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Plano de aula - Tendências no Gráfico de Pictogramas

POR: Abel Pedro dos Santos Júnior 17/07/2018
Código: MAT9_23PES05

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF09MA21) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e pictogramas (gráfico)

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos pictóricos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Conceito-chave

Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e pictogramas (gráfico).

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula perguntando, para relembrar aos alunos, o que eles sabem sobre as medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e se eles tem algo mais a dizer sobre pictogramas. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem um pouco sobre cada item anotado.

Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando a ideia citada na fala da Gy.

Discuta com a turma:

  • Sempre é necessário o cálculo da moda, da média aritmética e da mediana? Por quê?

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientações: Espera-se do aluno que, para a situação imaginada, ele diga que não faz sentido calcular a média de passarinhos fotografados, dado que estamos diante de uma variável que é qualitativa. Já para o outro questionamento, espera-se que sim, pois é correto dizer que a moda do conjunto de dados é determinada pela espécie de passarinho mais fotografada, ou seja, é o que mais aparece, ressaltando que mesmo não tendo números a ideia da moda é essa: o dado que mais aparece num conjunto de dados.

Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando a ideia citada na fala da Gy.

Discuta com a turma:

  • Se usarmos apenas a moda e a mediana, chegaremos sempre a mesma conclusão, independente do caso?

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de pictogramas e pensem em formas de resolver a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de pictogramas.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de pictogramas, é possível obter a moda? E a mediana? Como?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de linhas e pensem em formas de resolver a atividade.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de pictogramas.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de pictogramas, é possível obter também a moda? E a mediana? Como?

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 e 8).

Orientações: Peça que os alunos observem as moedas ilustradas e as legendas do pictograma por um tempo. Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”. Lembre-se também de dar bastante ênfase nas respostas dos alunos ao responder: “o que mais é possível perceber”, tendo em vista que os alunos, possivelmente também dirão coisas do tipo: a maioria das moedas só tem um ano de uso ou até mesmo que existem x moedas.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do pictograma.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no pictogramas já é possível realizar inferências antes mesmo de buscar calcular a moda, a média e a mediana?

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 e 8).

Orientações: Peça que os alunos observem as supostas moedas ilustradas e as legendas do pictograma por um tempo. Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do pictograma.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no pictogramas já é possível realizar inferências antes mesmo de buscar calcular a moda, a média e a mediana?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade lembrando de mencionar novamente que, independentemente de como o conjunto de dados seja apresentado, até mesmo em gráficos de pictogramas, ao se analisar criticamente esses dados, utilizando medidas de tendência central, é possível se chegar a conclusões e tomar decisões para um determinado problema.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando o raio x, pois é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar se ainda há alguma dificuldade em cada um.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. E para ver a resolução dessa atividade acesse.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Material Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos pictóricos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Conceito-chave

Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e pictogramas (gráfico).

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).


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