Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Marytta Rennó Masseli
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima
Objetivos específicos
Arredondar um número natural para o múltiplo da potência de 10 mais próxima.
Conceito-chave
Ler, interpretar e estimar números para fazer arredondamentos.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma
Propósito: Compartilhar o objetivo de aprendizagem da aula com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Inicie a aula lendo a atividade de aquecimento passando a questão no quadro e pedindo para que os estudantes respondam oralmente.
Caso a turma não tenha conhecimento de arredondamento, pode-se colocar uma reta numérica ou uma fita métrica ou ainda uma sequência de números e questionar sobre a dezena, centena ou milhar mais próximo.
Caso precise retomar ordenação de números naturais, pode-se aplicar à unidade MAT5_01NUM, que tem como ideia central a ordenação de números naturais até 6 ordens.
Propósito: Relembrar o conceito de arredondamento de um número para dezena, centena ou milhar mais próximo.
Discuta com a turma:
- Converse com a turma sobre o sistema de numeração decimal, e as aproximações da dezena, centena ou milhar.
- Quantas dezenas preciso para formar uma centena? Quantas centenas preciso para formar um milhar? etc.
Possíveis soluções:
Efetue o arredondamento dos números dados, para dezena, centena ou milhar mais próximo:
- 9 ? 10
- 76 ? 80
- 309 ? 300
- 4 578 ? 5 000
Materiais complementares para impressão
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Para a organização dessa atividade, deve-se antecipadamente providenciar para que todos os alunos tenham uma calculadora em mãos. Os alunos poderão ser organizados em trios ou duplas. Se for o caso, pode ser usada apenas uma calculadora por dupla ou trio. Assim, você precisará de, no mínimo, 1 calculadora para cada trio de estudantes. Não deixe de alertar aos estudantes que eles só poderão utilizar as teclas numéricas 1, 0, adição, subtração, multiplicação, divisão e a tecla do sinal de igual.
Discuta com a turma:
- Como podemos calcular esses valores utilizando essa calculadora?
- Quais estratégias podemos usar?
- Como fazemos a aproximação da potência de 10?
Propósito: Possibilitar que os estudantes retomem as orientações para o arredondamento de um número para a dezena, centena, unidade de milhar ou dezena de milhar mais próxima, conforme o caso.
Resolução: Segue uma sugestão de resolução para cada item. Pode ser que os alunos apresentem outras possibilidades. Aproveite para explorar todas as soluções que aparecerem. Envolva os alunos na validação das soluções apresentadas pelos colegas.
- (100 - 10) + (10 000 - 1) + (1 000 - 1) - (100 - 10 - 10) = 11 008
O arredondamento de 11 008 para a dezena de milhar mais próxima é 11 000 = 11 x 103.
- (10 - 1) x 10 + (100 - 1) = 189
O arredondamento de 189 para a centena mais próxima é 200 = 2 x 102.
- (100 000 - 10) : 10 + (100 - 1) = 10 098
O arredondamento de 10 098 para a dezena de milhar mais próxima é 10 000 = 1 x 104.
- (100 - 10) - (10 - 1) + 10 = 91
O arredondamento de 91 para a dezena mais próxima é 90 = 9 x 101.
Materiais complementares para impressão
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Incentive os alunos a apresentarem as estratégias que utilizaram para resolver as expressões.
Propósito: Apresentar e discutir as estratégias encontradas nas duplas ou trios. Estimular a discussão dessas estratégias, comparando-as e refletindo sobre os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Nas respostas encontradas, houve alguma diferença? Se sim, qual está correta? Por quê?
- Como cada dupla ou trio pensou?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Incentive os alunos a apresentarem as estratégias que utilizaram para resolver as expressões.
Propósito: Apresentar e discutir as estratégias encontradas nas duplas ou trios. Estimular a discussão dessas estratégias, comparando-as e refletindo sobre os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Nas respostas encontradas, houve alguma diferença? Se sim, qual está correta? Por quê?
- Como cada dupla ou trio pensou?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Incentive os alunos a apresentarem as estratégias que utilizaram para resolver as expressões.
Propósito: Apresentar e discutir as estratégias encontradas nas duplas ou trios. Estimular a discussão dessas estratégias, comparando-as e refletindo sobre os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Nas respostas encontradas, houve alguma diferença? Se sim, qual está correta? Por quê?
- Como cada dupla ou trio pensou?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Incentive os alunos a apresentarem as estratégias que utilizaram para resolver as expressões.
Propósito: Apresentar e discutir as estratégias encontradas nas duplas ou trios. Estimular a discussão dessas estratégias, comparando-as e refletindo sobre os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Nas respostas encontradas, houve alguma diferença? Se sim, qual está correta? Por quê?
- Como cada dupla ou trio pensou?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Observe se a turma atingiu o objetivo de arredondar para o múltiplo da potência de base 10 mais próxima.
Propósito: Resumir e retomar o conteúdo trabalhado nessa unidade.
Discuta com a turma:
- Como podemos generalizar essa aproximação?
Raio X
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Apresente essa atividade para turma projetando ou imprimindo, e peça para que resolvam, individualmente, os tópicos. Em seguida peça para que digam quais os resultados encontrados.
Propósito: Verificar se compreenderam como arredondar para o múltiplo da potência de 10 mais próxima.
Discuta com a turma:
- Quais foram as estratégias que vocês utilizaram para fazer as aproximações?
Possíveis soluções:
- 471 ? 480 ? 500
500 = 5 x 102
- 8 999 ? 9 000
9 000 = 9 x 103
- 30 957 ? 31 000 ?30 000
30 000 = 3 x 104
- 3 594 ? 4 x 103
3 594 ? 3 590 ? 3 600 ? 4 000
- 3 895 729 ? 4 x 106
3 895 729 ? 3 895 000 ? 3 900 000 ? 4 000 000
- 8 999 ? 9 x 103
Materiais complementares para impressão