existem problemas somente na Matemática? Que tipos de problemas você conhece?. Evie as questões para que tenham subsídios para a conversa.

Atividade principal e Discussão das soluções
Envie aos alunos a imagem, digital ou impressa, do problema e da comanda. Caso recebam digitalmente e não tenham como imprimir, podem copiar ou apenas realizar a atividade numa folha. Instrua como deve ser feito. Encaminhe às famílias algumas questões para que possam interagir com as crianças e ajudá-las a realizar a atividade:
     - No problema tem dois números. O que cada um significa?
     - Qual a pergunta do problema?
     - Como pode responder essa pergunta?
     - Que outra pergunta poderia fazer para esta situação?
     - Qual o contexto do problema? Qual o assunto? (Competição de bolinhas de gude)
     - Que outra situação poderia ser parecida com esta?
     - Como pode utilizar os dados numéricos, 12 e 7, para criar o problema?
     - No primeiro problema, ao final da competição Julio ficou com apenas 7 bolinhas, isto indica que ele perdeu. Vamos pensar na possibilidade de Julio ganhar bolinhas?
     - Qual seria a pergunta para este tipo de problema? Teria um cálculo?
Quando terminarem de completar e organizar o problema, peça que respondam (se for necessário, com a ajuda de um adulto, inclusive como escriba), as seguintes questões, para que reflitam sobre a atividade:
     1. COMO FOI CRIAR UM PROBLEMA UTILIZANDO OS MESMOS DADOS NUMÉRICOS?
     2. FOI DIFÍCIL PENSAR NA PERGUNTA QUE COMBINASSE COM O PROBLEMA?
     3. SE FALTAR ALGUM DADO CONSEGUIMOS RESOLVER O PROBLEMA?
Solicite que te encaminhem o problema e as questões respondidas.

Sistematização do conceito e Encerramento
Depois de receber as respostas dos alunos, encaminhe uma devolutiva, e apresente as aprendizagens da aula (com base nos slides de Sistematização do conceito e de encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite às famílias, deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_13RDP05

(EF01MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas