Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula aborda tema referente a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03): Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, usada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.
Materiais necessários para a aula: papel para o cartaz.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia com os alunos o título da aula ou solicite que façam a leitura. Auxilie-os na leitura, se for necessário. Questione sobre o que pensam que irão aprender nesta aula. Comente sobre o tema da aula conversando sobre o que os alunos demonstram saber sobre o assunto.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Convide os alunos para cantar e dançar, projetando o vídeo com a música “Ratinho tomando banho” do Castelo Rá-tim-bum, letra de Hélio Ziskind. Acesse o link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Nq04QXs444w. Dê um tempo para que os alunos cantem e dancem gesticulando conforme a letra da música. Depois de cantar e dançar, proponha uma conversa com os alunos sentados em círculo ou semicírculo sobre a letra da música. Neste momento, não deve haver a preocupação em expor conceitos sobre o que se pretende trabalhar na aula, mas em provocar os alunos a pensarem sobre o tema de estudo.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Convide os alunos para sentarem em semicírculo. Comente com eles que nesta aula terão mais informações sobre a importância da higiene e cuidado com o nosso corpo. Projete o slide com as questões disparadoras ou escreva-as no quadro. Leia as questões e estimule a participação dos alunos para que apresentem suas hipóteses de respostas. Anote as principais ideias dos alunos no quadro. Procure retomar estas ideias durante o desenvolvimento da aula. Neste momento não apresente respostas às dúvidas dos alunos, mas permita que apresentem seus conhecimentos e questionamentos sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Ainda com os alunos em semicírculo, projete o slide com as imagens ou leve as mesmas impressas fixadas em pequenos cartazes. Dê alguns minutos para que conversem sobre as imagens que representam as crianças cuidando da higiene da pele. Observe a interação e os comentários dos alunos relacionados ao conteúdo das imagens. Na sequência, faça os seguintes questionamentos: “O que a Matilda, o Thiago, o Franciso e a Beatriz estão fazendo? O que há de errado?”. Convide alguns alunos para apresentarem suas observações e hipóteses. Espera-se que os alunos percebam que as três primeiras crianças estão tomando banho e que a Beatriz está utilizando o vento do ventilador para “espantar” a sujeira. Leia o segundo comando do slide: “Imagine que você é amigo da Beatriz. Explique para ela porque é importante tomar banho e o que mais ela pode fazer para cuidar da pele de todo o corpo”. Proponha que os alunos organizem-se em duplas para que os dois coloquem-se na posição de amigo da Beatriz e façam a explicação. Acompanhe o trabalho dos alunos e colabore nas argumentações.
Assim que perceber que as duplas conseguiram manter o diálogo e explicaram sobre a importância do banho, convide algumas duplas para compartilhar as explicações.
Pergunte aos alunos quais problemas podemos ter em alguns casos de falta de higiene com o corpo. Identifique na conversa os conhecimentos prévios sobre problemas de saúde relacionados à falta de higiene corporal, tais, como, pediculose (piolho), escabiose (sarna), bicho geográfico, bicho de pé, berne. Confira maiores informações acessando o link: https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/infeccoes-parasitarias/.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete o slide com as imagens de objetos e produtos de higiene ou leve alguns recortes de folhetos e revistas ou ainda leve os próprios objetos para a interação. Converse com os alunos sobre as imagens e questione-os sobre o uso destes objetos e produtos no dia a dia. Solicite que alguns alunos apresentem suas ideias. Escreva a partir da fala dos alunos práticas de higiene do corpo utilizando os objetos e os produtos da imagem projetada. Para ilustrar, solicite aos alunos que desenhem ao lado ou abaixo das descrições das práticas de cuidado e higiene do corpo.
Após fechamento, retome o início da aula, resgatando as hipóteses iniciais apresentadas em resposta às questões disparadoras: "Como você cuida da higiene do seu corpo? Quais cuidados têm com a sua pele?". Convide os alunos a refletirem sobre o que responderam no início da aula e o que aprenderam neste momento da aula, fazendo os alunos perceberem a importância da higiene do corpo para a manutenção da saúde.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Projete o slide com as cenas de práticas de higiene corporal e comente sobre cada delas reforçando que as práticas estão diretamente relacionadas ao cuidado e higiene com a pele, tais como: 1) lavar as mãos com sabonete, várias vezes por dia, principalmente depois de usar o sanitário e antes da alimentação; 2) tomar banho, lavando-se da cabeça aos pés; 3) usar roupas limpas e 4) enxugar-se com toalha limpa, lembrando que outros hábitos de higiene precisam ser praticados para garantir e higiene de todo o corpo, evitando algumas doenças.