Prática Pedagógica Produção de resenhas e indicações literárias na pré-escola Crianças de pré-escola aprendem a fazer indicações de livros para pessoas da escola e da comunidade e, assim, compartilham suas histórias preferidas
Prática Pedagógica A arte da escrever bem com a literatura de cordel Ao ser apresentada aos cordéis, turma de 8ª série toma gosto pela leitura e aprende que a linguagem falada é rica, mas que a escrita deve seguir a norma culta
Entrevista Emilia Ferreiro: ''O momento atual é interessante porque põe a escola em crise'' Segundo Emilia Ferreiro, as mudanças tecnológicas e sociais trouxeram maiores exigências ao trabalho de alfabetização
Prática Pedagógica A arte dos contadores de histórias Professora de 3ª série de São Caetano do Sul e alunos de 1ª a 5ª série de Porto Alegre proporcionam a ouvintes atentos um encontro mágico com a literatura
Prática Pedagógica As duas faces de um texto Alunos de 4ª e 5ª séries participaram de oficinas de aprimoramento e receberam a tarefa de reescrever suas obras, que concorrem a um prêmio nacional. Veja o resultado em três gêneros literários: poesia, memória e opinião
Prática Pedagógica Uma vida enriquecida por prosa e poesia Escola de São Paulo cria academia literária, nos moldes da ABL, mas que tem alunos ocupando as cadeiras
Prática Pedagógica Delia Lerner: "É preciso dar sentido à leitura" Segundo a educadora argentina, o conhecimento acumulado desde os anos 1970 permite ao professor reformular conceitos e práticas para formar leitores de verdade
Prática Pedagógica Todas as leituras Ler não é fácil. Mas estudos mostram que é possível explorar na escola os diferentes tipos de texto que usamos no dia-a-dia. Conheça as melhores estratégias para ensinar as turmas de 1ª a 8ª série a ler por prazer, para estudar e para se informar