Objetivo.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Hévila Costa dos Santos Candido
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo
Objetivos específicos
Elaborar e resolver situações problema envolvendo subtração com o significado de completar.
Conceito-chave
Subtração com o significado de completar.
Recursos necessários
Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, para que seus alunos tenham conhecimento sobre o que devem aprender na aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Solicite que os alunos pensem em como resolver a situação proposta. Discuta coletivamente com a turma como resolveria a atividade, registrando as soluções propostas no quadro.
Propósito: Retomar conhecimentos em relação a subtração com significado de completar.
Discuta com a turma:
- O que o problema quer saber?
- Quais são os dados que aparecem na página do álbum?
- Como podemos iniciar a resolução dessa situação?
- Explique como pensou em resolver a situação.
Resolução
1 530 - 958 = 572
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Organize os alunos em duplas. Peça que elaborem uma situação problema de subtração com o significado de completar. Após todas as duplas elaborarem uma situação problema, organize para que troquem suas atividades com outras duplas e, em seguida, resolvam a atividade que a outra dupla elaborou. Para resolver a situação proposta é importante analisar se a situação elaborada pela dupla atende ao solicitado. Você deve circular e realizar intervenções auxiliando nas possíveis dificuldades e estimulando o avanço nos alunos. Depois que as duplas resolveram, devem destrocar para verificar a solução realizada pelos colegas para sua atividade. Suas intervenções continuam muito importantes em todas as etapas. Ao final, escolha algumas situações para serem apresentadas e discutidas pela turma.
Propósito: Elaborar uma situação problema envolvendo subtração com significado de comparar.
Discuta com a turma:
- Como inciamos um problema?
- Como precisamos escrever o que precisa ser resolvido?
- O que precisa ter o problema que vão elaborar?
Materiais complementares para impressão:
Discussão da solução (slide 5 e 6)
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Escolha uma atividade proposta por uma dupla. Solicite a dupla apresente o problema e socialize a resolução, explicando a estratégia. Outras duplas podem socializar, escolha tantas quantas achar necessário e couber na aula. É importante que os caminhos construídos pelos alunos sejam discutidos pelos grupos. Provoque os alunos para que tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão. No slide 6 tem um exemplo, dentre as inúmeras possibilidades que podem ser apresentadas pela turma.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Explique como pensaram para elaborar a situação?
- A resolução estava correta?
- Podem explicar essa resolução?
- Há outras possibilidades de resolução?
Discussão da solução (slide 5 e 6)
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Escolha uma atividade proposta por uma dupla. Solicite a dupla apresente o problema e socialize a resolução, explicando a estratégia. Outras duplas podem socializar, escolha tantas quantas achar necessário e couber na aula. É importante que os caminhos construídos pelos alunos sejam discutidos pelos grupos. Provoque os alunos para que tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão. No slide 6 tem um exemplo, dentre as inúmeras possibilidades que podem ser apresentadas pela turma.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Explique como pensaram para elaborar a situação?
- A resolução estava correta?
- Podem explicar essa resolução?
- Há outras possibilidades de resolução?
Encerramento
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.
Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula
Discuta com a turma:
- Vamos registrar o que aprendemos hoje?
- Quem pode me dizer algo?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Após acompanhar a resolução feita pelos alunos, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Utilizar conceitos e estratégias para resolver e elaborar problemas de subtração, ampliando e construindo significados para aplicá-los em situações diversas.
Discuta com a turma:
- Que dados temos ao ler essa situação problema?
- O que devemos encontrar?
- Como podemos iniciar sua resolução?
- A resposta obtida faz sentido?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade complementar
Para saber mais sobre a interpretação de problemas leia “Aprender a ler problemas em Matemática” de Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz.