Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se figuras planas diferentes podem apresentar a mesma área que outra. Qual estratégia usar para saber se o retângulo vermelho possui a mesma área que o triângulo amarelo ou o losango verde? Deixe que os alunos comentem livremente e anote as sugestões no quadro. Neste momento, permita que os alunos troquem informações com autonomia. Faça-os refletir sobre as possíveis estratégias para encontrar o resultado.
Propósito: Oportunizar que os alunos reflitam e elaborem estratégias de soluções usando os conhecimentos prévios.
Discuta com a turma:
- É possível um quadrado ocupar a mesma medida de superfície que um retângulo ou triângulo?
- Apenas olhando para o retângulo vermelho e o losango verde, é possível saber se as duas formas ocupam a mesma área?
- Que estratégias vocês usariam para comparar a medida de superfície ocupada pelas figuras planas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Projete o problema ou entregue uma cópia do modelo de impressão aos alunos. Inicialmente, permita que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo em dupla. Não faça nenhuma intervenção neste momento. Observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre área para solucionar o problema proposto em malha quadriculada, comparando as medidas de superfície em figuras diferentes.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver a primeira questão e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro explicar suas estratégias para os colegas. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides com o passo a passo de possíveis estratégias para resolver o problema.
* Ao resolver a primeira questão do problema acima, é importante demonstrar aos alunos que, embora as figuras 1 e 4 apresentem formas diferentes, elas possuem a mesma medida de superfície, pois cada quadradinho é considerado como uma unidade de medida. Sendo assim, as duas figuras apresentam a mesma quantidade, ou seja, 7 quadradinhos.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Como fizeram para encontrar as figuras com superfícies iguais?
- Como chegaram a esta conclusão?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver a primeira questão e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro explicar suas estratégias para os colegas. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides com o passo a passo de possíveis estratégias para resolver o problema.
* Esclareça aos alunos que, nesta questão, basta comparar a quantidade de quadradinhos de todas as figuras e encontrar a que possui menor número, ocupando também a menor área.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Como fizeram para encontrar a figura com a menor área?
- Como chegaram a esta conclusão?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver a primeira questão e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro explicar suas estratégias para os colegas. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides com o passo a passo de possíveis estratégias para resolver o problema.
* Embora a questão seja diferente das anteriores (por inserir a medida), demonstre aos alunos que sua solução pode ocorrer da mesma forma: contando os quadradinhos. Lembre os aluno que desta vez a unidade de medida é o cm². Portanto, a solução também deve estar neste formato.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Como fizeram para encontrar a medida da figura 3?
- Vocês também resolveram esta questão da mesma forma apresentada?
- É possível resolver esta questão de outras maneiras? Como?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver a primeira questão e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro explicar suas estratégias para os colegas. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides com o passo a passo de possíveis estratégias para resolver o problema.
* Demonstre aos alunos que também é possível resolver a terceira questão usando como recurso o conceito de área para os retângulos, ou seja, multiplicando a base pela altura. Informe os alunos que esse processo só é possível porque o número de quadradinhos se repetem, tanto nas linhas, quanto nas colunas da malha quadriculada.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Como fizeram para encontrar a medida da figura 3?
- Vocês também resolveram esta questão multiplicando a base x altura?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome com os estudantes o conceito de área e os procedimentos para comparar as medidas diferentes e semelhantes.
Propósito: Apresentar o conceito relacionado à atividade principal.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.
Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, escrever no quadro ou imprimir uma cópia do modelo de impressão para os alunos. Nesta atividade, o aluno deverá refletir e colocar em prática a estratégia necessária para comparar a medida de superfície entre os cômodos de uma casa. O Raio-X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Identifique e anote os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um com relação ao conteúdo aprendido nesta aula.
Discuta com a turma:
- Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
- Tiveram dificuldades? Quais?
- Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
- Como chegaram aos resultados desta atividade?
Materiais complementares para impressão:
Raio-X
Resolução do raio-x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar