Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_25PES05
Recursos
- Necessários: Planilha eletrônica
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento e Atividade principal
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que respondam ao questionamento. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas respostas e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Você pode sugerir que os estudantes façam uma nova pesquisa sobre o tema para saber se os valores aumentaram ou diminuíram após 2017.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade. Os alunos não precisam ser separados em grupos, eles podem realizar a atividade de forma individual. A atividade pode ser realizada através de um software de planilhas eletrônicas que eles possam ter instalado em seus computadores/smartphones ou então podem utilizar as planilhas online oferecidas pelo Google (https://docs.google.com/spreadsheets/u/0/). Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona siga os passos da construção junto aos alunos e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona instrua que eles sigam as instruções dos slides.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado aos alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Caso considere viável, você pode mudar de febre amarela para coronavírus.
Convite às famílias
Professor(a), incentive os alunos a socializar com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre representação de dados de uma pesquisa em gráficos. Sugira que os alunos investiguem e explorem, junto a seus familiares, o site oficial com informações do Coronavírus no Brasil: https://covid.saude.gov.br/
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_25PES05
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.
AULA 01
AULA 04
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem o conceito de espaço amostral, Coleta, organização, interpretação e representação de dados em tabelas e gráficos diversos.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes