Plano de Aula

Plano de aula: Alimentos e receitas de origem indígena

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários

Papel cartolina ou pardo para nuvem de palavras e caça-palavras impresso.

Material complementar:

Caça-palavras para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sXZH2sdngs59pPtbfDZqZSBnVVqhJT7JtnJetndDT6Md4jVVc9kV4bjpqWnp/geo4-01und05-sistematizacao-caca-palavras.pdf

Para você saber mais:

Os alimentos são um traço cultural importante de um povo. As comidas típicas indígenas brasileiras possuem variações entre um povo indígena e outro. Porém, como ingredientes comuns entre elas estão: milho, mandioca, peixes, frutas, ou seja, aqueles retirados e coletados da natureza.

Além disso, são preparadas com diversas finalidades como alimentação e medicamentos. Ainda que muitas comidas tenham sofrido modificações por portugueses e africanos, elas guardam a originalidade de um povo que é responsável pela construção da culinária que compõem a cultura do povo brasileiro. Você pode encontrar mais informações sobre o tema no link abaixo:

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=953%3Aindios-do-brasil-alimentacao-e-culinaria&catid=44%3

Contextos prévios: É importante que os alunos tenham conhecimento sobre as características da população indígena (moradia, alimentação, hábitos, costumes). Eles podem estar organizados em duplas.

Para a Ação Propositiva, peça antecipadamente que os alunos tenham uma conversa com a família sobre hábitos alimentares indígenas que estão presentes em seu cotidiano.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma já organizada em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que irão identificar alguns alimentos que consumimos no dia a dia e são de origem indígena. Na impossibilidade de projetar a frase, escreva no quadro.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados