10951
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Uso dos recursos tecnológicos na pesquisa

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Pesquisa estatística e gráficos de linhas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Ferreira de Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_25PES05

Recursos
- Necessários: Planilha eletrônica
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Aquecimento e Atividade principal

Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que respondam ao questionamento. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas respostas e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Você pode sugerir que os estudantes façam uma nova pesquisa sobre o tema para saber se os valores aumentaram ou diminuíram após 2017.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade. Os alunos não precisam ser separados em grupos, eles podem realizar a atividade de forma individual. A atividade pode ser realizada através de um software de planilhas eletrônicas que eles possam ter instalado em seus computadores/smartphones ou então podem utilizar as planilhas online oferecidas pelo Google (https://docs.google.com/spreadsheets/u/0/). Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona siga os passos da construção junto aos alunos e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona instrua que eles sigam as instruções dos slides.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado aos alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Caso considere viável, você pode mudar de febre amarela para coronavírus.

Convite às famílias
Professor(a), incentive os alunos a socializar com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre representação de dados de uma pesquisa em gráficos. Sugira que os alunos investiguem e explorem, junto a seus familiares, o site oficial com informações do Coronavírus no Brasil: https://covid.saude.gov.br/

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_25PES05

(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 5º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem o conceito de espaço amostral, Coleta, organização, interpretação e representação de dados em tabelas e gráficos diversos.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas