Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar com narrativas curtas e mais concisas, e potencializar a capacidade de produção escrita por parte dos alunos. O foco da atividade tem relação com o desafio que será apresentado aos estudantes: escrever de modo direto, breve e instigante títulos e manchetes, a partir do “jogo lúdico” entre fantasia e realidade. O campo de atuação priorizado nessa atividade: Todos os campos / Vida cotidiana / Vida pública e Artístico-literário
Justificativa: A escrita no 5º ano, com a finalidade de “aprender escrever, escrevendo” tem como proposta a reflexão da própria articulação textual e seus mecanismos organizacionais: a finalidade, as referências, a informatividade, a coerência e a coesão. De forma lúdica, nesse percurso dialógico, ampliarão também - e sobretudo - o conhecimento a respeito dos aspectos linguísticos e composicionais do texto com seus propósitos comunicativos. Além disso, ao participarem de situações de produção do gênero, os estudantes terão possibilidade de alargar as suas experiências como usuários da modalidade escrita da língua, a partir de significativos diálogos e trocas que podem estabelecer na interação com seus pares.
Materiais necessários: caderno, lápis, caneta.
Dificuldades antecipadas:
Embora os acontecimentos ocorridos no ambiente escolar permitam uma maior familiaridade dos alunos com os fatos ligados a esse contexto, é possível que as crianças sintam desafios na elaboração do gênero, uma vez que a produção em trio torna-se mais exigente pelo fato de que precisarão desenvolver uma escuta sensível em relação às ideias coletivas, atentando para a importância da contribuição de todos os integrantes na elaboração do texto. Além disso, os estudantes deverão vivenciar desafios comuns ligados ao uso adequado dos aspectos linguísticos e composicionais do gênero, uma vez que deverão aprender a sequenciar as ideias de modo coerente, selecionar palavras adequadas para a elaboração de frases/períodos, fazer uso de recursos de substituição, por exemplo.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever. Estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 40 minutos
Preparação:
- Mantenha a classe em grupos, conforme foi organizado nas etapas anteriores.
- Definido os dois grandes grupos, separe para o Lado A histórias que aconteceram na vida real bem próximos do aluno, na escola, na família, no bairro ou perfil de pessoas, amigos. Para o Lado B, contos da preferência dos alunos.
Orientações:
- Explique aos alunos a tarefa destinada a cada grupo, a partir das histórias selecionadas por eles:
GRUPO A: Transformar pessoas de verdade - Em títulos de histórias.
GRUPO B: Transformar personagens em vida real - Em manchetes!
2) Solicite que os alunos produzam os títulos e as manchetes dos textos, considerando as propostas apresentadas para cada equipe.
3) Após a produção dos títulos e das manchetes, peça aos alunos que desenvolvam a finalização da atividade: divulgar lado a lado o troca-troca: pessoas como personagens (títulos) será tarefa para o grupo B, e para o grupo A, personagens como pessoas (manchetes).