11087
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Arredondamento para o múltiplo da potência de 10

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Arredondar um número natural para o múltiplo da potência de 10 mais próxima.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marytta Vilela Perez Masseli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima

Objetivos específicos

Arredondar um número natural para o múltiplo da potência de 10 mais próxima.



Conceito-chave

Ler, interpretar e estimar números para fazer arredondamentos.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma

Propósito: Compartilhar o objetivo de aprendizagem da aula com a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie a aula lendo a atividade de aquecimento passando a questão no quadro e pedindo para que os estudantes respondam oralmente.

Caso a turma não tenha conhecimento de arredondamento, pode-se colocar uma reta numérica ou uma fita métrica ou ainda uma sequência de números e questionar sobre a dezena, centena ou milhar mais próximo.

Caso precise retomar ordenação de números naturais, pode-se aplicar à unidade MAT5_01NUM, que tem como ideia central a ordenação de números naturais até 6 ordens.

Propósito: Relembrar o conceito de arredondamento de um número para dezena, centena ou milhar mais próximo.

Discuta com a turma:

  • Converse com a turma sobre o sistema de numeração decimal, e as aproximações da dezena, centena ou milhar.
  • Quantas dezenas preciso para formar uma centena? Quantas centenas preciso para formar um milhar? etc.

Possíveis soluções:

Efetue o arredondamento dos números dados, para dezena, centena ou milhar mais próximo:

  • 9 ? 10
  • 76 ? 80
  • 309 ? 300
  • 4 578 ? 5 000

Materiais complementares para impressão

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Para a organização dessa atividade, deve-se antecipadamente providenciar para que todos os alunos tenham uma calculadora em mãos. Os alunos poderão ser organizados em trios ou duplas. Se for o caso, pode ser usada apenas uma calculadora por dupla ou trio. Assim, você precisará de, no mínimo, 1 calculadora para cada trio de estudantes. Não deixe de alertar aos estudantes que eles só poderão utilizar as teclas numéricas 1, 0, adição, subtração, multiplicação, divisão e a tecla do sinal de igual.

Discuta com a turma:

  • Como podemos calcular esses valores utilizando essa calculadora?
  • Quais estratégias podemos usar?
  • Como fazemos a aproximação da potência de 10?

Propósito: Possibilitar que os estudantes retomem as orientações para o arredondamento de um número para a dezena, centena, unidade de milhar ou dezena de milhar mais próxima, conforme o caso.

Resolução: Segue uma sugestão de resolução para cada item. Pode ser que os alunos apresentem outras possibilidades. Aproveite para explorar todas as soluções que aparecerem. Envolva os alunos na validação das soluções apresentadas pelos colegas.

  • (100 - 10) + (10 000 - 1) + (1 000 - 1) - (100 - 10 - 10) = 11 008

O arredondamento de 11 008 para a dezena de milhar mais próxima é 11 000 = 11 x 103.

  • (10 - 1) x 10 + (100 - 1) = 189

O arredondamento de 189 para a centena mais próxima é 200 = 2 x 102.

  • (100 000 - 10) : 10 + (100 - 1) = 10 098

O arredondamento de 10 098 para a dezena de milhar mais próxima é 10 000 = 1 x 104.

  • (100 - 10) - (10 - 1) + 10 = 91

O arredondamento de 91 para a dezena mais próxima é 90 = 9 x 101.

Materiais complementares para impressão

Guia de intervenção

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Incentive os alunos a apresentarem as estratégias que utilizaram para resolver as expressões.

Propósito: Apresentar e discutir as estratégias encontradas nas duplas ou trios. Estimular a discussão dessas estratégias, comparando-as e refletindo sobre os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Nas respostas encontradas, houve alguma diferença? Se sim, qual está correta? Por quê?
  • Como cada dupla ou trio pensou?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Incentive os alunos a apresentarem as estratégias que utilizaram para resolver as expressões.

Propósito: Apresentar e discutir as estratégias encontradas nas duplas ou trios. Estimular a discussão dessas estratégias, comparando-as e refletindo sobre os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Nas respostas encontradas, houve alguma diferença? Se sim, qual está correta? Por quê?
  • Como cada dupla ou trio pensou?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Incentive os alunos a apresentarem as estratégias que utilizaram para resolver as expressões.

Propósito: Apresentar e discutir as estratégias encontradas nas duplas ou trios. Estimular a discussão dessas estratégias, comparando-as e refletindo sobre os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Nas respostas encontradas, houve alguma diferença? Se sim, qual está correta? Por quê?
  • Como cada dupla ou trio pensou?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Incentive os alunos a apresentarem as estratégias que utilizaram para resolver as expressões.

Propósito: Apresentar e discutir as estratégias encontradas nas duplas ou trios. Estimular a discussão dessas estratégias, comparando-as e refletindo sobre os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Nas respostas encontradas, houve alguma diferença? Se sim, qual está correta? Por quê?
  • Como cada dupla ou trio pensou?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Observe se a turma atingiu o objetivo de arredondar para o múltiplo da potência de base 10 mais próxima.

Propósito: Resumir e retomar o conteúdo trabalhado nessa unidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos generalizar essa aproximação?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Apresente essa atividade para turma projetando ou imprimindo, e peça para que resolvam, individualmente, os tópicos. Em seguida peça para que digam quais os resultados encontrados.

Propósito: Verificar se compreenderam como arredondar para o múltiplo da potência de 10 mais próxima.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as estratégias que vocês utilizaram para fazer as aproximações?

Possíveis soluções:

  • 471 ? 480 ? 500

500 = 5 x 102

  • 8 999 ? 9 000

9 000 = 9 x 103

  • 30 957 ? 31 000 ?30 000

30 000 = 3 x 104

  • 3 594 ? 4 x 103

3 594 ? 3 590 ? 3 600 ? 4 000

  • 3 895 729 ? 4 x 106

3 895 729 ? 3 895 000 ? 3 900 000 ? 4 000 000

  • 8 999 ? 9 x 103

Materiais complementares para impressão

Raio x

Resolução do raio x

Resolução do atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma

Propósito: Compartilhar o objetivo de aprendizagem da aula com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima

Objetivos específicos

Arredondar um número natural para o múltiplo da potência de 10 mais próxima.



Conceito-chave

Ler, interpretar e estimar números para fazer arredondamentos.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie a aula lendo a atividade de aquecimento passando a questão no quadro e pedindo para que os estudantes respondam oralmente.

Caso a turma não tenha conhecimento de arredondamento, pode-se colocar uma reta numérica ou uma fita métrica ou ainda uma sequência de números e questionar sobre a dezena, centena ou milhar mais próximo.

Caso precise retomar ordenação de números naturais, pode-se aplicar à unidade MAT5_01NUM, que tem como ideia central a ordenação de números naturais até 6 ordens.

Propósito: Relembrar o conceito de arredondamento de um número para dezena, centena ou milhar mais próximo.

Discuta com a turma:

  • Converse com a turma sobre o sistema de numeração decimal, e as aproximações da dezena, centena ou milhar.
  • Quantas dezenas preciso para formar uma centena? Quantas centenas preciso para formar um milhar? etc.

Possíveis soluções:

Efetue o arredondamento dos números dados, para dezena, centena ou milhar mais próximo:

  • 9 ? 10
  • 76 ? 80
  • 309 ? 300
  • 4 578 ? 5 000

Materiais complementares para impressão

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Para a organização dessa atividade, deve-se antecipadamente providenciar para que todos os alunos tenham uma calculadora em mãos. Os alunos poderão ser organizados em trios ou duplas. Se for o caso, pode ser usada apenas uma calculadora por dupla ou trio. Assim, você precisará de, no mínimo, 1 calculadora para cada trio de estudantes. Não deixe de alertar aos estudantes que eles só poderão utilizar as teclas numéricas 1, 0, adição, subtração, multiplicação, divisão e a tecla do sinal de igual.

Discuta com a turma:

  • Como podemos calcular esses valores utilizando essa calculadora?
  • Quais estratégias podemos usar?
  • Como fazemos a aproximação da potência de 10?

Propósito: Possibilitar que os estudantes retomem as orientações para o arredondamento de um número para a dezena, centena, unidade de milhar ou dezena de milhar mais próxima, conforme o caso.

Resolução: Segue uma sugestão de resolução para cada item. Pode ser que os alunos apresentem outras possibilidades. Aproveite para explorar todas as soluções que aparecerem. Envolva os alunos na validação das soluções apresentadas pelos colegas.

  • (100 - 10) + (10 000 - 1) + (1 000 - 1) - (100 - 10 - 10) = 11 008

O arredondamento de 11 008 para a dezena de milhar mais próxima é 11 000 = 11 x 103.

  • (10 - 1) x 10 + (100 - 1) = 189

O arredondamento de 189 para a centena mais próxima é 200 = 2 x 102.

  • (100 000 - 10) : 10 + (100 - 1) = 10 098

O arredondamento de 10 098 para a dezena de milhar mais próxima é 10 000 = 1 x 104.

  • (100 - 10) - (10 - 1) + 10 = 91

O arredondamento de 91 para a dezena mais próxima é 90 = 9 x 101.

Materiais complementares para impressão

Guia de intervenção

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Incentive os alunos a apresentarem as estratégias que utilizaram para resolver as expressões.

Propósito: Apresentar e discutir as estratégias encontradas nas duplas ou trios. Estimular a discussão dessas estratégias, comparando-as e refletindo sobre os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Nas respostas encontradas, houve alguma diferença? Se sim, qual está correta? Por quê?
  • Como cada dupla ou trio pensou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Incentive os alunos a apresentarem as estratégias que utilizaram para resolver as expressões.

Propósito: Apresentar e discutir as estratégias encontradas nas duplas ou trios. Estimular a discussão dessas estratégias, comparando-as e refletindo sobre os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Nas respostas encontradas, houve alguma diferença? Se sim, qual está correta? Por quê?
  • Como cada dupla ou trio pensou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Incentive os alunos a apresentarem as estratégias que utilizaram para resolver as expressões.

Propósito: Apresentar e discutir as estratégias encontradas nas duplas ou trios. Estimular a discussão dessas estratégias, comparando-as e refletindo sobre os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Nas respostas encontradas, houve alguma diferença? Se sim, qual está correta? Por quê?
  • Como cada dupla ou trio pensou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Incentive os alunos a apresentarem as estratégias que utilizaram para resolver as expressões.

Propósito: Apresentar e discutir as estratégias encontradas nas duplas ou trios. Estimular a discussão dessas estratégias, comparando-as e refletindo sobre os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Nas respostas encontradas, houve alguma diferença? Se sim, qual está correta? Por quê?
  • Como cada dupla ou trio pensou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Observe se a turma atingiu o objetivo de arredondar para o múltiplo da potência de base 10 mais próxima.

Propósito: Resumir e retomar o conteúdo trabalhado nessa unidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos generalizar essa aproximação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Apresente essa atividade para turma projetando ou imprimindo, e peça para que resolvam, individualmente, os tópicos. Em seguida peça para que digam quais os resultados encontrados.

Propósito: Verificar se compreenderam como arredondar para o múltiplo da potência de 10 mais próxima.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as estratégias que vocês utilizaram para fazer as aproximações?

Possíveis soluções:

  • 471 ? 480 ? 500

500 = 5 x 102

  • 8 999 ? 9 000

9 000 = 9 x 103

  • 30 957 ? 31 000 ?30 000

30 000 = 3 x 104

  • 3 594 ? 4 x 103

3 594 ? 3 590 ? 3 600 ? 4 000

  • 3 895 729 ? 4 x 106

3 895 729 ? 3 895 000 ? 3 900 000 ? 4 000 000

  • 8 999 ? 9 x 103

Materiais complementares para impressão

Raio x

Resolução do raio x

Resolução do atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano