Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minuto
Orientação: Projete, leia ou escreva no quadro o objetivo da aula, para a turma.
Material Complementar:
- No link da Khan Academi, você encontrará uma sequência de vídeo aulas gratuitas, explicando aproximação de múltiplos de 10. Para acessá-lo clique aqui.
- No link do Brasil Escola, temos descrito as regras de arredondamento, que é o mesmo que aproximar. Para acessá-lo clique aqui.
Propósito: Apresentar o objetivo que será trabalhado na unidade.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Inicie a aula apresentando a situação posta, e pedindo para que os estudantes resolvam a atividade. Esse é um momento que se deve ter atenção para possíveis dificuldades de localização na reta. Caso perceba que os estudantes não conseguem localizar na reta, é preciso retomar ordenação crescente de números. Uma sugestão é retomar as unidades Nova Escola - MAT4_03NUM e MAT5_01NUM.
Propósito: Elencar possíveis dificuldades em ordenação e localização na reta numerada, bem como retomar a sequência numérica utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Questione sobre o posicionamento dos números na reta e a relação existente entre a ordenação crescente entre eles.
Possível solução:
O 14 ficará entre o 10 e 20, antes da sinalização do meio; O 25 ficará exatamente na marcação do meio entre o 20 e 30; o 5 ficará exatamente na marcação do meio entre o zero e o 10; o 30 ficará exatamente na marcação do 30; o 56 ficará depois da marcação do meio entre o 50 e 60; e o 45 ficará exatamente na marcação do meio entre o 40 e 50.
Aquecimento
Resolução do aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Em duplas, peça para que resolvam a atividade, compartilhando as estratégias escolhidas para resolver.
Esse é um momento que você deverá deixar que as duplas resolvam sozinhas sem mediação do professor.
Propósito: Possibilitar que os estudantes resolvam a atividade sugerida sem mediação do professor e que compartilhem entre eles as possíveis estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia pode ser usada para localizar as temperaturas na reta?
Materiais complementares para impressão
Atividade principal
Resolução do atividade principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)
Orientação: Depois de resolverem a atividades, peça que compartilhem as estratégias escolhidas. Anote no quadro as diferentes estratégias, compartilhando com o restante da turma a forma de pensar de cada dupla.
Propósito: Compartilhar e apresentar as diferentes estratégias escolhidas pelas duplas.
Discuta com a turma:
- Quais as semelhanças e diferenças entre as estratégias apresentadas?
- Existe alguma outra forma de resolver? Qual?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)
Orientação: Depois de resolverem a atividades, peça que compartilhem as estratégias escolhidas. Anote no quadro as diferentes estratégias, compartilhando com o restante da turma a forma de pensar de cada dupla.
Propósito: Compartilhar e apresentar as diferentes estratégias escolhidas pelas duplas.
Discuta com a turma:
- Quais as semelhanças e diferenças entre as estratégias apresentadas?
- Existe alguma outra forma de resolver? Qual?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as estratégias apresentadas. Se possível esquematize em uma cartolina ou no quadro as estratégias compartilhadas.
Propósito: Encerrar a aula e organizar um resumo do que foi aprendido na aula.
Discuta com a turma:
- Qual a finalidade de se fazer aproximações desse tipo? Onde são aplicadas aproximações?
- O que de novo aprendemos hoje?
- Alguém ficou com alguma dúvida?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Peça para que os estudantes resolvam a atividade individualmente. Aproveite para verificar a aprendizagem dos alunos.
Discuta com a turma:
- Depois do que vimos na aula, existem alguma outra estratégia para resolver?
- Alguém pensou diferente do que foi apresentado até o momento?
Para imprimir a atividade clique aqui.
Para imprimir a solução detalhada clique aqui.
Propósito: Verificar o aprendizado do aluno na aula.
Solução:
Para 923 deverá ser marcado o número 9 x 102.
Para 483 deverá ser marcado o número 5 x102.
Para 356 deverá ser marcado o número 4 x102.
Atividade Complementar para impressão:
Raio x
Resolução do raio x
TITULO DO DOCUMENTO
Resolução do atividade complementar