Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula apresentando para os alunos o gráfico de linha e peça que eles expliquem a relação entre o gráfico e a tabela.Pergunte em que outras situações eles usariam um gráfico de linha. Discuta com eles como os dados foram retirados do gráfico para a composição da tabela. Repita esse procedimento para o gráfico de barras. Para auxiliar faça os seguintes questionamentos: “O que os valores no eixo horizontal representam?”, “E os valores no eixo vertical?”.
Propósito: Discutir sobre a apresentação de dados a partir de gráficos de linha, gráficos de barra e tabelas.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula apresentando para os alunos o gráfico de linha e peça que eles expliquem a relação entre o gráfico e a tabela.Pergunte em que outras situações eles usariam um gráfico de linha. Discuta com eles como os dados foram retirados do gráfico para a composição da tabela. Repita esse procedimento para o gráfico de barras. Para auxiliar faça os seguintes questionamentos: “O que os valores no eixo horizontal representam?”, “E os valores no eixo vertical?”.
Propósito: Discutir sobre a apresentação de dados a partir de gráficos de linha, gráficos de barra e tabelas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que um aluno leia a atividade proposta e solicite que alguns alunos expliquem, com suas palavras, o que entenderam do gráfico apresentado. Discuta com os alunos como obter as informações necessárias para a elaboração da tabela. Proponha que eles realizem, em duplas, essa atividade e peça que registrem em seu caderno suas conclusões. Enquanto os alunos estão resolvendo o problema circule pela sala e acompanhe a realização da atividade. Para incentivá-los a resolver faça questionamentos como: “Me explique o que você compreendeu do gráfico.”, “Quais as informações que o gráfico apresenta?”, “O que significa a primeira coluna do gráfico? E a segunda?”.
Propósito: Analisar uma situação apresentada, interpretando um gráfico de barras para a construção de uma tabela de frequências e posterior cálculo da média aritmética.
Discuta com a turma:
- Vocês acham importante o hábito da leitura? Por quê?
- Que tipo de material vocês mais gostam de ler: revistas (incluindo história em quadrinhos), jornal, livro ou matérias da internet?
- Quantos livros vocês acham adequado ler em um semestre?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 ao 9)
Orientações: Peça que algumas duplas expliquem quais os dados que foram retirados do gráfico e para que demonstrem no gráfico como esses dados foram obtidos para a construção da tabela. Peça que eles apresentem para a turma como ficou a tabela com os dados. Destaque que essa tabela é chamada tabela de frequência pois apresenta quantas vezes a variável (no caso a quantidade de livros lidos) se repete.
Propósito: Explicar as estratégias de resolução utilizadas, a análise e interpretação dos gráficos para o cálculo da média aritmética.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 ao 9)
Orientações: Peça que algumas duplas expliquem quais os dados que foram retirados do gráfico e para que demonstrem no gráfico como esses dados foram obtidos para a construção da tabela. Peça que eles apresentem para a turma como ficou a tabela com os dados. Destaque que essa tabela é chamada tabela de frequência pois apresenta quantas vezes a variável (no caso a quantidade de livros lidos) se repete.
Propósito: Explicar as estratégias de resolução utilizadas, a análise e interpretação dos gráficos para o cálculo da média aritmética.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 ao 9)
Orientações: Relembre junto com a turma quais os dados necessários para o cálculo da média. Questione-os se eles possuem todos esses dados e como fizeram para obtê-los. Destaque que o resultado da média foi arredondado para um número inteiro porque a variável que estamos trabalhando só faz sentido com números inteiros.
Propósito: Explicar as estratégias de resolução utilizadas, a análise e interpretação dos gráficos para o cálculo da média aritmética.
Discuta com a turma:
- Qual o significado de média aritmética de uma amostra?
- Você acha essa média por livro boa?
- O que você acha que a professora deve discutir com a sua turma?
- Você acha que a confecção da tabela auxiliou no cálculo da média?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 ao 9)
Orientações: Relembre junto com a turma quais os dados necessários para o cálculo da média. Questione-os se eles possuem todos esses dados e como fizeram para obtê-los. Destaque que o resultado da média foi arredondado para um número inteiro porque a variável que estamos trabalhando só faz sentido com números inteiros.
Propósito: Explicar as estratégias de resolução utilizadas, a análise e interpretação dos gráficos para o cálculo da média aritmética.
Discuta com a turma:
- Qual o significado de média aritmética de uma amostra?
- Você acha essa média por livro boa?
- O que você acha que a professora deve discutir com a sua turma?
- Você acha que a confecção da tabela auxiliou no cálculo da média?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Peça que um aluno faça a leitura do texto de encerramento. Destaque que, para o cálculo da média, é importante a compreensão dos gráficos e tabelas, se os dados forem apresentados dessa forma. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.
Propósito: Destacar o uso de gráficos e tabelas para a organização dos dados a serem utilizados no cálculo da média aritmética e a importância da sua compreensão.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Leia o problema junto com os alunos, destacando que as informações estão descritas em uma tabela. Ressalte que é importante observar que para cada notas apresentada há uma certa quantidade de alunos relacionada. Peça que eles resolvam em dupla a atividade, registrando suas observações. Durante esse momento circule pela sala para acompanhar como está sendo realizada essa tarefa. Logo após, peça que algumas duplas expliquem como resolveram o problema. Discuta com a turma as soluções apresentadas. Você pode projetar, passar na lousa ou fazer cópia para os alunos
Propósito: Verificar se os alunos aprenderam a resolver situações-problema, interpretando tabelas simples de frequência
Discuta com a turma:
- Observando a tabela, qual a nota mais frequente? E a menos?
- Como conseguimos saber o número total de alunos?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar