PROBLEMATIZAÇÃO (imagens das peças)
Plano de Aula
Plano de aula: Vestígios dos primeiros humanos: “tesouros” de pedra lascada e polida
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandes marcos da história da humanidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Quadro, pincel para quadro/giz, cópias dos arquivos descritos no Material complementar, seis caixas de sapato (com terra, areia, imagem de objeto, pedras e matos ou pedaços pequenos de madeiras), pincéis de pintura, pás pequenas de jardim para retirar/remover a terra e jornais velhos para proteger as mesas de sujeiras. Estes últimos materiais (pincéis, pás e jornais), se possível, podem ser trazidos pelos alunos.
Material complementar: Os arquivos para expor as imagens e fazer a atividade de Sistematização são:
- “HIS4_02UND02 - PROBLEMATIZAÇÃO - Imagens das peças”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JNwuD9PDb6RtR2VxdsyXfzGeFpVgVbBqgYmYnQdMPXqnUgjgN996Qh5uqBSK/his4-02und02-problematizacao-imagens-das-pecas.pdf
- “HIS4_02UND02 - PROBLEMATIZAÇÃO - Imagens A4 das peças e pinturas”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NVdTEWa8EVNF82zZHwBcBuMTVFW6HpJV58uwAkZYAfvcArXSBrhmyzExJmnc/his4-02und02-problematizacao-imagens-a4-das-pecas-e-pinturas.pdf
- “HIS4_02UND02 - PROBLEMATIZAÇÃO - Imagens das pinturas”. Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SzKGREfV8fKUfyKrm5wETES9mxduXjbfmt5YtxPJ8NEUWqz5MUQeARqNkq3p/his4-02und02-problematizacao-imagens-das-pinturas.pdf
- “HIS4_02UND02 - PROBLEMATIZAÇÃO - Imagem da notícia”. Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QfZYBvHRkdWymU6yBMajmtP3wEhjDTXypkdvuaBJUGgGqW6HmqCvqnrdaCjz/his4-02und02-problematizacao-imagem-da-noticia.pdf
- “HIS4_02UND02 - SISTEMATIZAÇÃO - Imagens sugeridas para as caixas”. Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h4M3Uzz5AgwSx7Qcvfa5ZaayBJzg4qHKfM6E7xfUhpfCGFwmgMhjVcqTkbua/his4-02und02-sistematizacao-imagens-sugeridas-para-as-caixas.pdf
- “HIS4_02UND02 - SISTEMATIZAÇÃO - Atividade de mapeamento e identificação”. Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g462ZE3beJKpNqGDtedxCmcpRd7AtafRHkRwUGAmtxDHMwnKuG6vG8qGkkRH/his4-02und02-sistematizacao-atividade-de-mapeamento-e-identificacao.pdf
Para você saber mais:
Este plano aborda questões sobre o trabalho do profissional de arqueologia. No vídeo História: a fronteira entre a história e a arqueologia - Pedro Paulo Funari - PGM 08, a entrevista com o arqueólogo Pedro Paulo Funari pode esclarecer algumas ideias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W88EycSnMhA . Acesso em: 23 de novembro de 2018.
Se preferir breves leituras explicativas sobre arqueologia seguem os artigos “COMO TRABALHAM OS ARQUEÓLOGOS?”, disponível em: http://chc.org.br/como-trabalham-os-arqueologos/, acesso em: 23 de novembro de 2018; “Arqueologia”, disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/arqueologia/ , acesso em: 23 de novembro de 2018; e “Arqueologia no Brasil hoje”, de Pedro Paulo A. Funari e André Leonardo Chevitarese, disponível em: http://www.academia.edu/12251772/Arqueologia_no_Brasil_hoje, acesso em: 3 de dezembro de 2018.
Este plano também trata de teorias sobre o surgimento dos primeiros humanos no continente americano. Sobre isso, leia a notícia de Débora Didonê,
“O Brasil antes do Brasil”, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2399/o-brasil-antes-do-brasil , acesso em: 23 de novembro de 2018; e
a notícia sobre recentes estudos da arqueologia que estão causando revisões nas teorias mais aceitas: “DNA de fósseis do Brasil desafia teorias de 'descoberta' da América”, por Evanildo da Silveira, disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46098327 , acesso em: 23 de novembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Separe os alunos em grupos de cinco componentes, de forma a formar, no máximo, seis grupos. Separe-os com a intenção de fazer agrupamentos produtivos. Eles ficarão em grupo a atividade toda, mas se for possível faça as duas primeiras etapas (Contextualização e Problematização) em forma de roda de conversa e a última (Sistematização), com os grupos já divididos, saia da sala de aula e faça em um ambiente mais amplo, com cada agrupamento em um local.
Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Faça uma leitura coletiva do mesmo.
Pergunte o que acham que significa a palavra “vestígios”. Ouça as hipóteses, e, se for preciso, informe que os objetos deixados pelos seres humanos há muito tempo em um certo lugar podem servir como sinais, e que isso são vestígios.
Proponha aos alunos uma brincadeira de faz de conta em que todos serão aventureiros em busca de um tesouro. Indague sobre personagens aventureiros conhecidos por eles e, se for preciso, cite exemplos como os personagens de histórias em quadrinhos, desenhos animados, como
As aventuras de Tintim, ou Dora, a aventureira.
Se os alunos não se lembrarem de personagens desta temática, mostre ilustrações destes desenhos animados, ou, se for possível, mostre vídeos de aberturas de desenhos animados: As aventuras de Tintim, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=84M7bCY4ga4, acesso em: 3 de dezembro de 2018; e Dora, a aventureira, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=90BrxsqFbmo, acesso em: 3 de dezembro de 2018.
Pergunte aos alunos se eles se aventurariam em busca de tesouros escondidos e enterrados, como os personagens citados.
Para você saber mais: Para definições sobre “vestígio”, acesse:
- https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/vest%C3%ADgio/. Acesso em: 26 de novembro de 2018.
- https://www.dicio.com.br/vestigio/. Acesso em: 26 de novembro de 2018.
- https://dicionario.priberam.org/vest%C3%ADgio. Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Leia para os alunos a questão apresentada no slide e relacione-a às imagens: Imaginem que vocês são aventureiros que estão em busca de um tesouro, indo para alguma ilha misteriosa, localizada em algum lugar do mapa, como o da imagem 1; nesta ilha, o tesouro está escondido e dentro de um baú enterrado, como o da imagem 2. Que tesouro gostariam de desenterrar?
Se tiver muitos alunos, sorteie alguns para dizer qual tesouro e por que o escolheram.
Se não for possível projetar este slide, apenas faça a pergunta oralmente e continue com a proposta do Contexto.
Fonte da imagem 1: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Treasure_map.svg. Acesso em: 24 de novembro de 2018.
Fonte da imagem 2: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Treasure_chest.svg. Acesso em: 24 de novembro de 2018.
Contexto
Orientações: Leia a pergunta para os alunos e acrescente: Em qual profissão vocês acham que as pessoas trabalham desenterrando coisas? Anote as hipóteses levantadas pelos alunos, e, caso nenhuma criança saiba, informe sobre a profissão de arqueólogo, ressaltando a imagem do slide. Converse sobre o que fazem e onde podem trabalhar, como em sítios arqueológicos, museus etc.
Em seguida, leia a pergunta sobre os tesouros desenterrados pelos arqueólogos. Anote as respostas no quadro em forma de lista, com o título “Eu acho que os ‘tesouros’ dos arqueólogos são…”.
Se não tiver como projetar os slides, apenas faça todas as questões propostas, conversando com os alunos.
Fonte da imagem: microgen/Getty Images. Banco de imagens.
Como adequar à sua realidade: Pesquise se em sua cidade ou região existe algum sítio arqueológico. Se for possível, leve para a turma fotografias deste sítio ou de objetos encontrados nele.
No Brasil existem mais de 26 mil sítios arqueológicos cadastrados, segundo informações do site do Iphan, disponível em http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1376/, acesso em1º de dezembro de 2018. O Iphan também disponibilizou uma sucinta lista de sítios por regiões brasileiras, disponível em http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1430/, acesso em: 1º de dezembro de 2018.
Se for do interesse da turma, dentro das possibilidades, agende uma visita a este sítio arqueológico na sua cidade ou região.
Para você saber mais: Para saber mais sobre o trabalho do arqueólogo assista à entrevista sugerida ou acesse os artigos citados: vídeo História: a fronteira entre a história e a arqueologia - Pedro Paulo Funari - PGM 08, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W88EycSnMhA, acesso em: 23 de novembro de 2018; os artigos “COMO TRABALHAM OS ARQUEÓLOGOS?”, disponível em: http://chc.org.br/como-trabalham-os-arqueologos/ , acesso em: 23 de novembro de 2018; “Arqueologia”, disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/arqueologia/ , acesso em: 23 de novembro de 2018; e, “Arqueologia no Brasil hoje”, de Pedro Paulo A. Funari e André Leonardo Chevitarese, disponível em: http://www.academia.edu/12251772/Arqueologia_no_Brasil_hoje, acesso em: 3 de dezembro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Apresente as imagens e informe que são de peças do Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, no Piauí. Fale que são alguns “tesouros” desenterrados pelos arqueólogos de um sítio arqueológico desta cidade, que são chamados de “vestígios” e que, por ter muita importância para a história da humanidade, passaremos a chamar também por este nome. Peça para os alunos observarem detalhadamente as imagens.
Pergunte a eles o que gostariam de saber sobre estes objetos e anote as questões no quadro, em forma de lista “O que gostaria de saber sobre os vestígios?”. Se não perguntarem nada, questione: Por que vocês acham que estes vestígios são tão importantes para que profissionais os desenterrem? Gostariam de saber quem os fez? Quando foram feitos? Para que serviam? Em que lugar específico foram desenterrados? Quem os enterrou? Aliás, será que foram enterrados propositadamente por pessoas?
É sugerido que esta primeira parte da Problematização dure aproximadamente 7 minutos.
Caso não tenha como projetar, imprima, para cada aluno, o arquivo com as imagens “HIS4_02UND02 - PROBLEMATIZAÇÃO - Imagens das peças”, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JNwuD9PDb6RtR2VxdsyXfzGeFpVgVbBqgYmYnQdMPXqnUgjgN996Qh5uqBSK/his4-02und02-problematizacao-imagens-das-pecas.pdf. Se não for possível imprimir para cada aluno, imprima por cada grupo ou em imagens grandes para ser expostas no quadro. As imagens grandes estão disponíveis no arquivo “HIS4_02UND02 PROBLEMATIZAÇÃO (imagens A4 das peças e pinturas)”, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NVdTEWa8EVNF82zZHwBcBuMTVFW6HpJV58uwAkZYAfvcArXSBrhmyzExJmnc/his4-02und02-problematizacao-imagens-a4-das-pecas-e-pinturas.pdf.
Fonte da imagem 1: Canal do YouTube “Raimar Crisógenes Medeiros dos Santos”. Vídeo A jornada da vida mostra como era o Brasil antes do descobrimento. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AOFWs7iEJiI. Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Fonte da imagem 2: Canal do YouTube “Raimar Crisógenes Medeiros dos Santos”. Vídeo A jornada da vida mostra como era o Brasil antes do descobrimento. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AOFWs7iEJiI. Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Para você saber mais: Para saber sobre as teorias de como os primeiros humanos chegaram ao solo americano, como e com o que conviviam, o que produziam culturalmente e com qual finalidade, assista aos documentários:
- Serra Capivara, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9576H-X39J8 , acesso em: 10 de novembro de 2018.
- Jornada da vida mostra como era o Brasil antes do descobrimento, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AOFWs7iEJiI , acesso em: 10 de novembro de 2018.
Para conhecer sobre o Museu do Homem Americano, acesse http://www.fumdham.org.br/museu-do-homem-americano . Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Problematização
Orientações: Apresente as imagens e informe que são de peças do Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, no Piauí. Fale que são alguns “tesouros” desenterrados pelos arqueólogos de um sítio arqueológico desta cidade, que são chamados de “vestígios” e que, por ter muita importância para a história da humanidade, passaremos a chamar também por este nome. Peça para os alunos observarem detalhadamente as imagens.
Pergunte a eles o que gostariam de saber sobre estes objetos e anote as questões no quadro, em forma de lista “O que gostaria de saber sobre os vestígios?”. Se não perguntarem nada, questione: Por que vocês acham que estes vestígios são tão importantes para que profissionais os desenterrem? Gostariam de saber quem os fez? Quando foram feitos? Para que serviam? Em que lugar específico foram desenterrados? Quem os enterrou? Aliás, será que foram enterrados propositadamente por pessoas?
É sugerido que esta primeira parte da Problematização dure aproximadamente 7 minutos.
Caso não tenha como projetar, imprima, para cada aluno, o arquivo com as imagens “HIS4_02UND02 - PROBLEMATIZAÇÃO - Imagens das peças”, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JNwuD9PDb6RtR2VxdsyXfzGeFpVgVbBqgYmYnQdMPXqnUgjgN996Qh5uqBSK/his4-02und02-problematizacao-imagens-das-pecas.pdf. Se não for possível imprimir para cada aluno, imprima por cada grupo ou em imagens grandes para ser expostas no quadro. As imagens grandes estão disponíveis no arquivo “HIS4_02UND02 PROBLEMATIZAÇÃO (imagens A4 das peças e pinturas)”, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NVdTEWa8EVNF82zZHwBcBuMTVFW6HpJV58uwAkZYAfvcArXSBrhmyzExJmnc/his4-02und02-problematizacao-imagens-a4-das-pecas-e-pinturas.pdf.
Fonte da imagem 3: Canal do Youtube “Raimar Crisógenes Medeiros dos Santos”. Vídeo A jornada da vida mostra como era o Brasil antes do descobrimento. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AOFWs7iEJiI. Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Fonte da imagem 4: Canal do YouTube “unescoPortuguese”. Vídeo: Serra Capivara. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9576H-X39J8. Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Para você saber mais: Para saber sobre as teorias de como os primeiros humanos chegaram ao solo americano, como e com o que conviviam, o que produziam culturalmente e com qual finalidade, assista aos documentários:
- Serra Capivara, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9576H-X39J8 , acesso em: 10 de novembro de 2018.
- Jornada da Vida mostra como era o Brasil antes do descobrimento, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AOFWs7iEJiI , acesso em: 10 de novembro de 2018.
Para conhecer sobre o Museu do Homem Americano, acesse http://www.fumdham.org.br/museu-do-homem-americano. Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Problematização
Orientações: Apresente as imagens e informe que são de peças do Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, no Piauí. Fale que são alguns “tesouros” desenterrados pelos arqueólogos de um sítio arqueológico desta cidade, que são chamados de “vestígios” e que, por ter muita importância para a História da humanidade, passaremos a chamar também por este nome. Peça para os alunos observarem detalhadamente as imagens.
Pergunte a eles o que gostariam de saber sobre estes objetos e anote as questões no quadro, em forma de lista O que gostariam de saber sobre os vestígios? Se não perguntarem nada, questione: Por que vocês acham que estes vestígios são tão importantes para que profissionais os desenterrem? Gostariam de saber quem os fez? Quando foram feitos? Para que serviam? Em que lugar específico foram desenterrados? Quem os enterrou? Aliás, será que foram enterrados propositadamente por pessoas?
É sugerido que esta primeira parte da Problematização dure aproximadamente 7 minutos.
Caso não tenha como projetar, imprima, para cada aluno, o arquivo com as imagens “HIS4_02UND02 - PROBLEMATIZAÇÃO - Imagens das peças”, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JNwuD9PDb6RtR2VxdsyXfzGeFpVgVbBqgYmYnQdMPXqnUgjgN996Qh5uqBSK/his4-02und02-problematizacao-imagens-das-pecas.pdf. Se não for possível imprimir para cada aluno, imprima por cada grupo ou em imagens grandes para ser expostas no quadro. As imagens grandes estão disponíveis no arquivo “HIS4_02UND02 PROBLEMATIZAÇÃO (imagens A4 das peças e pinturas)”, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NVdTEWa8EVNF82zZHwBcBuMTVFW6HpJV58uwAkZYAfvcArXSBrhmyzExJmnc/his4-02und02-problematizacao-imagens-a4-das-pecas-e-pinturas.pdf.
Fonte da imagem 5: Canal do YouTube “unescoPortuguese”. Vídeo: Serra Capivara. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9576H-X39J8. Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Fonte da imagem 6: Canal do YouTube “unescoPortuguese”. Vídeo: Serra Capivara. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9576H-X39J8. Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Para você saber mais: Para saber sobre as teorias de como os primeiros humanos chegaram ao solo americano, como e com o que conviviam, o que produziam culturalmente e com qual finalidade, assista aos documentários:
- Serra Capivara, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9576H-X39J8 , acesso em: 10 de novembro de 2018.
- Jornada da Vida mostra como era o Brasil antes do descobrimento, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AOFWs7iEJiI , acesso em: 10 de novembro de 2018.
Para conhecer sobre o Museu do Homem Americano, acesse http://www.fumdham.org.br/museu-do-homem-americano . Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Problematização
Orientações: Avise aos alunos que farão uma comparação entre objetos encontrados pelos arqueólogos e as pinturas rupestres. Antes de comparar eles devem responder algumas perguntas, acrescente outras se julgar necessário: Quem você acha fez estas pinturas? Para que fez? Como fez? O que vocês acham que quis ser expressado com estas pinturas?
Direcione as ideias, respeitando o protagonismo do aluno. Incorpore a este levantamento de hipóteses as informações de que as pinturas foram feitas pelos primeiros humanos. Informe que os arqueólogos supõem, por meio de estudos, que os primeiros humanos utilizavam as pinturas para expressar o convívio em grupo, as caças, as “festas”, entre outras hipóteses; para fazê-las utilizavam materiais como barro, sangue, carvão e pedras. Ressalte que nestas pinturas especificamente, os arqueólogos levantam as hipóteses de que os primeiros humanos parecem demonstrar “festas” e caça.
Relembre os objetos vistos no slide anterior e pergunte: Se as pinturas podem representar momentos daqueles povos, em quais destes momentos vocês acham que os primeiros humanos poderiam estar usando cada objeto? Deixe que façam a relação e sorteie alguns alunos para dizer por que escolheram o objeto e a pintura. Por exemplo: pode ser que o aluno escolha o colar para usar na pintura que denota festa; ou, então, a machadinha para cortar o animal, na pintura que denota o corte de animal etc.
Pergunte quem concorda e discorda do colega. Se houver alguma discordância, peça para quem discordou explicar sua hipótese também. Mostre aos alunos que, assim como eles, muitas vezes os arqueólogos também não conseguem chegar a uma resposta fechada e conclusiva. Eles sempre criam hipóteses e se utilizam de várias ciências para tentar respondê-las.
É sugerido que esta segunda parte da Problematização dure aproximadamente 7 minutos.
Se não for possível projetar as imagens, imprima o arquivo “HIS4_02UND02 PROBLEMATIZAÇÃO (imagens das pinturas)” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SzKGREfV8fKUfyKrm5wETES9mxduXjbfmt5YtxPJ8NEUWqz5MUQeARqNkq3p/his4-02und02-problematizacao-imagens-das-pinturas.pdf, entregando uma cópia para cada aluno. Ou então imprima as imagens por grupo. Se ainda não for possível, imprima as imagens em tamanho maior, A4, para ser expostas no quadro. Em todas estas sugestões, os questionamentos continuam os mesmos dos que foram propostos e eles podem ser feitos em forma de conversa.
Fonte da imagem 1: Canal do YouTube “unescoPortuguese”. Vídeo: Serra Capivara. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9576H-X39J8. Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Problematização
Orientações: Avise aos alunos que farão uma comparação entre objetos encontrados pelos arqueólogos e as pinturas rupestres. Antes de comparar eles devem responder algumas perguntas, acrescente outras se julgar necessário: Quem você acha fez estas pinturas? Para que fez? Como fez? O que vocês acham que quis ser expressado com estas pinturas?
Direcione as ideias, respeitando o protagonismo do aluno. Incorpore a este levantamento de hipóteses as informações de que as pinturas foram feitas pelos primeiros humanos. Informe que os arqueólogos supõem, por meio de estudos, que os primeiros humanos utilizavam as pinturas para expressar o convívio em grupo, as caças, as “festas”, entre outras hipóteses; para fazê-las utilizavam materiais como barro, sangue, carvão e pedras. Ressalte que nestas pinturas, especificamente, os arqueólogos levantam as hipóteses de que os primeiros humanos parecem demonstrar “festas” e caça.
Relembre os objetos vistos no slide anterior e pergunte: Se as pinturas podem representar momentos daqueles povos, em quais destes momentos vocês acham que os primeiros humanos poderiam estar usando cada objeto? Deixe que façam a relação e sorteie alguns alunos para dizer por que escolheram o objeto e a pintura. Por exemplo: pode ser que o aluno escolha o colar para usar na pintura que denota festa; ou então, a machadinha para cortar o animal, na pintura que denota o corte de animal, etc.
Pergunte quem concorda e quem discorda do colega. Se houver alguma discordância, peça para quem discordou exçpicar sua hipótese também. Mostre aos alunos que, assim como eles, muitas vezes os arqueólogos também não conseguem chegar a uma resposta fechada e conclusiva. Eles sempre criam hipóteses e se utilizam de várias ciências para tentar respondê-las.
É sugerido que esta segunda parte da Problematização dure aproximadamente 7 minutos.
Se não for possível projetar as imagens, imprima o arquivo “HIS4_02UND02 PROBLEMATIZAÇÃO (imagens das pinturas)” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SzKGREfV8fKUfyKrm5wETES9mxduXjbfmt5YtxPJ8NEUWqz5MUQeARqNkq3p/his4-02und02-problematizacao-imagens-das-pinturas.pdf, entregando uma cópia para cada aluno. Ou então imprima as imagens por grupo. Se ainda não for possível, imprima as imagens em tamanho maior, A4, para ser expostas no quadro. Em todas estas sugestões, os questionamentos continuam os mesmos dos que foram propostos e eles podem ser feitos em forma de conversa.
Fonte da imagem 2: Canal do YouTube “unescoPortuguese”. Vídeo: Serra Capivara. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9576H-X39J8. Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Fonte da imagem 3: Canal do YouTube “unescoPortuguese”. Vídeo: Serra Capivara. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9576H-X39J8. Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Problematização
Orientações: Leia o texto em voz alta ou faça uma leitura colaborativa com a participação dos alunos que desejarem. Peça para que sinalizem as palavras desconhecidas e explique seus significados facilitando a compreensão do texto.
Leia a pergunta e se for preciso retome ao texto para respondê-la, acrescentando outras também: Quem foram as pessoas que fizeram os objetos que servem como vestígios desenterrados pelos arqueólogos? Como elas viveram e com o que elas conviveram? Este jeito é parecido ou diferente da atualidade? Quais diferenças? Quais semelhanças? Que informações também podem ser lidas pela ilustração?
É sugerido que esta última parte da Problematização dure aproximadamente 6 minutos.
Se não for possível projetar o slide, imprima o arquivo “HIS4_02UND02 - PROBLEMATIZAÇÃO - Imagem da notícia” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QfZYBvHRkdWymU6yBMajmtP3wEhjDTXypkdvuaBJUGgGqW6HmqCvqnrdaCjz/his4-02und02-problematizacao-imagem-da-noticia.pdf, dando a cópia para cada aluno ou para o grupo.
Neste caso também é possível fazer a leitura pelo professor, tendo os alunos como ouvintes, ou se fazer uma leitura compartilhada.
Fonte do texto: “O Brasil antes do Brasil, de Débora Didonê, disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/2399/o-brasil-antes-do-brasil. Acesso em: 23 de novembro de 2018.
Para você saber mais: Sobre leitura colaborativa ou compartilhada acesse o verbete disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/leitura-colaborativa. Acesso em: 1º de dezembro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Antes de a aula começar você já deve ter preparado as seis caixas, (podem ser caixas de sapato), colocando dentro delas, nesta ordem: camada de terra (altura de 5 cm); camada de areia (2 cm de altura); uma imagem, que servirá como a peça a ser encontrada (sugestões de imagens no arquivo “HIS4_02UND02 SISTEMATIZAÇÃO (imagens sugeridas para as caixas)” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h4M3Uzz5AgwSx7Qcvfa5ZaayBJzg4qHKfM6E7xfUhpfCGFwmgMhjVcqTkbua/his4-02und02-sistematizacao-imagens-sugeridas-para-as-caixas.pdf ); mais uma camada de areia (3 cm de altura); uma camada de pedras e matos. No entanto, estes materiais são sugestões e podem ser substituídos por outros que funcionem para a mesma ideia: cobrir com várias camadas um objeto.
Na borda da caixa você deve colar fitas que se cruzam perpendicularmente, fazendo um desenho parecido com o da malha quadriculada. Isso servirá como referência para se fazer o desenho na folha que contém uma malha quadriculada (do mesmo formato da da caixa) e uma tabela (disponível no arquivo “HIS4_02UND02 SISTEMATIZAÇÃO (atividade de mapeamento e identificação)” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g462ZE3beJKpNqGDtedxCmcpRd7AtafRHkRwUGAmtxDHMwnKuG6vG8qGkkRH/his4-02und02-sistematizacao-atividade-de-mapeamento-e-identificacao.pdf).
Explique aos alunos que deverão usar pincéis e pás para cavar a terra e descobrir uma imagem de objeto, que será como um vestígio enterrado. Diga que, assim como os arqueólogos, eles devem ter o máximo de cuidado para não estragar o material a ser encontrado. Descobrindo o vestígio, os alunos devem olhar verticalmente, de cima, a caixa e observar a posição que este está na malha quadriculada. Sendo assim, eles devem desenhar, na folha, o objeto na mesma posição que encontrou na caixa.
Depois, os alunos devem preencher a tabela colocando suas hipóteses (assim como fazem os arqueólogos). Mas as hipóteses devem ter algum fundamento, e, para isso, a primeira dica é observar que tipo de chão se está cavando (se um parque, uma praça, uma fazenda, ou campos de treinamentos). Esta informação deve ser escrita e colada por você, professor, em um dos lados da caixa.
Depois de preenchida a tabela, um representante de cada grupo deve apresentar, para a turma, a quais conclusões hipotéticas chegaram.
Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Archaeologistatwork,H%C3%A4ggum,V%C3%A4sterg%C3%B6tland,Sweden(17899026016).jpg. Acesso em: 3 de dezembro de 2018.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; vídeo/áudio com orientações do professor; Whatsapp, dicionário físico ou digital.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta sequência didática é facilitar a compreensão do desenvolvimento das comunidades humanas a partir de vestígios encontrados ao longo do tempo e que se tornam essenciais para desvendar o passado do ser humano e sua evolução.
Encaminhe aos alunos, por meio dos recursos definidos pela sua escola, o material necessário para este momento (slides, link do site do IPHAN, link do site do Museu do Homem Americano, link do texto “O Brasil antes do Brasil”, fotos dos documentos usados, as perguntas) para que possam se familiarizar com os procedimentos que serão propostos.
Para que os alunos compreendam os significados de algumas palavras dos textos trabalhados, instrua-os a utilizarem o dicionário físico ou o virtual (internet). Caso ache interessante, crie uma nuvem de palavras para este tema, poste no mural do Classroom ou envie aos alunos através dos aplicativos usados por vocês (veja aqui como fazer uma núvem de palavras através do Wordclouds).
Caso seja a sua realidade, crie uma sala de aula virtual, para que você e seus alunos possam compartilhar materiais relacionados aos planos de aula.
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas aqui, alterando de “registrar as falas” por “abrir uma discussão”. Caso ache interessante, encaminhe os links que tratam sobre a profissão de arqueólogo.
Problematização
Através do Classroom, e-mail ou videoconferência, apresente os slides desta etapa e siga as orientações propostas.
Caso faça a opção pelo Classroom, adicione todos os slides, os questionamentos e explanações sobre o tema propostos nesta etapa. Determine uma data para a entrega do material produzido.
Para que os alunos compreendam os significados de algumas palavras dos textos trabalhados, instrua-os a utilizarem o dicionário físico ou o virtual (internet).
Siga o que está definido nesta etapa.
O material produzido pelo aluno poderá ser criado usando o Google Docs, Google Apresentações ou Padlet. Caso não haja possibilidade da utilizarem os recursos digitais, diga aos alunos para responderem as perguntas no próprio caderno.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
Sistematização
Para esta etapa substitua a caixa proposta por uma busca de “tesouros” dentro da própria casa. O tesouro podem ser objetos antigos que existem na família e que passaram de geração a geração. Caso o aluno não possua este objeto, poderá usar algum objeto que possui significado para ele. Disponibilize um quadro com os itens que o aluno deverá analisar, pesquisar e registrar as conclusões sobre o “tesouro” da família. Substitua o arquivo definido no Plano, e que apresenta o quadro de observações, pelo disponibilizado nos materiais complementares (disponível aqui).
Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem os “tesouros” e relatem o que compreenderam sobre como os vestígios podem “contar” coisas sobre o passado.
Convite às famílias
Para envolver as famílias e tornar os estudos em casa menos estressantes para todos, proponha que os familiares se envolvam nessa “caça ao tesouro” e conversem com os filhos, deixando claro que a história contada através de vestígios é de grande importância para obtermos informações sobre as transformações e permanências na trajetória dos grupos humanos - nesse caso, em específico, o grupo familiar.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Anderson Luís Nascimento
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani SIlva
Assessor pedagógico:Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos.
Objeto(s) de conhecimento: A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras.
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).
Palavras-chave: Vestígios humanos; primeiros humanos sulamericanos; pedra lascada; pedra polida; pintura rupestre; arqueologia.
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