Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Yana Yê dos Santos Dias
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC
(EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.
Objetivos específicos
Leitura e escrita dos números até a ordem da unidade de milhar.
Conceito-chave:
Números até a quarta ordem.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.
Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das centenas.
Recursos necessários:
- Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
- Impressora;
- Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado;
- Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha).
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Resgate com os alunos os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das centenas. Com a observação do número 999 (novecentos e noventa e nove), espera-se que o aluno analise e perceba as regularidades na sequência, como por exemplo, que o seu sucessor já terá quatro ordens e duas classes. Valorize todas as relações relatadas pelas crianças.
Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal até a ordem das centenas e registrar todos o relatos das regularidades descobertas no número 999 (novecentos e noventa e nove).
Discuta com a turma:
- Como você pensou para ajudar Paulinho?
- Você vê alguma semelhança entre as ordens?
(Espera-se que os alunos concluam que todos os algarismos são iguais, mas que de acordo com a ordem que ocupam o seu valor posicional muda).
Materiais Complementares:
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal até a ordem das centenas e registrar todos o relatos das regularidades descobertas no número 999 (novecentos e noventa e nove).
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Verifique se os alunos estão colocando números de quatro ordens, pois o objetivo desse exercício é desenvolver a leitura e a escrita dos números até a unidade de milhar. Espera-se que ao observar o visor os alunos identifiquem que ali cabe um número de quatro algarismos.
Na discussão dessa atividade os alunos poderão mostrar os seus números e explicarem como pensaram. Assim a classe toda terá acesso a diversos números com as explicações de como eles foram formados de acordo com as hipóteses de cada aluno. No momento da discussão você deve aproveitar a regularidade existente nos números apresentados como número de algarismos, mesmo algarismos nas ordens, algarismos iguais em ordens diferentes, etc...
Propósito: Desenvolver a leitura e escrita dos números até a ordem das unidades de milhar usando a estimativa.
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 e 7)
Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’.
Propósito: Registrar e compartilhar todos os resultados da turma a fim de que o aluno observe o número do colega e descubra as regularidades, semelhanças e diferenças no número que ele escreveu. Listar todas às descobertas dos alunos perante suas observações.
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 e 7).
Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’.
Peça que mostrem os seus números e expliquem como pensaram. Assim a classe toda terá acesso a diversos números com as explicações de como eles foram formados de acordo com as hipóteses de cada aluno.
Aproveite a regularidade existente nos números apresentados como número de algarismos, mesmo algarismos nas ordens, algarismos iguais em ordens diferentes, etc, e fomente discussões entre os alunos na comparação de seus números.
Faça uma exposição em um mural com as soluções. Peça para que nomeiem o trabalho, pois essa atitude de ‘autoria’ é importante para a estima dos alunos.
O professor deve ser o mediador de todas às descobertas, mas todas às conclusões devem vir dos alunos que são os protagonistas desta atividade.
Exemplo de perguntas e diálogo que estimulam a aprendizagem significativa
- Vamos ver o número 1 203. Alguém mais usou os algarismos desse número?
(Aluno 1: Sim, usei o algarismo 2. Meu número é o 2 000)
(Aluno 2: Sim, usei o algarismo 2. Meu número é o 9 213)
- O algarismo 2 usado por você possue o mesmo valor posicional do que o número apresentado anteriormente?
(Aluno 1: Não, pois eles não estão na mesma ordem)
(Aluno 2: Sim, pois eles estão na mesma ordem)
- Conte para a turma como vocês chegaram a essa conclusão.
- Alguém tem algo para falar sobre esse algarismo? Ele apareceu em alguma outra ordem em algum dos seus números?
Possíveis analogias
- Todos os números têm quatro algarismos.
(Pode ser que algum aluno coloque menos de quatro algarismos - Veja o Guia de intervenções )
- Mesmo algarismo em ordem diferente possui valor diferente.
- Algarismos com o mesmo valor posicional.
- Comparação quanto a números maiores e menores (mais acessos/ menos acessos).
- Dificilmente escreverão o mesmo número.
- Posição do zero no número.
Propósito: Registrar e compartilhar todos os resultados da turma a fim de que o aluno observe o número do colega e descubra as regularidades, semelhanças e diferenças no número que ele escreveu. Listar todas às descobertas dos alunos perante suas observações.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Sistematizar o aprendizado para leitura, escrita dos números até a quarta ordem usando a estimativa.
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia, em conjunto.
Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Deixe que as crianças façam a atividade sozinha. Depois compartilhe com a turma os resultados trazidos pelos alunos, sempre pedindo que exponham suas analogias. Deixe claro que quem errou pode arrumar e que seria muito valioso para a turma se explicassem qual foi o seu erro.
Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem na leitura e escrita dos números até a ordem das unidades de milhar.
Materiais Complementares: