10914
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Elaborando uma situação problema

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Subtração com o significado de completar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hévila Costa dos Santos Candido,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo. select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Hévila Costa dos Santos Candido

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA06)  Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo

Objetivos específicos

Elaborar e resolver situações problema envolvendo subtração com o significado de completar.

Conceito-chave

Subtração com o significado de completar.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)




Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, para que seus alunos tenham conhecimento sobre o que devem aprender na aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Solicite que os alunos pensem em como resolver a situação proposta. Discuta coletivamente com a turma como resolveria a atividade, registrando as soluções propostas no quadro.

Propósito: Retomar conhecimentos em relação a subtração com significado de completar.

Discuta com a turma:

  • O que o problema quer saber?
  • Quais são os dados que aparecem na página do álbum?
  • Como podemos iniciar a resolução dessa situação?
  • Explique como pensou em resolver a situação.

Resolução

1 530 - 958 = 572

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas. Peça que elaborem uma situação problema de subtração com o significado de completar. Após todas as duplas elaborarem uma situação problema, organize para que troquem suas atividades com outras duplas e, em seguida, resolvam a atividade que a outra dupla elaborou. Para resolver a situação proposta é importante analisar se a situação elaborada pela dupla atende ao solicitado. Você deve circular e realizar intervenções auxiliando nas possíveis dificuldades e estimulando o avanço nos alunos. Depois que as duplas resolveram, devem destrocar para verificar a solução realizada pelos colegas para sua atividade. Suas intervenções continuam muito importantes em todas as etapas. Ao final, escolha algumas situações para serem apresentadas e discutidas pela turma.

Propósito: Elaborar uma situação problema envolvendo subtração com significado de comparar.

Discuta com a turma:

  • Como inciamos um problema?
  • Como precisamos escrever o que precisa ser resolvido?
  • O que precisa ter o problema que vão elaborar?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Discussão da solução (slide 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Escolha uma atividade proposta por uma dupla. Solicite a dupla apresente o problema e socialize a resolução, explicando a estratégia. Outras duplas podem socializar, escolha tantas quantas achar necessário e couber na aula. É importante que os caminhos construídos pelos alunos sejam discutidos pelos grupos. Provoque os alunos para que tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão. No slide 6 tem um exemplo, dentre as inúmeras possibilidades que podem ser apresentadas pela turma.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Explique como pensaram para elaborar a situação?
  • A resolução estava correta?
  • Podem explicar essa resolução?
  • Há outras possibilidades de resolução?

Discussão da solução (slide 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Escolha uma atividade proposta por uma dupla. Solicite a dupla apresente o problema e socialize a resolução, explicando a estratégia. Outras duplas podem socializar, escolha tantas quantas achar necessário e couber na aula. É importante que os caminhos construídos pelos alunos sejam discutidos pelos grupos. Provoque os alunos para que tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão. No slide 6 tem um exemplo, dentre as inúmeras possibilidades que podem ser apresentadas pela turma.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Explique como pensaram para elaborar a situação?
  • A resolução estava correta?
  • Podem explicar essa resolução?
  • Há outras possibilidades de resolução?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula

Discuta com a turma:

  • Vamos registrar o que aprendemos hoje?
  • Quem pode me dizer algo?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Após acompanhar a resolução feita pelos alunos, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Utilizar conceitos e estratégias para resolver e elaborar problemas de subtração, ampliando e construindo significados para aplicá-los em situações diversas.

Discuta com a turma:

  • Que dados temos ao ler essa situação problema?
  • O que devemos encontrar?
  • Como podemos iniciar sua resolução?
  • A resposta obtida faz sentido?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Para saber mais sobre a interpretação de problemas leia “Aprender a ler problemas em Matemática” de Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, para que seus alunos tenham conhecimento sobre o que devem aprender na aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Hévila Costa dos Santos Candido

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA06)  Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo

Objetivos específicos

Elaborar e resolver situações problema envolvendo subtração com o significado de completar.

Conceito-chave

Subtração com o significado de completar.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Solicite que os alunos pensem em como resolver a situação proposta. Discuta coletivamente com a turma como resolveria a atividade, registrando as soluções propostas no quadro.

Propósito: Retomar conhecimentos em relação a subtração com significado de completar.

Discuta com a turma:

  • O que o problema quer saber?
  • Quais são os dados que aparecem na página do álbum?
  • Como podemos iniciar a resolução dessa situação?
  • Explique como pensou em resolver a situação.

Resolução

1 530 - 958 = 572

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas. Peça que elaborem uma situação problema de subtração com o significado de completar. Após todas as duplas elaborarem uma situação problema, organize para que troquem suas atividades com outras duplas e, em seguida, resolvam a atividade que a outra dupla elaborou. Para resolver a situação proposta é importante analisar se a situação elaborada pela dupla atende ao solicitado. Você deve circular e realizar intervenções auxiliando nas possíveis dificuldades e estimulando o avanço nos alunos. Depois que as duplas resolveram, devem destrocar para verificar a solução realizada pelos colegas para sua atividade. Suas intervenções continuam muito importantes em todas as etapas. Ao final, escolha algumas situações para serem apresentadas e discutidas pela turma.

Propósito: Elaborar uma situação problema envolvendo subtração com significado de comparar.

Discuta com a turma:

  • Como inciamos um problema?
  • Como precisamos escrever o que precisa ser resolvido?
  • O que precisa ter o problema que vão elaborar?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Escolha uma atividade proposta por uma dupla. Solicite a dupla apresente o problema e socialize a resolução, explicando a estratégia. Outras duplas podem socializar, escolha tantas quantas achar necessário e couber na aula. É importante que os caminhos construídos pelos alunos sejam discutidos pelos grupos. Provoque os alunos para que tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão. No slide 6 tem um exemplo, dentre as inúmeras possibilidades que podem ser apresentadas pela turma.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Explique como pensaram para elaborar a situação?
  • A resolução estava correta?
  • Podem explicar essa resolução?
  • Há outras possibilidades de resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Escolha uma atividade proposta por uma dupla. Solicite a dupla apresente o problema e socialize a resolução, explicando a estratégia. Outras duplas podem socializar, escolha tantas quantas achar necessário e couber na aula. É importante que os caminhos construídos pelos alunos sejam discutidos pelos grupos. Provoque os alunos para que tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão. No slide 6 tem um exemplo, dentre as inúmeras possibilidades que podem ser apresentadas pela turma.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Explique como pensaram para elaborar a situação?
  • A resolução estava correta?
  • Podem explicar essa resolução?
  • Há outras possibilidades de resolução?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula

Discuta com a turma:

  • Vamos registrar o que aprendemos hoje?
  • Quem pode me dizer algo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Após acompanhar a resolução feita pelos alunos, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Utilizar conceitos e estratégias para resolver e elaborar problemas de subtração, ampliando e construindo significados para aplicá-los em situações diversas.

Discuta com a turma:

  • Que dados temos ao ler essa situação problema?
  • O que devemos encontrar?
  • Como podemos iniciar sua resolução?
  • A resposta obtida faz sentido?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Para saber mais sobre a interpretação de problemas leia “Aprender a ler problemas em Matemática” de Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano