Texto 2
Plano de Aula
Plano de aula: Guerra comercial entre potências:Made in China x América First”
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estados Unidos, China e Brasil na Ordem mundial
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito à relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Há várias escalas geográficas para se trabalhar o conceito: local, regional, nacional, internacional e global. O uso de fotografias, infográficos, manchetes de jornais e revistas podem ser um bom recurso para apresentar essas escalas. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: 1 folha sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha e lápis de cor, caneta hidrocor, dicionário. Cópias impressas dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.
Material complementar:
Atividade da Ação Propositiva:
Link para impressão:
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5aE2FN7CMBuD5YfhVcGmvPQ8mV5UtxXCw4TDrV6Q8gecjnsVg7YAGyDk6qeb/orientacoes.pdf . Acesso 23/11/2018
Estação 1 - Como a guerra comercial entre EUA e China pode afetar a economia mundial.
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Rd7S4rubuHjGFwA33s69C8G6US5awuNVTnZn9gABJSdV98bKs6YaR22aHhWP/texto-1.pdf . Acesso 23/11/2018
Estação 2: Como a disputa comercial entre China e Estados Unidos pode impactar na economia brasileira.
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gfzBwtVbc3VTQuC9cfagqJVszwhrTvHqH9fzhMAWQnQCjWdHQpvRdrZvvKtx/texto-2.pdf
Sistematização:
Modelo do esquema:
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7WUWwvCBYcXRwpDQuvmeJTArubvfupyY4zK5gjsjJJ5cEJjyh3rCS6Pqxz4D/esquema.pdf . Acesso 20/11/2018
Para você saber mais:
Confira mais detalhes sobre a guerra comercial entre as potências EUA e China e seus impactos mundiais nas reportagens:
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/entenda-a-guerra-comercial-entre-eua-e-china-e-como-ela-pode-afetar-a-economia-mundial.ghtml. Acesso 20/11/2018
Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/21/internacional/1537554659_677082.html. Acesso 20/11/2018
Como a guerra comercial pode afetar o Brasil:
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44745494. Acesso 20/11/2018
Aumento da exportação brasileira.
Disponível em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,com-guerra-comercial-exportacao-brasileira-e-a-maior-em-cinco-anos,70002611513. Acesso 20/11/2018
A crise da representação, a descentralização política africana e os seus desafios Disponível em: http://ceiri.news/a-crise-da-representacao-a-descentralizacao-politica-africana-e-os-seus-desafios/ Acesso 20/11/2018
<title> Tema da aula
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Comente que nesta aula eles vão analisar os impactos mundiais de uma guerra comercial entre as duas potências: Estados Unidos e a China. Explique que a sala de aula será dividida em 2 estações, cada uma com temas relacionados: “Made in China” e “ America First”. Os times vão rotacionando pelas estações em busca de respostas, utilizando textos de apoio, sobre os motivos que podem levar a uma guerra comercial entre as potências e seus impactos internacionais.
Como adequar à sua realidade: Vale a pena comentar com os alunos sobre os produtos americanos e chineses que estão disponíveis no comércio local. Como seria, caso estes produtos aumentassem seu preço, ou mesmo não estivessem mais disponíveis no comércio de sua cidade?
Para você saber mais:
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/08/23/guerra-comercial-entre-eua-e-chinaja-alcanca-us-100-bilhoes.ghtml.
Acesso 23/11/2018.
Contextos prévios:
Explicar que o conceito de “América First” (Estados Unidos em primeiro lugar), está associado a política adotada pelo presidente Donald Trump que sinaliza a restauração da liderança americana, utilizando recursos diplomáticos, econômicos e militares para promover a prosperidade americana, bem como ampliar a influência americana em todo o mundo.
Em relação a China, escolhemos o conceito “Made in China” (produzido na China) pois se relaciona com a invasão de produtos chineses no comércio mundial, que possibilitou o crescimento econômico do país, porém atualmente vive um momento tenso em relação ao comércio com os Estados Unidos, que decidiu ampliar as taxas de importação.
É importante que os alunos já saibam sobre: Comércio Internacional, Balança Comercial, Taxas de Importação e Exportação e Organização Mundial do Comércio.
Disponível em: https://www.infoescola.com/economia/balanca-comercial/ Acesso 23/11/2018.
Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/organizacao-mundial-do-comercio-omc/ Acesso 23/11/2018.
Contextualização
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações: Projete o slide ou entregue a cópia dos textos aos alunos. Pergunte se já conheciam os termos apresentados: “America First” e “Made in China”. Peça aos alunos que observem o mapa. O que ele representa? Destaque as diferenças dos números do comércio entre Estados Unidos e China.
Para compreender o contexto, utilize o texto de apoio disponível no link abaixo:
AMÉRICA FIRST X MADE IN CHINA
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cGBG744Y4TN99atDu8VfHuHkskNYCTrtVCsbr3mVsRvhsPJ56SDMANJVfscc/america-first-x-made-in-china.pdf . Acesso 24/11/2018.
Seria interessante explicar sobre as medidas protecionistas (conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira) adotadas pelo presidente Donald Trump com o objetivo de favorecer a economia interna norte-americana.
Já a China, embora seja prejudicada pelas tarifas de importações, apresenta uma economia que investe nos mercados interno e externo e assim defende o comércio multilateral. Se houver alguma palavra que o aluno não saiba o significado, incentive a buscar auxílio no dicionário.
Como adequar à sua realidade: Solicitar aos alunos que levantem hipóteses de que maneira uma guerra comercial entre Estados Unidos e China pode afetar a economia brasileira? Anote as hipóteses no quadro.
Para você saber mais:
Confira mais detalhes sobre o protecionismo norte-americano e o papel da Organização Mundial do Comércio.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/economia/protecionismo.htm. Acesso 24/11/2018.
Como fica o Brasil diante da guerra comercial entre EUA e China.
Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/guerra-comercial-entre-eua-e-china-refletira-negativamente-no-brasil/. Acesso 24/11/2018.
Problematização
Tempo sugerido: 06 minutos
Orientações: Projete o slide, ou escreva a questão e o esquema no quadro. Pergunte de que forma uma guerra comercial entre Estados Unidos e a China podem impactar o fluxo do comércio internacional, bem como o Brasil.
Aproveite para explicar que o Brasil saiu prejudicado com a sobretaxa da importação do aço, pois é o segundo maior exportador de aço para os Estados Unidos. Vale a pena destacar que os Estados Unidos adotaram tais medidas protecionistas com o objetivo de aquecer as indústrias norte-americanas.
A China respondeu aos Estados Unidos aumentando em 25% sobre 128 produtos, como soja, carro, aviões…
Ação propositiva
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientações: Divida a turma em times 04 a 05 alunos e, em seguida, apresente as orientações projetando o slide, ou escrevendo as orientações no quadro.
Os times irão trocar de estações. Na primeira irão ler os textos: “America First e Made in China”. Após a leitura, permita que os alunos tenham alguns minutos para conversar a respeito do assunto. O tempo sugerido para esta etapa é aproximadamente 10 minutos.
Na segunda estação, os times deverão responder às questões apresentadas no slide ou impressas no arquivo.
Oriente os alunos a responderem as questões em seus cadernos. Estas anotações serão necessárias para a realização da etapa seguinte. Cuide para que os times finalizem a atividade dentro do tempo. Circule pela sala e acompanhe o trabalho.
Monitore o tempo de permanência em cada estação.
Link para impressão:
Estação 1 - Como a guerra comercial entre EUA e China pode afetar a economia mundial.
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Rd7S4rubuHjGFwA33s69C8G6US5awuNVTnZn9gABJSdV98bKs6YaR22aHhWP/texto-1.pdf Acesso 20/11/2108.
Como a disputa comercial entre China e Estados Unidos pode impactar na economia brasileira.
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gfzBwtVbc3VTQuC9cfagqJVszwhrTvHqH9fzhMAWQnQCjWdHQpvRdrZvvKtx/texto-2.pdf . Acesso 20/11/2108.
Estação 2: Questões:
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S3eSQ52mhZgyxSHzn9vdhQ6TfJCVHHt6saqVN7SwZAETkXnpbzKp8XAUvApT/acao-propositiva.pdf . Acesso 20/11/2108.
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Nesta etapa, peça aos alunos que se organizem em duplas. Entregue o modelo impresso do esquema, disponível no link abaixo.
Disponivel em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7WUWwvCBYcXRwpDQuvmeJTArubvfupyY4zK5gjsjJJ5cEJjyh3rCS6Pqxz4D/esquema.pdf . Acesso 20/11/2108
Oriente as duplas a montar um esquema de apresentação. Peça às duplas que utilizem as anotações realizadas no caderno para representar o conhecimento sobre o tema da aula.
Para fazer um esquema claro e compreensível, é necessário:
1º - Definir as ideias principais;
2º - Definir as ideias secundárias;
3º - Escrever essas ideias em frases curtas.
Num esquema, os elementos de informação que importa fixar são agrupados por meio de setas ou de quadrados.
O esquema serve essencialmente para enunciar os diferentes aspectos de um tema, enumerando as características de cada um deles, ou para relacionar os fatos entre si. As setas são muito importantes, elas podem significar “levou a”, “provocou”, “teve como resultado”. Incentive a utilização de materiais como lápis de cor, canetas hidrocor para preencher o esquema.
Aproveite para expor no mural da escola os esquemas de apresentação.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Explique para os alunos que o objetivo desta aula é analisar de que forma a política protecionista norte-americana busca favorecer a “America First”, por meio do aumento das tarifas comerciais impostas à importação da China, e quais seus impactos no fluxo do comércio internacional. Esta aula foi preparada para ser desenvolvida no WhatsApp, mas poderá ser adaptada para o uso do e-mail. Comente que o respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente neste plano. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie um áudio e pergunte aos alunos se eles sabem explicar a "guerra comercial" entre os EUA e a China. Espere as respostas; dessa forma, você terá acesso aos conhecimentos prévios deles sobre o tema. Comente que a tensão entre as duas maiores potências econômicas tem o potencial de afetar vários países e reduzir o fluxo do comércio internacional. Solicite que os alunos façam uma pesquisa sobre o tema e tragam anotações para a próxima etapa. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
Professor, envie o arquivo de problematização, disponível aqui. Solicite que os alunos leiam e analisem a tirinha. Incentive-os a enviar áudios para o grupo da classe. Como fizeram uma pesquisa, provavelmente estarão sabendo mais sobre o tema. Comente com a turma que o combate aos produtos "made in China" é uma bandeira da campanha do presidente dos EUA, Donald Trump. Desde março, ele começou a colocar em prática sua política "America First" (América Primeiro, em tradução livre), que tem entre seus focos o fortalecimento da indústria americana em detrimento de produtos importados. Tempo estimado de 15 minutos.
Ação propositiva
Professor, envie aos alunos o texto disponível aqui. Divida a turma em grupos com 4 ou 5 alunos. Explique aos alunos que eles devem agendar um horário pelo WhatsApp em que todos possam trabalhar de forma colaborativa. Incentive um encontro síncrono entre eles; pode ser pelo WhatsApp ou pelo Google Meet. Eles devem trabalhar com uma metodologia ativa chamada "diferentes perspectivas de um texto", anotando numa folha, antes de começar a leitura do texto, três pontos (que terão de responder - os dois primeiros, de maneira individual, e o terceiro, em grupo):
1 - Principais ideias/conceitos do texto;
2 - Meu ponto de vista sobre o texto;
3 - Síntese: nosso ponto de vista sobre o texto.
Peça a todos para enviarem as respostas dos grupos apenas a você. Com posse de todas as respostas, envie aos grupos as respostas de outro grupo. Agora, solicite que eles analisem essas respostas e identifiquem problemas, sentimentos, efeitos ou preocupações em torno dessa perspectiva particular. Os grupos devem anotar o que pensam sobre as respostas e encaminhar apenas a você. Tempo estimado 40 minutos.
Sistematização
Agora é o momento de encerrar a aula com uma grande discussão/debate entre os grupos, ressaltando a importância de olhar o texto por meio de vários pontos de vista, ou seja, de adquirir conhecimento por meio de diferentes perspectivas. Por fim, pergunte aos grupos se os EUA e a China estão respeitando o ambiente onde vivem e a própria coletividade. Solicite que enviem áudios para o grupo da turma. Tempo estimado de 25 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para lerem a reportagem sobre China e EUA disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula num debate/discussão com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Maria
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Analisar de que forma a política protecionista norte-americana busca favorecer a “América First”, por meio do aumento das tarifas comerciais à importação da China, e quais impactos no fluxo do comércio internacional.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA