Livros, artigos e vídeos para saber mais sobre a BNCC da Educação Infantil

Confira referências que detalham as mudanças na etapa e trazem dicas para aplicar o documento na prática

Autor: Rita Trevisan

Confira uma lista de referências para se preparar para a BNCC de Educação Infantil.Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

A BNCC exalta o protagonismo das crianças, o potencial para aprender a partir de experiências lúdicas e de interação. As referências, a seguir, ajudam a compreender essas e outras novidades apresentadas no documento. Nessa seleção, também há sugestões de como construir em sala um ambiente propício ao desenvolvimento das crianças, à luz das teorias contemporâneas da Educação Infantil com as quais a Base dialoga.

LIVROS

Diálogos com Reggio Emília, de Carla Rinaldi (Editora Paz e Terra)

Uma das inspirações para a elaboração da organização curricular proposta pela BNCC, a região de Reggio Emilia, na Itália, vem se destacando por sua visão inovadora da educação na primeira infância. O livro é resultado da convivência da autora com Loris Malaguzzi, idealizador da abordagem e referência mundial em educação.

As Cem Linguagens da Criança - volume 1 - A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância, de Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman (Editora Penso)

Reúne reflexões de educadores italianos que criaram e desenvolveram o sistema de ensino da região, bem como de americanos que estudaram lá. A obra discute desde história e filosofia a currículos e metodologias de ensino. Também reúne subsídios interessantes para ajudar o professor a pensar o uso do espaço e do ambiente físico da escola.

Os Primeiros Anos - O Bem-Estar Infantil e o Papel das Políticas Públicas. Editado por Samuel Berlinski e Norbert Schady (BID)

Disponível em inglês: https://bit.ly/2M9vcOc

Traz um olhar sobre os efeitos positivos que as políticas e intervenções governamentais podem acarretar sobre as crianças, especialmente nos primeiros oito anos de vida. Analisa as concepções de infância, desenvolvimento infantil, os papéis da família, do professor e do governo.

O Trabalho do Professor na Educação Infantil, de Zilma Ramos de Oliveira, Damaris Maranhão, Ieda Abbud, Maria Paula Zurawski, Marisa Vasconcelos Ferreira e Silvana Augusto (Editora Biruta)

Propõe uma discussão sobre a concepção de criança e Educação Infantil e, a partir daí, discorre sobre como otimizar o tempo, os espaços e as oportunidades de convivência das crianças nas creches e escolas. Também sugere caminhos possíveis para garantir que os alunos sejam protagonistas no processo de aprendizado e para que haja uma relação de parceria com as famílias e a comunidade.

Educação de bebés em infantários - Cuidados e primeiras aprendizagens, de Jacalyn Post e Mary Hohmann (Fundação Calouste Gulbenkian)

Apesar de escrito em português de Portugal, a obra é uma das mais importantes na abordagem do currículo pré-escolar High/Scope. Os estudiosos dessa linha ressaltam o potencial da interação para o aprendizado, seja com pessoas, materiais ou ideias.

Pedagogia Profana – Danças, Piruetas e Mascaradas, de Jorge Larrosa (Autêntica Editora)

Traz uma visão não convencional sobre a pedagogia que, segundo o autor, deve ser mais libertária e emancipadora. Propõe também um novo olhar sobre o aluno e, particularmente, sobre a infância. Dialogando com grandes pensadores, como Rousseau, Larrosa convida o leitor a dar novo significado à educação como um processo de alteridade, em que o aluno não é um ser submisso.

VÍDEO

O Começo da Vida, apresentado por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Bernard Van Leer, Instituto Alana e Unicef

Disponível em: https://bit.ly/2AU1Uhe

O filme mostra como a qualidade das relações estabelecidas nos primeiros anos de vida são importantes para o desenvolvimento das crianças em todas as áreas da vida. Também propõe uma reflexão sobre como estamos apoiando os bebês e as crianças nas oportunidades de interação.

ARTIGOS

A experiência de aprender na Educação Infantil, de Silvana Augusto

Disponível em: https://bit.ly/2MC226o

No artigo publicado na revista Saltos para o Futuro, cujo tema eram as novas diretrizes para a Educação Infantil, a autora escreve sobre como proporcionar experiências significativas para as crianças nessa etapa de ensino, que favoreçam o aprendizado e o desenvolvimento.

DOCUMENTOS

Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, de Maria Malta Campos e Fúlvia Rosemberg (MEC)

Disponível em: https://bit.ly/1A8a11N

O documento é anterior à Base, mas no novo referencial há uma preocupação em garantir que os direitos das crianças sejam respeitados na escola e nas práticas elaboradas para a sala de aula.

ACERVO NOVA ESCOLA

BNCC em 1 minuto: o que Base propõe para a Educação Infantil

Disponível em: http://bit.ly/bnccedinfantil1min

Nesse vídeo, você confere um resumo sobre as principais novidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Educação Infantil