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Quais são os autores que estão alinhados com a BNCC de Educação Infantil?

Confira artigos, livros e vídeos que detalham as mudanças na Educação Infantil, além de referências para aplicar a prática didática.

Autor: NOVA ESCOLA

A BNCC exalta o protagonismo das crianças, o potencial para aprender a partir de experiências lúdicas e de interação. As referências, a seguir, ajudam a compreender essas e outras novidades apresentadas no documento. Nessa seleção, também há sugestões de como construir em sala de aula um ambiente propício ao desenvolvimento das crianças, à luz das teorias contemporâneas da educação infantil com as quais a Base dialoga.

Leia mais:
Os conceitos de aprendizagem essenciais para a BNCC de Educação Infantil

Como avaliar as crianças na Educação Infantil?

 

LIVROS

Diálogos com Reggio Emília, de Carla Rinaldi (Editora Paz e Terra)
Uma das inspirações para a elaboração da organização curricular proposta pela BNCC, a região de Reggio Emilia, na Itália, vem se destacando por sua visão inovadora da educação na primeira infância. O livro é o resultado da convivência da autora com Loris Malaguzzi, idealizador da abordagem e referência mundial em educação.

As Cem Linguagens da Criança - volume 1 - A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância, de Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman (Editora Penso)
Reúne reflexões de educadores italianos que criaram e desenvolveram o sistema de ensino da região, bem como de norte-americanos que estudaram lá. A obra discute desde história e filosofia a currículos e metodologias de ensino. Também reúne subsídios interessantes para ajudar o professor a pensar o uso do espaço e do ambiente físico da escola.

Os Primeiros Anos - O Bem-Estar Infantil e o Papel das Políticas Públicas. Editado por Samuel Berlinski e Norbert Schady (BID)
Disponível em: https://bit.ly/2M9vcOc 
Traz um olhar sobre os efeitos positivos que as políticas e intervenções governamentais podem acarretar sobre as crianças, especialmente nos primeiros oito anos de vida. Analisa as concepções de infância, desenvolvimento infantil, o papel da família, do professor e do governo.

O Trabalho do Professor na Educação Infantil, de Zilma Ramos de Oliveira, Damaris Maranhão, Ieda Abbud, Maria Paula Zurawski, Marisa Vasconcelos Ferreira e Silvana Augusto (Editora Biruta)
Propõe uma discussão sobre a concepção de criança e educação infantil e, a partir daí, discorre sobre como otimizar o tempo, os espaços e as oportunidades de convivência das crianças nas creches e escolas. Também sugere caminhos possíveis para garantir que os alunos sejam protagonistas no processo de aprendizado e para que haja uma relação de parceria com as famílias e a comunidade.

Educação de bebés em infantários - Cuidados e primeiras aprendizagens, de Jacalyn Post e Mary Hohmann (Fundação Calouste Gulbenkian)
Apesar de escrito em português de Portugal, a obra é uma das mais importantes na abordagem do currículo pré-escolar High/Scope. Os estudiosos dessa linha ressaltam o potencial da interação para o aprendizado, seja com pessoas, materiais ou ideias. 

Pedagogia Profana – Danças, Piruetas e Mascaradas, de Jorge Larrosa (Autêntica Editora)
Traz uma visão não-convencional sobre a pedagogia que, segundo o autor, deve ser mais libertária e emancipadora. Propõe também um novo olhar sobre o aluno e, particularmente,  sobre a infância. Dialogando com grandes pensadores, como Rousseau, Larrosa convida o leitor a dar um novo significado à educação como um processo de alteridade, em que o aluno não é um ser submisso.

 

VÍDEO 

O Começo da Vida, apresentado por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Bernard Van Leer, Instituto Alana e Unicef  
Disponível em: https://bit.ly/2AU1Uhe
O filme mostra como a qualidade das relações estabelecidas nos primeiros anos de vida são importantes para o desenvolvimento das crianças em todas as áreas da vida. Também propõe uma reflexão sobre como estamos apoiando os bebês e as crianças nas oportunidades de interação.

Educação Infantil na BNCC
Link para baixar: https://we.tl/mDkYjsXQll
No vídeo, o professor Paulo Fochi, consultor da elaboração da primeira e da segunda versão da BNCC para a Educação Infantil, comenta o que muda a partir da apresentação do documento. Ele também fala sobre como pensar o planejamento nessa etapa de ensino, levando em conta os Campos de Experiência articulados aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.



ARTIGOS

A experiência de aprender na Educação Infantil, de Silvana Augusto
Disponível em: https://bit.ly/2MC226o
No artigo publicado na revista Saltos para o Futuro, cujo tema eram as novas diretrizes para a Educação Infantil, a autora escreve sobre como proporcionar experiências significativas para as crianças nessa etapa de ensino, que favoreçam o aprendizado e o desenvolvimento.

Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, de Maria Malta Campos e Fúlvia Rosemberg (MEC)
https://bit.ly/1A8a11N
O documento é anterior à Base, mas no novo referencial há uma preocupação em garantir que os direitos das crianças sejam respeitados na escola e nas práticas elaboradas para a sala de aula.



Consultora: Fernanda Pinho, mestre em educação e coordenadora de projetos do Instituto Natura