SISTEMATIZAÇÃO (decifra mensagens)
Plano de Aula
Plano de aula: O ser humano e o domínio do fogo
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandes marcos da história da humanidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: cópias da atividade “Decifra mensagens” para sistematização (uma mensagem para cada dupla), caderno, lápis, quadro, giz/pincel e projetor.
Material complementar:
- HIS4_02UND01 SISTEMATIZAÇÃO (decifra mensagens). Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttA6t98Th4mHgVE2A6aJaV78kPbWr82ZpvnAecqqUsXd8MhfJMfTZ5hhDNPE/his4-02und01-sistematizacao-decifra-mensagens.pdf
- HIS4_02UND01 SISTEMATIZAÇÃO (respostas decifra mensagens). Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DxyqBqcbxrZdEzaRAyjMJKJyMNKEYmc7jFkTWHZ5nBKJUWf2RXFBS2Ezv3Yr/his4-02und01-sistematizacao-respostas-decifra-mensagens.pdf
- HIS4_02UND01 - PROBLEMATIZAÇÃO - Sequência de imagens Guerra do Fogo. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qYBTV5EVcQKbgG4YEDrvmRz6VUpVN9S87q2n7HNYsJgrwur5yvU4crkSTkmR/his4-02und01-problematizacao-sequencia-de-imagens-guerra-do-fogo-a4.pdf
- HIS4_02UND01 - PROBLEMATIZAÇÃO - Sequência de imagens Guerra do Fogo A4. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/93ASuCs5sa4TQkgBqF8V4Ptg4nR4XHR2d4cEc9Yesg47RhcTkt7FvCJ7f2jM/his4-02und01-problematizacao-sequencia-de-imagens-guerra-do-fogo.pdf
Para você saber mais:
O assunto principal desta aula é o domínio do fogo pelos primeiros grupos humanos. Existem alguns termos que são comumente usados quando tratamos deste conteúdo, como “pré-história”, “Idade das pedras”, “homens das cavernas” entre outros, que reforçam alguns estereótipos feitos por uma divisão tradicional da história (Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea) e que pretendemos superar, uma vez que estão sendo revisados e modificados conforme estudos atuais.
Veja mais em: SOUSA, Rainer Gonçalves. “A Pré-História"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-pre-historia.html. Acesso em: 17 de novembro de 2018; e, por Redação Mundo Estranho. “O que separa a história da pré-história?”. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-separa-a-historia-da-pre-historia. Acesso em: 17 de novembro de 2018.
Para aprofundar no tema “domínio do fogo”, acesse:
- Por Carla Almeida, Maggi Krause e Nairim Bernardo. “O domínio do fogo”. Revista Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8997/o-dominio-do-fogo. Acesso em: 17 de novembro de 2018.
- “Encontrada a mais antiga das evidências do domínio do fogo pelo homem”. Disponível em: https://seuhistory.com/noticias/encontrada-mais-antiga-das-evidencias-do-dominio-do-fogo-pelo-homem. Acesso em: 17 de novembro de 2018.
- Por Cesar Baima. “Domínio do fogo possibilitou início da 'boemia' na pré-história, diz estudo antropológico”. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/dominio-do-fogo-possibilitou-inicio-da-boemia-na-pre-historia-diz-estudo-antropologico-14016031. Acesso em: 17 de novembro de 2018.
- “A descoberta do fogo mudou a vida do homem”. Disponível em: https://gcn.net.br/imprime/214996. Acesso em: 17 de novembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Separe seus alunos em duplas (pode ser por agrupamento produtivo, quando um aluno que demonstra certo tipo de conhecimento pode complementar com um aluno que apresenta outro tipo).
Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Faça uma leitura colaborativa: pergunte se tem palavras desconhecidas, e se algum aluno gostaria de dizer o que entendeu do objetivo.
Reserve espaço no quadro para fazer uma tabela com o título “Domínio do fogo”. Essa tabela terá seis colunas (QUANDO EU ACHO, QUANDO FOI, USO, MATERIAIS, MATERIAIS ATUAIS e USO ATUAL). Coloque o nome de cada coluna somente quando fizer a pergunta relativa a ela. Preencha a tabela conforme forem surgindo hipóteses levantadas pelos alunos.
Pretende-se com essa aula que o aluno identifique as mudanças que a manipulação do fogo trouxe ao longo da história da humanidade, a permanência do uso do fogo na atualidade e os prejuízos que seu “não-domínio” pode causar.
Para você saber mais:
Sobre agrupamento produtivo, leia a notícia escrita por Bianca Bibiano e Beatriz Santomauro. “Como agrupo meus alunos?”. Revista Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos . Acesso em: 12 de novembro de 2018.
O texto traz informações de como o professor pode agrupar seus alunos para melhor produção e compartilhamento de conhecimentos.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Pergunte aos alunos sentados em duplas se já foram em algum circo ou se já assistiram algum espetáculo de artistas manipulando o fogo. Se os alunos já foram, peça que contem como foi e descrevam as sensações que tiveram quando viram uma pessoa “dominando” o fogo: susto, surpresa, medo, pasmo – qual sensação?
Depois, indague-os: vocês acham que os seres humanos dominam o fogo desde quando?
Faça anotações sobre as hipóteses desta questão na primeira coluna “QUANDO EU ACHO”. Deixe essas anotações à mostra durante toda aula.
Pergunte também: “O que vocês sabem sobre dominar fogo? Como se faz isso? Como se faz fogo, ou então, quais materiais são necessários para fazer fogo?” As respostas dessas questões não precisam ser anotadas, podem se dar por meio de um bate papo.
Para ilustrar melhor, peça para fazerem de conta que alguém responsável por eles precisa esquentar algo, tarde da noite, período em que não há nenhuma loja aberta e acabou a eletricidade para acender o fogão. Como fazer? Se os alunos derem a ideia de usar o fósforo ou isqueiro, fale que esse material também acabou. Sucessivamente tire deles todas as possibilidades sugeridas até restar uma madeira ou pedra para ser friccionada e produzir faíscas.
Caso nenhuma criança tenha ido ao circo, mostre um trecho do vídeo do filme Madagascar 3, até o 1’14’’ (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9OvIbOojKZg. Acesso em: 9 de novembro de 2018), ou imagens de artistas de rua que praticam tal arte. Nesses casos, faça os mesmos questionamentos sobre as sensações quando vêem artistas manipulando o fogo.
Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Circus?uselang=pt-br#/media/File:Circo_noche_gijon_08_octubre_2005.jpg. Acesso em: 9 de novembro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Projete um trecho do filme “Guerra do Fogo” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x-e2B6ywHik . Acesso em: 10 de novembro de 2018). Comente que é um pedaço de um filme em que o diretor e roteiristas basearam-se em pesquisas históricas para montar uma narrativa, e que apesar de ser uma ficção, serve como uma excelente fonte histórica.
Em seguida pergunte: quais sentimentos vocês acham que o humano do filme demonstrou quando descobriu que o fogo era produzido e manipulado? Se for preciso, volte à cena do vídeo, no tempo 2’04’’ até 2’50’’ aproximadamente, e deixe que respondam.
Caso não dê para projetar o vídeo citado, imprima, para cada dupla, o arquivo “HIS4_02UND01 - PROBLEMATIZAÇÃO - Sequência de imagens Guerra do Fogo” (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qYBTV5EVcQKbgG4YEDrvmRz6VUpVN9S87q2n7HNYsJgrwur5yvU4crkSTkmR/his4-02und01-problematizacao-sequencia-de-imagens-guerra-do-fogo-a4.pdf). Faça uma leitura coletiva das imagens, como se fosse uma história em quadrinhos. Peça para que dêem sua interpretação e comente o trecho. Se não tiver como imprimir o arquivo para dupla, imprima as imagens do arquivo “HIS4_02UND01 - PROBLEMATIZAÇÃO - Sequência de imagens Guerra do Fogo A4”, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/93ASuCs5sa4TQkgBqF8V4Ptg4nR4XHR2d4cEc9Yesg47RhcTkt7FvCJ7f2jM/his4-02und01-problematizacao-sequencia-de-imagens-guerra-do-fogo.pdf, em tamanho A4, ou maior, expondo-o no quadro para a turma ver coletivamente.
Questione-os também: e agora que assistiu ao vídeo, em que tempo/época você acha que os seres humanos dominaram o fogo?
Anote as respostas na tabela sugerida anteriormente na coluna “QUANDO FOI”, confrontando-as com as hipóteses levantadas na parte da aula “Contexto”. Tente direcionar as respostas para “muito tempo atrás”, “no tempo dos primeiros humanos”, “no tempo das cavernas”, “antes das construções de cidades”. Respeite a ideia de que o aluno é o protagonista e você o mediador. Logo, direcionar não significa dar as respostas. Tome cuidado também para não reforçar a ideia tradicional de história dividida em pré-história e história, pois esta abordagem tem sido questionada pelos estudos atuais, conforme informado na parte “Sobre este plano - Para você saber mais”.
Em seguida, faça a pergunta “Para que era preciso usar fogo no tempo dos humanos do vídeo?”, questionando os alunos e anotando suas hipóteses na coluna “USO” da tabela sugerida.
Retome a ideia do faz de conta sobre “Quando não se tem a eletricidade, isqueiro e fósforo para fazer o fogo” e pergunte: “Quais materiais eram usados naquele tempo para se produzir o fogo?”. Anote essas hipóteses na coluna “MATERIAIS” da tabela sugerida.
Para você saber mais:
Sobre o filme “A Guerra do fogo”, existem algumas informações técnicas e pedagógicas no Blog “Filosofia e Literatura”, de Felipe Pimenta, disponível em: https://felipepimenta.com/2013/06/02/resenha-do-filme-a-guerra-do-fogo-1981-de-jean-jacques-annaud/ , acesso em: 17 de novembro de 2018; e também no Blog “Demonstre”, de Felipo Bellini e Maryane Ferreira, disponível em: https://demonstre.com/a-guerra-do-fogo-resumo/ , acesso em: 17 de novembro de 2018.
Para saber mais sobre os seres humanos e o domínio do fogo, assista o documentário “Origens: A Evolução Humana. EP:01 - A Origem do Fogo”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Pb3JDRBKwTg , acesso em: 19 de novembro de 2018.
Problematização
Orientações: Na última coluna escreva o título “MATERIAIS ATUAIS”. Pergunte: “ Quais materiais são utilizados na atualidade para fazer fogo?”. Anote as respostas dadas pelos alunos.
Questione-os sobre as facilidades e dificuldades para se produzir e manipular o fogo ao longo do tempo. Essa discussão não precisa ser anotada.
Indague também: “Apesar das facilidades de fazer fogo e do fato de o ser humano saber como dominá-lo, você acha que às vezes ele pode sair fora de controle ou demorar para ser controlado? Por que isso acontece?”. Ouça as respostas e, para ilustrar essa questão, cite exemplos de incêndios recentes, como o acontecido no Museu Nacional (RJ), no Museu da Língua Portuguesa (SP), os inúmeros incêndios florestais. Se possível, leve reportagens locais sobre incêndios ou acidentes envolvendo fogo. Esse questionamento busca relacionar a ideia de permanência do uso e manipulação do fogo na atualidade, contrariando a falsa ideia de que há um “domínio total” sobre ele.
Pergunte também: “Para que o fogo é utilizado na atualidade?”. Anote as hipóteses dessa questão numa nova coluna, “USO ATUAL”. Finalize com a pergunta: “Que cuidados se deve ter?”.
Fonte da Imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:DIN_4844-2_Warnung_vor_feuergefaehrlichen_Stoffen_D-W001.svg. Acesso em: 19 de novembro de 2018.
Para você saber mais:
- Livro do site do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo: “A segurança contra incêndio no Brasil”, coordenado por Alexandre Itiu Seito, et al. São Paulo: Projeto Editora, 2008. Disponível em: http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/icb/wp-content/uploads/2017/02/aseguranca_contra_incendio_no_brasil.pdf. Acesso em: 19 de novembro de 2018. Este livro traz muitas informações técnicas sobre incêndios e prevenção, além de dados estatísticos sobre incêndios ocorridos.
- Sobre o incêndio do Museu Nacional, por G1. “O que se sabe sobre o incêndio no Museu Nacional, no Rio”. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/09/04/o-que-se-sabe-sobre-o-incendio-no-museu-nacional-no-rio.ghtml. Acesso em: 23 de novembro de 2018.
- Sobre o incêndio do Museu da Língua Portuguesa, por G1 São Paulo. “Incêndio atinge Museu da Língua Portuguesa em São Paulo”. Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/12/incendio-atinge-museu-da-lingua-portuguesa-em-sp-dizem-bombeiros.html. Acesso em: 23 de novembro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Retome a ideia do circo, perguntando se algum aluno já viu algum mágico fazendo truque de queimar papel e, “num passe de mágica”, fazer esse papel voltar ao normal.
Proponha então o desafio de brincar de restaurar mensagens queimadas, como o truque do mágico. Comente que assim como o mágico, o historiador e o arqueólogo são profissionais que trabalham investigando e “desvendando” partes perdidas dos vestígios deixados pelos seres humanos ao longo do tempo.
Entregue para cada dupla uma mensagem com a parte “perdida”. Explique que essa parte “perdida” foi queimada (símbolo do balãozinho) e que terão que desvendar a informação apresentando-a de maneira completa. Fale que, assim como os mágicos usam truques e os historiadores e arqueólogos usam pistas, os alunos poderão usar as informações do quadro como dicas/ truques das informações.
As mensagens a serem dadas são sugestões e estão disponíveis no arquivo HIS4_02UND01 SISTEMATIZAÇÃO (decifra mensagens) disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttA6t98Th4mHgVE2A6aJaV78kPbWr82ZpvnAecqqUsXd8MhfJMfTZ5hhDNPE/his4-02und01-sistematizacao-decifra-mensagens.pdf. Nesse primeiro arquivo há 7 “mensagens queimadas”. Imprima-o, recorte cada uma das mensagens e entregue uma para cada dupla. As respostas poderão ser diversas, veja algumas possibilidades no arquivo HIS4_02UND01 SISTEMATIZAÇÃO (respostas decifra mensagens), disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DxyqBqcbxrZdEzaRAyjMJKJyMNKEYmc7jFkTWHZ5nBKJUWf2RXFBS2Ezv3Yr/his4-02und01-sistematizacao-respostas-decifra-mensagens.pdf
No entanto, já que a ideia não é de uma consigna de “complete a frase” e sim de “apresente o que aprendeu”, as frases das mensagens não são respostas fechadas, ou seja, os alunos não são obrigados a dar uma única resposta, mas uma em que eles possam fundamentar-se naquilo que aprenderam durante toda a aula. Além disso, poderão aparecer muitas respostas para uma mesma mensagem.
Se você tiver muitos alunos, separe-os em grupos, ou sorteie duplas para se apresentarem, sendo que as mensagens das outras duplas poderão ser expostas numa folha de flipchart à mostra na sala com o tema da aula.
Esse último recurso também é interessante para mostrar as ideias da turma de maneira geral e coletiva e servirá como pauta de observação do professor.
Para finalizar, cada dupla irá explicar como desvendaram as mensagens e quais são elas.
Fonte da imagem 1: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Fire_magician.JPG. Acesso em: 19 de novembro de 2018.
Fonte da imagem 2: Eugene Shelestov / Pexels. Banco de imagens.
Materiais complementares
SISTEMATIZAÇÃO (respostas decifra mensagens)
PROBLEMATIZAÇÃO (sequência de imagens Guerra do Fogo A4)
PROBLEMATIZAÇÃO (sequência de imagens Guerra do Fogo)
#NovaEscolaEmCasa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; vídeo/áudio com orientações do professor; Whatsapp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta sequência didática é facilitar a compreensão do desenvolvimento das comunidades humanas a partir do reconhecimento dos marcos da história. Para executá-la com os alunos, envie, por meio do Whatsapp, e-mail ou Google Classroom, as mensagens, os documentos que estão disponibilizados nos planos e os que forem necessários para dinamizar as atividades. Outra opção é apresentá-los à sua turma projetando-os na tela enquanto realiza uma videoconferência.
Siga as instruções contidas nesta etapa e, por meio dos recursos definidos pela sua escola, disponibilize aos alunos o material necessário para este momento (slides, links, perguntas, orientações e explicações sobre o desenvolvimento das atividades propostas).
Caso seja possível, crie uma sala de aula virtual para que você e seus alunos possam compartilhar materiais relacionados aos planos de aula. Para criar a sala virtual assita ao tutorial (disponível aqui).
Problematização
Através de um vídeo, áudio ou Google Classroom, indague os alunos sobre o que eles entendem sobre o termo “marcos históricos”. Ajude-os a elaborarem essa explicação através de sugestões de ideias e questionamentos, tais como:
- Você já ouviu estes termos em algum lugar?
- Tente pensar nas palavras separadamente, para tentar compreendê-las.
- Para ajudar você a compreender melhor estes termos, busque no dicionário o significado das palavras.
- Agora tente formar uma explicação para essa expressão: “marcos históricos”.
Crie uma apresentação e explique o que vem a ser “marco histórico”. Para isso, você poderá utilizar a ferramenta Google Apresentações, enviar uma mensagem pelo Whatsapp ou adicionar esse material no mural do Classroom.
Caso deseje conhecer como funciona o Google Apresentações, veja o tutorial (disponível aqui).
Em seguida, conduza a aula de acordo com o que está definido nesta etapa, mas alterando para o envio do link do filme, reproduzindo ele em uma videoconferência previamente agendada (usando aplicativos de vídeo chamada), ou enviando as imagens dos filmes pelos recursos disponíveis (e-mail, Whatsapp).
Peça aos alunos para criarem um arquivo onde eles deverão responder aos questionamentos que se encontram no decorrer das explicações desta etapa.
Este arquivo poderá ser criado usando o Google Docs, Google Apresentações ou Padlet. Caso não haja possibilidade da utilização dos recursos digitais, envie o arquivo por e-mail ou diga aos alunos para responderem a essas perguntas no próprio caderno. Caso deseje, utilize o arquivo HIS4_02UND01 - A guerra do fogo (disponível aqui).
Siga as orientações de condução do preenchimento desta tabela.
Sistematização
Siga as orientações definidas para esta etapa e envie aos alunos os materiais necessários para a conclusão deste estudo: as “mensagens queimadas” e as explicações de como executar a tarefa.
Se você optar por fazer esta atividade dividindo a turma em duplas, utilize o recurso do envio das “mensagens queimadas” para os alunos através do Whatsapp.
Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem as mensagens decifradas e relatem o que compreenderam sobre como a descoberta do fogo alterou a vida dos seres vivos.
Convite às famílias
Para envolver as famílias, proponha que façam a brincadeira das “mensagens queimadas” com assuntos pré-definidos, estipulando tempo para a confecção das mensagens e para resolverem o enigma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Anderson Luís Nascimento
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani SIlva
Assessor pedagógico:Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos
Objeto (s) de conhecimento: A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras.
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).
Palavras Chave: Domínio do fogo.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA