Competência 6: Trabalho e Projeto de vida

Uma das capacidades necessárias é gerir e planejar desejos e objetivos. Veja quais são as outras

Autor:

Competência inclui a compreensão do mundo do trabalho e seus impactos na sociedade. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

O que a BNCC diz
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. A competência compreende a capacidade de gerir a própria vida. Os estudantes devem conseguir refletir sobre seus desejos e objetivos, aprendendo a se organizar, estabelecer metas, planejar e perseguir com determinação, esforço, autoconfiança e persistência seus projetos presentes e futuros. Inclui a compreensão do mundo do trabalho e seus impactos na sociedade, bem como das novas tendências e profissões. Para se aprofundar, saiba aqui como Sobral, no Ceará, desenvolve o projeto de vida na rede municipal.

Áreas que mais contribuem para seu aprendizado
Ciências Humanas.

O que os alunos precisam desenvolver (até o fim do Fundamental)

1. Determinação: devem ser capazes de utilizar estratégias para planejar-se e estabelecer metas pessoais e de aprendizagem, tendo em vista projetos presentes e futuros. Os alunos necessitam aprender a persistir, manter o foco e cumprir compromissos pessoais e escolares com qualidade.

2. Esforço: compreender o valor do esforço para o alcance de seus objetivos acadêmicos e projetos presentes e futuros; investir na aprendizagem e no desenvolvimento para melhoria constante e buscar apoios para seu crescimento pessoal, escolar e social.

3. Autoeficácia: confiar na capacidade de utilizar fortalezas e fragilidades pessoais para superar desafios e alcançar objetivos.

4. Perseverança: lidar com estresse, frustração e adversidade, persistindo mesmo em situações de ambiguidade e dificuldade, em prol de projetos presentes e futuros. Abraçar novos desafios, confiando na capacidade de superar limites.

5. Autoavaliação: refletir continuamente sobre seu próprio desenvolvimento e sobre suas metas e objetivos, considerando a devolutiva de colegas e professores.

6. Compreensão sobre o mundo do trabalho: ter visão ampla e crítica sobre dilemas, relações, desafios, tendências e oportunidades no mundo do trabalho; identificar um espectro amplo de profissões e suas práticas e reconhecer o valor do trabalho como fonte de realização pessoal e de transformação social.

7. Preparação para o trabalho: reconhecer as próprias aptidões e aspirações, associando-as a possíveis percursos acadêmicos e projetos profissionais e refletir sobre perspectivas para o presente e futuro, projetando metas para o Ensino Médio.

Como relacionar essa competência às habilidades para planejar aulas?
Projeto de vida está relacionado com a capacidade dos alunos refletirem sobre desejos e objetivos não apenas para o futuro, mas também para agora. Isso inclui planejar o que farão a cada ano e etapa de ensino, aprendendo a se organizar, estabelecer metas e definir estratégias para atingi-las. Também é necessário saber lidar com frustrações para superar eventuais dificuldades e não desistir no meio do caminho. E, se for o caso, reavaliar as decisões.

Os professores de todos os componentes curriculares podem colaborar trabalhando essas questões para elaboração de métodos de estudo: como ajudar a criança e o jovem a se organizar para fazer as tarefas da escola e para estudar? Como prepará-los para perseverar e avaliar o que fazem? Isso de acordo com as particularidades de cada disciplina. E só depois extrapolar para outros âmbitos da vida dos alunos.

Como fazer o estudante entender o uso responsável dos recursos financeiros e econômicos deve estar no radar do docente de Matemática no momento da elaboração das aulas. Veja aqui como a Base incluiu educação financeira entre seus conteúdos.

Em Ciências Humanas, surge o aprendizado sobre o mundo do trabalho, com complexidade crescente conforme o estudante avança no Fundamental. Ele pode começar com o reconhecimento sobre as profissões dos pais ou responsáveis e seguir com debates sobre as características de inúmeras atividades em diferentes setores da economia, as diferenças entre campo e cidade, as mudanças provocadas pela tecnologia no setor produtivo e o impacto do trabalho na vida das pessoas e na sociedade. Tudo isso com perspectiva histórica e geoeconômica sobre as transformações ocorridas nas relações, no universo do trabalho e nos direitos do trabalhador no Brasil e no mundo. No Ensino Médio, entra a parte vocacional, de pensar nas profissões contemporâneas, nas opções para cada aluno e em como se preparar para exercer o que gosta.

A competência na prática

Ano: 4º ano
Componente Curricular: Geografia

Habilidade na BNCC: (EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

Como abordar: Uma opção é analisar o fluxo de trabalhadores em diferentes momentos da economia brasileira: na exploração do ouro e metais preciosos, na extração do látex e na industrialização do país, entre outros. Clique aqui para ver o exemplo de uma professora que utilizou vários textos e imagens como referência, e também entrevistas com familiares dos alunos para discutir relações de trabalho, necessidade de deslocamento em função do emprego, entre outros assuntos.