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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Calculando a média de dados tabelados ou em gráficos

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Média aritmética e amplitude

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Amélia Escaleira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciane Amélia Escaleira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA29 - Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

Objetivos específicos

Estabelecer  estratégias de soluções para situações-problema envolvendo o cálculo da média, a partir de dados apresentados em tabelas de frequência ou em gráficos.

Conceito-chave

Média aritmética e amplitude

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar cálculos com mais de uma operação envolvendo números racionais. Identificar as informações necessárias em uma tabela de frequência ou em um gráfico para o cálculo da média.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Inicie a aula apresentando para os alunos o gráfico de linha e peça que eles expliquem a relação entre o gráfico e a tabela.Pergunte em que outras situações eles usariam um gráfico de linha. Discuta com eles como os dados foram retirados do gráfico para a composição da tabela. Repita esse procedimento para o gráfico de barras. Para auxiliar faça os seguintes questionamentos: “O que os valores no eixo horizontal representam?”, “E os valores no eixo vertical?”.

Propósito: Discutir sobre a apresentação de dados a partir de gráficos de linha, gráficos de barra e tabelas.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Inicie a aula apresentando para os alunos o gráfico de linha e peça que eles expliquem a relação entre o gráfico e a tabela.Pergunte em que outras situações eles usariam um gráfico de linha. Discuta com eles como os dados foram retirados do gráfico para a composição da tabela. Repita esse procedimento para o gráfico de barras. Para auxiliar faça os seguintes questionamentos: “O que os valores no eixo horizontal representam?”, “E os valores no eixo vertical?”.

Propósito: Discutir sobre a apresentação de dados a partir de gráficos de linha, gráficos de barra e tabelas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que um aluno leia a atividade proposta e solicite que alguns alunos expliquem, com suas palavras, o que entenderam do gráfico apresentado. Discuta com os alunos como obter as informações necessárias para a elaboração da tabela. Proponha que eles realizem, em duplas, essa atividade e peça que registrem em seu caderno suas conclusões. Enquanto os alunos estão resolvendo o problema circule pela sala e acompanhe a realização da atividade. Para incentivá-los a resolver faça questionamentos como: “Me explique o que você compreendeu do gráfico.”, “Quais as informações que o gráfico apresenta?”, “O que significa a primeira coluna do gráfico? E a segunda?”.

Propósito: Analisar uma situação apresentada, interpretando um gráfico de barras para a construção de uma tabela de frequências e posterior cálculo da média aritmética.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham importante o hábito da leitura? Por quê?
  • Que tipo de material vocês mais gostam de ler: revistas (incluindo história em quadrinhos), jornal, livro ou matérias da internet?
  • Quantos livros vocês acham adequado ler em um semestre?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 ao 9)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem quais os dados que foram retirados do gráfico e para que demonstrem no gráfico como esses dados foram obtidos para a construção da tabela. Peça que eles apresentem para a turma como ficou a tabela com os dados. Destaque que essa tabela é chamada tabela de frequência pois apresenta quantas vezes a variável (no caso a quantidade de livros lidos) se repete.

Propósito: Explicar as estratégias de resolução utilizadas, a análise e interpretação dos gráficos para o cálculo da média aritmética.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 ao 9)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem quais os dados que foram retirados do gráfico e para que demonstrem no gráfico como esses dados foram obtidos para a construção da tabela. Peça que eles apresentem para a turma como ficou a tabela com os dados. Destaque que essa tabela é chamada tabela de frequência pois apresenta quantas vezes a variável (no caso a quantidade de livros lidos) se repete.

Propósito: Explicar as estratégias de resolução utilizadas, a análise e interpretação dos gráficos para o cálculo da média aritmética.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 ao 9)

Orientações: Relembre junto com a turma quais os dados necessários para o cálculo da média. Questione-os se eles possuem todos esses dados e como fizeram para obtê-los. Destaque que o resultado da média foi arredondado para um número inteiro porque a variável que estamos trabalhando só faz sentido com números inteiros.

Propósito: Explicar as estratégias de resolução utilizadas, a análise e interpretação dos gráficos para o cálculo da média aritmética.

Discuta com a turma:

  • Qual o significado de média aritmética de uma amostra?
  • Você acha essa média por livro boa?
  • O que você acha que a professora deve discutir com a sua turma?
  • Você acha que a confecção da tabela auxiliou no cálculo da média?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 ao 9)

Orientações: Relembre junto com a turma quais os dados necessários para o cálculo da média. Questione-os se eles possuem todos esses dados e como fizeram para obtê-los. Destaque que o resultado da média foi arredondado para um número inteiro porque a variável que estamos trabalhando só faz sentido com números inteiros.

Propósito: Explicar as estratégias de resolução utilizadas, a análise e interpretação dos gráficos para o cálculo da média aritmética.

Discuta com a turma:

  • Qual o significado de média aritmética de uma amostra?
  • Você acha essa média por livro boa?
  • O que você acha que a professora deve discutir com a sua turma?
  • Você acha que a confecção da tabela auxiliou no cálculo da média?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Peça que um aluno faça a leitura do texto de encerramento. Destaque que, para o cálculo da média, é importante a compreensão dos gráficos e tabelas, se os dados forem apresentados dessa forma. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Propósito: Destacar o uso de gráficos e tabelas para a organização dos dados a serem utilizados no cálculo da média aritmética e a importância da sua compreensão.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o problema junto com os alunos, destacando que as informações estão descritas em uma tabela. Ressalte que é importante observar que para cada notas apresentada há uma certa quantidade de alunos relacionada. Peça que eles resolvam em dupla a atividade, registrando suas observações. Durante esse momento circule pela sala para acompanhar como está sendo realizada essa tarefa. Logo após, peça que algumas duplas expliquem como resolveram o problema. Discuta com a turma as soluções apresentadas. Você pode projetar, passar na lousa ou fazer cópia para os alunos

Propósito: Verificar se os alunos aprenderam a resolver situações-problema, interpretando tabelas simples de frequência

Discuta com a turma:

  • Observando a tabela, qual a nota mais frequente? E a menos?
  • Como conseguimos saber o número total de alunos?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciane Amélia Escaleira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA29 - Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

Objetivos específicos

Estabelecer  estratégias de soluções para situações-problema envolvendo o cálculo da média, a partir de dados apresentados em tabelas de frequência ou em gráficos.

Conceito-chave

Média aritmética e amplitude

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar cálculos com mais de uma operação envolvendo números racionais. Identificar as informações necessárias em uma tabela de frequência ou em um gráfico para o cálculo da média.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Inicie a aula apresentando para os alunos o gráfico de linha e peça que eles expliquem a relação entre o gráfico e a tabela.Pergunte em que outras situações eles usariam um gráfico de linha. Discuta com eles como os dados foram retirados do gráfico para a composição da tabela. Repita esse procedimento para o gráfico de barras. Para auxiliar faça os seguintes questionamentos: “O que os valores no eixo horizontal representam?”, “E os valores no eixo vertical?”.

Propósito: Discutir sobre a apresentação de dados a partir de gráficos de linha, gráficos de barra e tabelas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Inicie a aula apresentando para os alunos o gráfico de linha e peça que eles expliquem a relação entre o gráfico e a tabela.Pergunte em que outras situações eles usariam um gráfico de linha. Discuta com eles como os dados foram retirados do gráfico para a composição da tabela. Repita esse procedimento para o gráfico de barras. Para auxiliar faça os seguintes questionamentos: “O que os valores no eixo horizontal representam?”, “E os valores no eixo vertical?”.

Propósito: Discutir sobre a apresentação de dados a partir de gráficos de linha, gráficos de barra e tabelas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que um aluno leia a atividade proposta e solicite que alguns alunos expliquem, com suas palavras, o que entenderam do gráfico apresentado. Discuta com os alunos como obter as informações necessárias para a elaboração da tabela. Proponha que eles realizem, em duplas, essa atividade e peça que registrem em seu caderno suas conclusões. Enquanto os alunos estão resolvendo o problema circule pela sala e acompanhe a realização da atividade. Para incentivá-los a resolver faça questionamentos como: “Me explique o que você compreendeu do gráfico.”, “Quais as informações que o gráfico apresenta?”, “O que significa a primeira coluna do gráfico? E a segunda?”.

Propósito: Analisar uma situação apresentada, interpretando um gráfico de barras para a construção de uma tabela de frequências e posterior cálculo da média aritmética.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham importante o hábito da leitura? Por quê?
  • Que tipo de material vocês mais gostam de ler: revistas (incluindo história em quadrinhos), jornal, livro ou matérias da internet?
  • Quantos livros vocês acham adequado ler em um semestre?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 ao 9)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem quais os dados que foram retirados do gráfico e para que demonstrem no gráfico como esses dados foram obtidos para a construção da tabela. Peça que eles apresentem para a turma como ficou a tabela com os dados. Destaque que essa tabela é chamada tabela de frequência pois apresenta quantas vezes a variável (no caso a quantidade de livros lidos) se repete.

Propósito: Explicar as estratégias de resolução utilizadas, a análise e interpretação dos gráficos para o cálculo da média aritmética.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 ao 9)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem quais os dados que foram retirados do gráfico e para que demonstrem no gráfico como esses dados foram obtidos para a construção da tabela. Peça que eles apresentem para a turma como ficou a tabela com os dados. Destaque que essa tabela é chamada tabela de frequência pois apresenta quantas vezes a variável (no caso a quantidade de livros lidos) se repete.

Propósito: Explicar as estratégias de resolução utilizadas, a análise e interpretação dos gráficos para o cálculo da média aritmética.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 ao 9)

Orientações: Relembre junto com a turma quais os dados necessários para o cálculo da média. Questione-os se eles possuem todos esses dados e como fizeram para obtê-los. Destaque que o resultado da média foi arredondado para um número inteiro porque a variável que estamos trabalhando só faz sentido com números inteiros.

Propósito: Explicar as estratégias de resolução utilizadas, a análise e interpretação dos gráficos para o cálculo da média aritmética.

Discuta com a turma:

  • Qual o significado de média aritmética de uma amostra?
  • Você acha essa média por livro boa?
  • O que você acha que a professora deve discutir com a sua turma?
  • Você acha que a confecção da tabela auxiliou no cálculo da média?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 ao 9)

Orientações: Relembre junto com a turma quais os dados necessários para o cálculo da média. Questione-os se eles possuem todos esses dados e como fizeram para obtê-los. Destaque que o resultado da média foi arredondado para um número inteiro porque a variável que estamos trabalhando só faz sentido com números inteiros.

Propósito: Explicar as estratégias de resolução utilizadas, a análise e interpretação dos gráficos para o cálculo da média aritmética.

Discuta com a turma:

  • Qual o significado de média aritmética de uma amostra?
  • Você acha essa média por livro boa?
  • O que você acha que a professora deve discutir com a sua turma?
  • Você acha que a confecção da tabela auxiliou no cálculo da média?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Peça que um aluno faça a leitura do texto de encerramento. Destaque que, para o cálculo da média, é importante a compreensão dos gráficos e tabelas, se os dados forem apresentados dessa forma. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Propósito: Destacar o uso de gráficos e tabelas para a organização dos dados a serem utilizados no cálculo da média aritmética e a importância da sua compreensão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o problema junto com os alunos, destacando que as informações estão descritas em uma tabela. Ressalte que é importante observar que para cada notas apresentada há uma certa quantidade de alunos relacionada. Peça que eles resolvam em dupla a atividade, registrando suas observações. Durante esse momento circule pela sala para acompanhar como está sendo realizada essa tarefa. Logo após, peça que algumas duplas expliquem como resolveram o problema. Discuta com a turma as soluções apresentadas. Você pode projetar, passar na lousa ou fazer cópia para os alunos

Propósito: Verificar se os alunos aprenderam a resolver situações-problema, interpretando tabelas simples de frequência

Discuta com a turma:

  • Observando a tabela, qual a nota mais frequente? E a menos?
  • Como conseguimos saber o número total de alunos?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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