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9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Tendências no Gráfico de Pictogramas

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e pictogramas (gráfico)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Abel Pedro dos Santos Júnior

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos pictóricos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Conceito-chave

Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e pictogramas (gráfico).

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula perguntando, para relembrar aos alunos, o que eles sabem sobre as medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e se eles tem algo mais a dizer sobre pictogramas. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem um pouco sobre cada item anotado.

Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando a ideia citada na fala da Gy.

Discuta com a turma:

  • Sempre é necessário o cálculo da moda, da média aritmética e da mediana? Por quê?

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientações: Espera-se do aluno que, para a situação imaginada, ele diga que não faz sentido calcular a média de passarinhos fotografados, dado que estamos diante de uma variável que é qualitativa. Já para o outro questionamento, espera-se que sim, pois é correto dizer que a moda do conjunto de dados é determinada pela espécie de passarinho mais fotografada, ou seja, é o que mais aparece, ressaltando que mesmo não tendo números a ideia da moda é essa: o dado que mais aparece num conjunto de dados.

Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando a ideia citada na fala da Gy.

Discuta com a turma:

  • Se usarmos apenas a moda e a mediana, chegaremos sempre a mesma conclusão, independente do caso?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de pictogramas e pensem em formas de resolver a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de pictogramas.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de pictogramas, é possível obter a moda? E a mediana? Como?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de linhas e pensem em formas de resolver a atividade.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de pictogramas.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de pictogramas, é possível obter também a moda? E a mediana? Como?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 e 8).

Orientações: Peça que os alunos observem as moedas ilustradas e as legendas do pictograma por um tempo. Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”. Lembre-se também de dar bastante ênfase nas respostas dos alunos ao responder: “o que mais é possível perceber”, tendo em vista que os alunos, possivelmente também dirão coisas do tipo: a maioria das moedas só tem um ano de uso ou até mesmo que existem x moedas.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do pictograma.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no pictogramas já é possível realizar inferências antes mesmo de buscar calcular a moda, a média e a mediana?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 e 8).

Orientações: Peça que os alunos observem as supostas moedas ilustradas e as legendas do pictograma por um tempo. Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do pictograma.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no pictogramas já é possível realizar inferências antes mesmo de buscar calcular a moda, a média e a mediana?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade lembrando de mencionar novamente que, independentemente de como o conjunto de dados seja apresentado, até mesmo em gráficos de pictogramas, ao se analisar criticamente esses dados, utilizando medidas de tendência central, é possível se chegar a conclusões e tomar decisões para um determinado problema.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando o raio x, pois é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar se ainda há alguma dificuldade em cada um.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. E para ver a resolução dessa atividade acesse.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Material Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos pictóricos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Conceito-chave

Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e pictogramas (gráfico).

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula perguntando, para relembrar aos alunos, o que eles sabem sobre as medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e se eles tem algo mais a dizer sobre pictogramas. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem um pouco sobre cada item anotado.

Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando a ideia citada na fala da Gy.

Discuta com a turma:

  • Sempre é necessário o cálculo da moda, da média aritmética e da mediana? Por quê?

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientações: Espera-se do aluno que, para a situação imaginada, ele diga que não faz sentido calcular a média de passarinhos fotografados, dado que estamos diante de uma variável que é qualitativa. Já para o outro questionamento, espera-se que sim, pois é correto dizer que a moda do conjunto de dados é determinada pela espécie de passarinho mais fotografada, ou seja, é o que mais aparece, ressaltando que mesmo não tendo números a ideia da moda é essa: o dado que mais aparece num conjunto de dados.

Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando a ideia citada na fala da Gy.

Discuta com a turma:

  • Se usarmos apenas a moda e a mediana, chegaremos sempre a mesma conclusão, independente do caso?

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de pictogramas e pensem em formas de resolver a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de pictogramas.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de pictogramas, é possível obter a moda? E a mediana? Como?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de linhas e pensem em formas de resolver a atividade.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de pictogramas.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de pictogramas, é possível obter também a moda? E a mediana? Como?

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 e 8).

Orientações: Peça que os alunos observem as moedas ilustradas e as legendas do pictograma por um tempo. Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”. Lembre-se também de dar bastante ênfase nas respostas dos alunos ao responder: “o que mais é possível perceber”, tendo em vista que os alunos, possivelmente também dirão coisas do tipo: a maioria das moedas só tem um ano de uso ou até mesmo que existem x moedas.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do pictograma.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no pictogramas já é possível realizar inferências antes mesmo de buscar calcular a moda, a média e a mediana?

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 e 8).

Orientações: Peça que os alunos observem as supostas moedas ilustradas e as legendas do pictograma por um tempo. Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do pictograma.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no pictogramas já é possível realizar inferências antes mesmo de buscar calcular a moda, a média e a mediana?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade lembrando de mencionar novamente que, independentemente de como o conjunto de dados seja apresentado, até mesmo em gráficos de pictogramas, ao se analisar criticamente esses dados, utilizando medidas de tendência central, é possível se chegar a conclusões e tomar decisões para um determinado problema.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando o raio x, pois é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar se ainda há alguma dificuldade em cada um.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. E para ver a resolução dessa atividade acesse.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Material Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos pictóricos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Conceito-chave

Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e pictogramas (gráfico).

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).


Código: MAT9_23PES05

(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.


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Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.

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