Desenvolvimento Integral Recreio é oportunidade de aprendizado, socialização e bem-estar A neurociência aponta que a pausa melhora a aprendizagem e a socialização ajuda a promover o desenvolvimento integral dos alunos
Novo Ensino Médio Como trabalhar o desenvolvimento integral no Novo Ensino Médio Abordar as competências gerais, contemplando os aspectos cognitivo e socioemocional de forma integrada, promove entre os alunos a corresponsabilização pela escola, pelos colegas e pelo entorno
Pós-pandemia Como o retorno presencial abre espaço para repensar a escola Conheça as orientações do CNE para a retomada e confira reflexão de como elas se relacionam à necessidade de um novo formato para forma de ensino-aprendizagem
Trilha Ensino Médio Como trabalhar a BNCC e o Novo Ensino Médio no ensino remoto? Professores de escolas públicas compartilham suas experiências com as mudanças propostas para a última etapa da Educação Básica
Trilha de Ensino Médio Como dar aula de Projeto de Vida me transformou como professora A professora da rede pública Carolina Lino fala sobre a responsabilidade, os desafios e os aprendizados de lecionar esse componente curricular, que tem o potencial de mudar a trajetória dos estudantes
Para sua Formação Afeto e indisciplina: como o bom relacionamento pode melhorar o clima na sala Com ideias parecidas às do francês Henry Vallon, o americano Doug Lemov apresenta técnicas para desenvolver um bom relacionamento entre o professor e o aluno
Para usar em sua escola 13 ações para tornar a escola um ambiente acolhedor e democrático A partir das experiências como diretoras de escola pública, Lúcia Cristina Cortez e Ana Elisa Siqueira listaram ideias possíveis e eficazes na melhora da aprendizagem e das relações
Para sua formação Livros, artigos e sites sobre a obra de Henry Wallon e o papel da afetividade Veja uma seleção de materiais para se aprofundar nos estudos do educador francês que colocou o afeto no centro da discussão sobre o processo de aprendizagem