10835
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Combinando os elementos

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre combinando os elementos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Tavares da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_10NUM_01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Documentos, Google Drive, Google Apresentações, Google Formulários.

Para este plano, foque na etapa Aquecimento.

Aquecimento
Proponha que os alunos resolvam a situação problema proposta nesta etapa. Isso pode ser feito em folha impressa ou via Google Documentos, possibilitando que o professor faça comentários posteriores à resolução do aluno: a turma deve fazer uma cópia do arquivo, cada um em seu próprio Google Drive, compartilhando o link do arquivo com o professor via e-mail. Lembre-se de incluir as questões presentes nas orientações ao professor nesta atividade para que também sejam respondidas pelos alunos (e qualquer outra que entender ser pertinente neste momento).
É importante que os comentários sobre as resoluções sejam feitos sempre com perguntas que problematizem, que levem a turma a refletir sobre as estratégias utilizadas (use o arquivo de resolução da atividade para guiar suas problematizações). No caso da resolução em folha impressa, o professor pode fazer as devolutivas por escrito também, usando as estratégias indicadas aqui anteriormente.

Atividade principal
Proponha que os alunos resolvam a situação proposta aqui usando as mesmas estratégias indicadas na etapa anterior (Aquecimento).

Discussão das soluções
Você pode organizar as diferentes resoluções para o problema (diagrama, tabela, árvore de possibilidades, multiplicação) em slides a serem disponibilizados para a turma via Google Apresentações, para que eles consultem sempre que necessário. Você pode criar o mesmo movimento utilizando folhas impressas caso a turma não tenha acesso à internet.

Sistematização
Use a mesma estratégia da etapa anterior (Discussão das soluções) para que os alunos possam consultar sempre que possível a sistematização do conceito abordado.

Encerramento
Peça aos alunos que criem um exemplo de situação a ser resolvido com as estratégias aprendidas nesta aula, contando com o auxílio da família, e registrando no próprio caderno.

Raio X
Solicite que os alunos resolvam o problema proposto no slide e os que estão no arquivo de atividade complementar. A resolução deve ser feita no caderno e a turma envia uma foto da resolução usando o Google Formulários, com um campo para cada questão, em que você pode estipular prazos e fazer problematizações específicas das situações problemas. Caso os alunos não tenham acesso à internet, o professor pode solicitar o envio das resoluções em folha impressa.

Convite às famílias
Convide a família a criar os exemplos de situações solicitados na etapa de Encerramento, para que o aluno faça o registro no caderno.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_10NUM01

(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas