Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula perguntando, para relembrar aos alunos, o que eles sabem sobre as medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e se eles tem algo mais a dizer sobre pictogramas. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem um pouco sobre cada item anotado.
Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando a ideia citada na fala da Gy.
Discuta com a turma:
- Sempre é necessário o cálculo da moda, da média aritmética e da mediana? Por quê?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).
Orientações: Espera-se do aluno que, para a situação imaginada, ele diga que não faz sentido calcular a média de passarinhos fotografados, dado que estamos diante de uma variável que é qualitativa. Já para o outro questionamento, espera-se que sim, pois é correto dizer que a moda do conjunto de dados é determinada pela espécie de passarinho mais fotografada, ou seja, é o que mais aparece, ressaltando que mesmo não tendo números a ideia da moda é essa: o dado que mais aparece num conjunto de dados.
Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando a ideia citada na fala da Gy.
Discuta com a turma:
- Se usarmos apenas a moda e a mediana, chegaremos sempre a mesma conclusão, independente do caso?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).
Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de pictogramas e pensem em formas de resolver a atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de pictogramas.
Discuta com a turma:
- Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de pictogramas, é possível obter a moda? E a mediana? Como?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).
Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de linhas e pensem em formas de resolver a atividade.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de pictogramas.
Discuta com a turma:
- Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de pictogramas, é possível obter também a moda? E a mediana? Como?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 e 8).
Orientações: Peça que os alunos observem as moedas ilustradas e as legendas do pictograma por um tempo. Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”. Lembre-se também de dar bastante ênfase nas respostas dos alunos ao responder: “o que mais é possível perceber”, tendo em vista que os alunos, possivelmente também dirão coisas do tipo: a maioria das moedas só tem um ano de uso ou até mesmo que existem x moedas.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do pictograma.
Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.
Discuta com a turma:
- Olhando apenas para os dados apresentados no pictogramas já é possível realizar inferências antes mesmo de buscar calcular a moda, a média e a mediana?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 e 8).
Orientações: Peça que os alunos observem as supostas moedas ilustradas e as legendas do pictograma por um tempo. Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do pictograma.
Discuta com a turma:
- Olhando apenas para os dados apresentados no pictogramas já é possível realizar inferências antes mesmo de buscar calcular a moda, a média e a mediana?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade lembrando de mencionar novamente que, independentemente de como o conjunto de dados seja apresentado, até mesmo em gráficos de pictogramas, ao se analisar criticamente esses dados, utilizando medidas de tendência central, é possível se chegar a conclusões e tomar decisões para um determinado problema.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando o raio x, pois é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar se ainda há alguma dificuldade em cada um.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. E para ver a resolução dessa atividade acesse.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Material Complementar