Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_21GRM05
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, régua, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
Pode ser suprimida para focar na Atividade principal
Atividade principal
O foco da aula é a elaboração de problemas envolvendo o cálculo de área de figuras. Você pode propor que a atividade seja realizada individualmente. Encaminhe a versão impressa, via WhatsApp e solicite que os alunos deem um retorno das produções para sua apreciação. Grave um áudio, vídeo curto ou orientação escrita para os alunos. Inclua informações do Encerramento em suas orientações. Para a produção de um vídeo você pode usar https://myhomestudio.com.br/ (que permite o trabalho com slides e é gratuito por um tempo). Mantenha um canal de comunicação aberto para esclarecer dúvidas e dá dicas.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de área e perímetro. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-area-and-perimeter
Discussão das soluções
Selecione alguns problemas produzidos pelos alunos para apoiar as discussões, considerando estratégias, acertos e erros. Como forma de revisão você pode usar o problema proposto na Discussão da solução ou selecionar alguns produzidos pelos alunos para ser socializado com a turma inteira. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência por fazer a discussão em tempo real (ver sugestões de plataformas abaixo). Solicite, posteriormente que os alunos resolvam o Raio X e as atividades complementares para ampliação das aprendizagens.
Para discussão em tempo real com sua turma, use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
xxxxx
Encerramento
Use nas orientações iniciais.
Raio X
Proponha que os alunos resolvam posteriormente o Raio X, juntamente com as atividades complementares. Não esqueça de fazer a retomada das discussões.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para discutir sobre os problemas que podem ser elaborados com as figuras dadas na Atividade principal.
Sugestão Enviada Por: Rita Batista
Código: MAT8_21GRM05
(EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo e suas aplicações (unidades de medida de capacidade e volume), círculo e circunferência, área de triângulos e quadriláteros e suas aplicações.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes