9571
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Leitura e escrita dos números até quatro algarismos

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Leitura e escrita dos números até a ordem da unidade de milhar.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Yana Yê dos Santos Dias

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Yana Yê dos Santos Dias

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC

(EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.

Objetivos específicos

Leitura e escrita dos números até a ordem da unidade de milhar.

Conceito-chave:

Números até a quarta ordem.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.

Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das centenas.

Recursos necessários:

  • Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
  • Impressora;
  • Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado;
  • Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha).
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Resgate com os alunos os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das centenas. Com a observação do número 999 (novecentos e noventa e nove), espera-se que o aluno analise e perceba as regularidades na sequência, como por exemplo, que o seu sucessor já terá quatro ordens e duas classes. Valorize todas as relações relatadas pelas crianças.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal até a ordem das centenas e registrar todos o relatos das regularidades descobertas no número 999 (novecentos e noventa e nove).

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para ajudar Paulinho?
  • Você vê alguma semelhança entre as ordens?

(Espera-se que os alunos concluam que todos os algarismos são iguais, mas que de acordo com a ordem que ocupam o seu valor posicional muda).

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal até a ordem das centenas e registrar todos o relatos das regularidades descobertas no número 999 (novecentos e noventa e nove).

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Verifique se os alunos estão colocando números de quatro ordens, pois o objetivo desse exercício é desenvolver a leitura e a escrita dos números até a unidade de milhar. Espera-se que ao observar o visor os alunos identifiquem que ali cabe um número de quatro algarismos.

Na discussão dessa atividade os alunos poderão mostrar os seus números e explicarem como pensaram. Assim a classe toda terá acesso a diversos números com as explicações de como eles foram formados de acordo com as hipóteses de cada aluno. No momento da discussão você deve aproveitar a regularidade existente nos números apresentados como número de algarismos, mesmo algarismos nas ordens, algarismos iguais em ordens diferentes, etc...

Propósito: Desenvolver a leitura e escrita dos números até a ordem das unidades de milhar usando a estimativa.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’.

Propósito: Registrar e compartilhar todos os resultados da turma a fim de que o aluno observe o número do colega e descubra as regularidades, semelhanças e diferenças no número que ele escreveu. Listar todas às descobertas dos alunos perante suas observações.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 e 7).

Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’.

Peça que mostrem os seus números e expliquem como pensaram. Assim a classe toda terá acesso a diversos números com as explicações de como eles foram formados de acordo com as hipóteses de cada aluno.

Aproveite a regularidade existente nos números apresentados como número de algarismos, mesmo algarismos nas ordens, algarismos iguais em ordens diferentes, etc, e fomente discussões entre os alunos na comparação de seus números.

Faça uma exposição em um mural com as soluções. Peça para que nomeiem o trabalho, pois essa atitude de ‘autoria’ é importante para a estima dos alunos.

O professor deve ser o mediador de todas às descobertas, mas todas às conclusões devem vir dos alunos que são os protagonistas desta atividade.

Exemplo de perguntas e diálogo que estimulam a aprendizagem significativa

  • Vamos ver o número 1 203. Alguém mais usou os algarismos desse número?

(Aluno 1: Sim, usei o algarismo 2. Meu número é o 2 000)

(Aluno 2: Sim, usei o algarismo 2. Meu número é o 9 213)

  • O algarismo 2 usado por você possue o mesmo valor posicional do que o número apresentado anteriormente?

(Aluno 1: Não, pois eles não estão na mesma ordem)

(Aluno 2: Sim, pois eles estão na mesma ordem)

  • Conte para a turma como vocês chegaram a essa conclusão.
  • Alguém tem algo para falar sobre esse algarismo? Ele apareceu em alguma outra ordem em algum dos seus números?

Possíveis analogias

  • Todos os números têm quatro algarismos.

(Pode ser que algum aluno coloque menos de quatro algarismos - Veja o Guia de intervenções )

  • Mesmo algarismo em ordem diferente possui valor diferente.
  • Algarismos com o mesmo valor posicional.
  • Comparação quanto a números maiores e menores (mais acessos/ menos acessos).
  • Dificilmente escreverão o mesmo número.
  • Posição do zero no número.

Propósito: Registrar e compartilhar todos os resultados da turma a fim de que o aluno observe o número do colega e descubra as regularidades, semelhanças e diferenças no número que ele escreveu. Listar todas às descobertas dos alunos perante suas observações.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sistematizar o aprendizado para leitura, escrita dos números até a quarta ordem usando a estimativa.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia, em conjunto.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Deixe que as crianças façam a atividade sozinha. Depois compartilhe com a turma os resultados trazidos pelos alunos, sempre pedindo que exponham suas analogias. Deixe claro que quem errou pode arrumar e que seria muito valioso para a turma se explicassem qual foi o seu erro.

Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem na leitura e escrita dos números até a ordem das unidades de milhar.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Yana Yê dos Santos Dias

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC

(EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.

Objetivos específicos

Leitura e escrita dos números até a ordem da unidade de milhar.

Conceito-chave:

Números até a quarta ordem.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.

Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das centenas.

Recursos necessários:

  • Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
  • Impressora;
  • Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado;
  • Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha).
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Resgate com os alunos os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das centenas. Com a observação do número 999 (novecentos e noventa e nove), espera-se que o aluno analise e perceba as regularidades na sequência, como por exemplo, que o seu sucessor já terá quatro ordens e duas classes. Valorize todas as relações relatadas pelas crianças.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal até a ordem das centenas e registrar todos o relatos das regularidades descobertas no número 999 (novecentos e noventa e nove).

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para ajudar Paulinho?
  • Você vê alguma semelhança entre as ordens?

(Espera-se que os alunos concluam que todos os algarismos são iguais, mas que de acordo com a ordem que ocupam o seu valor posicional muda).

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal até a ordem das centenas e registrar todos o relatos das regularidades descobertas no número 999 (novecentos e noventa e nove).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Verifique se os alunos estão colocando números de quatro ordens, pois o objetivo desse exercício é desenvolver a leitura e a escrita dos números até a unidade de milhar. Espera-se que ao observar o visor os alunos identifiquem que ali cabe um número de quatro algarismos.

Na discussão dessa atividade os alunos poderão mostrar os seus números e explicarem como pensaram. Assim a classe toda terá acesso a diversos números com as explicações de como eles foram formados de acordo com as hipóteses de cada aluno. No momento da discussão você deve aproveitar a regularidade existente nos números apresentados como número de algarismos, mesmo algarismos nas ordens, algarismos iguais em ordens diferentes, etc...

Propósito: Desenvolver a leitura e escrita dos números até a ordem das unidades de milhar usando a estimativa.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’.

Propósito: Registrar e compartilhar todos os resultados da turma a fim de que o aluno observe o número do colega e descubra as regularidades, semelhanças e diferenças no número que ele escreveu. Listar todas às descobertas dos alunos perante suas observações.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 e 7).

Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’.

Peça que mostrem os seus números e expliquem como pensaram. Assim a classe toda terá acesso a diversos números com as explicações de como eles foram formados de acordo com as hipóteses de cada aluno.

Aproveite a regularidade existente nos números apresentados como número de algarismos, mesmo algarismos nas ordens, algarismos iguais em ordens diferentes, etc, e fomente discussões entre os alunos na comparação de seus números.

Faça uma exposição em um mural com as soluções. Peça para que nomeiem o trabalho, pois essa atitude de ‘autoria’ é importante para a estima dos alunos.

O professor deve ser o mediador de todas às descobertas, mas todas às conclusões devem vir dos alunos que são os protagonistas desta atividade.

Exemplo de perguntas e diálogo que estimulam a aprendizagem significativa

  • Vamos ver o número 1 203. Alguém mais usou os algarismos desse número?

(Aluno 1: Sim, usei o algarismo 2. Meu número é o 2 000)

(Aluno 2: Sim, usei o algarismo 2. Meu número é o 9 213)

  • O algarismo 2 usado por você possue o mesmo valor posicional do que o número apresentado anteriormente?

(Aluno 1: Não, pois eles não estão na mesma ordem)

(Aluno 2: Sim, pois eles estão na mesma ordem)

  • Conte para a turma como vocês chegaram a essa conclusão.
  • Alguém tem algo para falar sobre esse algarismo? Ele apareceu em alguma outra ordem em algum dos seus números?

Possíveis analogias

  • Todos os números têm quatro algarismos.

(Pode ser que algum aluno coloque menos de quatro algarismos - Veja o Guia de intervenções )

  • Mesmo algarismo em ordem diferente possui valor diferente.
  • Algarismos com o mesmo valor posicional.
  • Comparação quanto a números maiores e menores (mais acessos/ menos acessos).
  • Dificilmente escreverão o mesmo número.
  • Posição do zero no número.

Propósito: Registrar e compartilhar todos os resultados da turma a fim de que o aluno observe o número do colega e descubra as regularidades, semelhanças e diferenças no número que ele escreveu. Listar todas às descobertas dos alunos perante suas observações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sistematizar o aprendizado para leitura, escrita dos números até a quarta ordem usando a estimativa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia, em conjunto.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Deixe que as crianças façam a atividade sozinha. Depois compartilhe com a turma os resultados trazidos pelos alunos, sempre pedindo que exponham suas analogias. Deixe claro que quem errou pode arrumar e que seria muito valioso para a turma se explicassem qual foi o seu erro.

Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem na leitura e escrita dos números até a ordem das unidades de milhar.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano