AÇÃO PROPOSITIVA
Plano de Aula
Plano de aula: “A Política da Boa Vizinhança” nas relações entre o Brasil e Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estados Unidos, China e Brasil na Ordem mundial
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito à relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Há várias escalas geográficas para se trabalhar o conceito: local, regional, nacional, internacional e global. O uso de fotografias, infográficos, manchetes de jornais e revistas podem ser um bom recurso para apresentar essas escalas. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: 1 folha sulfite, canetas hidrocor, dicionário, equipamento para apresentação dos slides ou imagens e mapas impressos.
Material complementar:
Tema da aula. Mapa da América:
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nahV3hJVAxVba9BxA4zg3cyfmZta7tfFRaQufZaeywdCAh3HKu3CUpUkun5m/mapa-da-america-recuperado.pdf .
Acesso 09/11/2018.
Contextualização.
Zé Carioca
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jRsZ2PJXp9CfH6xwbkQrWv3Y4mujJKX74cjzg278TrkdD8Ad7XjG5Tm6HeQx/contextualizacao.pd . Acesso 09/11/2018.
Política de Boa Vizinhança
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dnJsqC7YT8ctgSuW93PffyE3qebQvRNw43HrmQrGJvApnt2TxgjPbpUnyn4H/politica-de-boa-vizinhanca-recuperado.pdf . Acesso 25/11/2018.
Problematização.
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hZr3fSPK7j6y9XafUfPjjyrJveRwuszaC2eDZbZhmmDUGFrTDTHaHUUC2UeJ/problematizacao-1.pdf . Acesso 26/11/2018.
Ação propositiva.
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aGsWzpXqmH5wa5tJfqX6KgZpark7w3bC6T969fSvr88AsyPHfEU7Ay5t9PwV/acao-propositiva.pdf . Acesso 26/11/2018.
Para você saber mais:
O que foi a Política da Boa Vizinhança?
Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/RelacoesInternacionais/BoaVizinhanca. Acesso 10/11/2018.
Tema da Aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Inicie a apresentação do tema destacando o mapa da América. Peça aos alunos que observem que o Brasil e os Estados Unidos estão distantes geograficamente, porém, ainda assim foi implementada, no período da Segunda Guerra Mundial, uma “Política da Boa Vizinhança” com os países da América Latina, incluindo o Brasil. Aproveite para perguntar o que é necessário fazer para se tornar um bom vizinho.
Para você saber mais:
Para compreender o contexto que foi a Política de Boa Vizinhança:
Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/RelacoesInternacionais/BoaVizinhanca. Acesso 10/11/2018.
Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/eua_vizinhanca.htm. Acesso 10/11/2018.
Brasil na Segunda Guerra Mundial:
Disponível em: http://educacao.globo.com/historia/assunto/mundo-em-tempos-de-guerra/brasil-na-segunda-guerra-mundial.html. Acesso 10/11/2018.
Geopolítica
Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/geopolitica.htm. Acesso 10/11/2018.
Artigo acadêmico:
Disponível em: http://www.uel.br/pessoal/jneto/gradua/historia/recdida/gepoliticasPessJNeto.pdf. Acesso 10/11/2018.
Contextualização
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações: Projete o slide ou apresente o texto aos alunos. Pergunte ao alunos se conhecem esse personagem da Disney. Podemos dizer que ele representa o Brasil? Com que objetivo a Disney criou esse personagem? Estabeleça com os alunos uma associação entre o ano da criação do personagem Zé Carioca com a “Política da Boa Vizinhança”. Destaque o ano e o presidente americano que criou esta política.
Para você saber mais:
Curiosidades sobre a criação do personagem Zé Carioca
Disponível em: http://guiadoscuriosos.uol.com.br/categorias/1887/1/12-curiosidades-sobre-o-ze-carioca.html. Acesso 11/11/2018.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V5xXB68bmyY. Acesso 11/11/2018.
Contextualização
Orientações: Projete o slide ou distribua em pares o texto impresso, ou escreva o texto no quadro para os alunos. Peça que um aluno faça a leitura em voz alta. Após a leitura, pergunte se existe alguma palavra ou expressão que a turma não saiba o significado. Podem surgir dúvidas relacionadas ao significado da palavra “intervencionista”, por exemplo. Neste momento, peça ajuda a um aluno e solicite que procure o significado das palavras que geraram dúvidas em um dicionário.
Para saber mais
Definição do que é intervencionismo:
Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/intervencionismo/Acesso 11/11/2018.
<title> Problematização
Problematização
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações: Projete o slide ou imprima. Peça que se organizem em pares e façam uma leitura atenta do trecho da letra e das imagens. Pergunte aos pares se conseguem relacionar a música e as imagens com as intenções norte-americanas por trás da “Política da Boa Vizinhança”. Peça aos pares que listem outros exemplos da influência americana na cultura brasileira. Sugestão: música, cinema, moda, etc. Importante ressaltar que a influência norte-americana, listada pelos pares, teve seu início no período da Segunda Guerra Mundial a partir da “Política da Boa Vizinhança”, adotada pelo presidente americano Franklin D. Roosevelt. A intenção era compreender a cultura latino-americana para assim, por meio da publicidade, exercer a aproximação com o cinema, a música, a moda, a alimentação. Dessa forma foi possível ampliar o mercado consumidor americano no Brasil, bem como nos países latino-americanos.
Como adequar à sua realidade: Como a publicidade exerce influência na sua vida?
Para você saber mais:
Carmem Miranda e a “Política do Boa Vizinhança”
Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2426-6.pdf. Acesso em: 11/11/2018.
Ação propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Divida a turma em duplas e, em seguida, apresente as orientações que estão disponíveis neste link:
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aGsWzpXqmH5wa5tJfqX6KgZpark7w3bC6T969fSvr88AsyPHfEU7Ay5t9PwV/acao-propositiva.pdf . Acesso 26/11/2018.
Você pode imprimir ou escrever no quadro.
Explique aos alunos sobre a importância do rádio naquele contexto. Um dos programas de maior credibilidade no Brasil era o “Repórter Esso”, que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial e ajudou muito na “Política da Boa Vizinhança”. Se manteve no ar por quase 28 anos, transformando-se num ícone do radiojornalismo.
Peça aos alunos que pensem nos hábitos presentes no seu dia-a-dia, quais se relacionam diretamente com a cultura norte-americana? (alimentação, música, arte, cinema, idioma, usos de produtos, roupas e acessórios). Oriente os alunos a fazerem anotações em seus cadernos. Estas anotações serão necessárias para a realização da etapa seguinte. Cuide para que todas as duplas finalizem a atividade conforme sugerida na orientação. Circule pela sala e acompanhe o trabalho.
Para você saber mais:
Sobre o Repórter Esso:
Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/edicoes/2008/10/quando-falava-o-reporter-esso-o-brasil-parava-para-ouvir/. Acesso 26/11/2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nessa etapa os pares deverão criar uma nuvem de palavras (técnica utilizada para demonstrar, de maneira visual, a frequência de ocorrência das palavras dentro de um texto: quanto maior for o número de vezes que a palavra aparece no texto, maior será a fonte usada para exibir essa palavra). Na sequência, peça um dos pares que faça leitura em voz alta das palavras listadas na etapa da problematização, bem como na ação propositiva. Anote as palavras no quadro. Em seguida, pergunte aos demais, se existem palavras iguais às anotadas no quadro na sua lista.
Marque com um “X” no quadro as palavras mais repetidas. Oriente os pares que estas palavras deverão ter um destaque maior em tamanho, formato ou cores, na construção da nuvem de palavras. A seguir, entregue as folhas de papel sulfite e demais materiais necessários para que os alunos façam a nuvem de palavras. Após todos terem terminado, escolha um lugar na sala para expor o trabalho dos alunos.
Caso sua escola possua laboratório de informática com acesso a internet, é possível construir nuvem de palavras on line.
Sites para criar nuvem de palavras on line:
Para você saber mais:
Neste blog você encontrará uma explicação detalhada do que é a nuvem de palavras, bem como utilizá-la como recurso didático.
https://tarciziosilva.com.br/blog/o-que-se-esconde-por-tras-de-uma-nuvem-de-palavras/
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Protagonismo
Apresentação do tema da aula
Explique aos alunos que esta aula busca compreender a influência dos EUA com a chamada "Política da Boa Vizinhança", em especial com relação ao Brasil, como estratégia de se aproximar das culturas latino-americanas. Esta aula foi preparada para ser desenvolvida no WhatsApp, mas poderá ser adaptada para o uso do e-mail. Comente que o protagonismo estará presente neste plano. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Nesta etapa, envie aos alunos os arquivos disponíveis aqui e aqui. Grave um áudio para a turma. Solicite que os alunos vejam o mapa e leiam os arquivos. Após a leitura, pergunte se existe alguma palavra ou expressão cujo significado a turma não saiba. Podem surgir dúvidas relacionadas ao significado da palavra “intervencionista”, por exemplo. Esclareça as dúvidas dos alunos. Tempo estimado de 15 minutos.
Problematização
Professor, envie o arquivo de problematização, disponível aqui. Solicite que os alunos leiam a tirinha, analisem a imagem e reflitam sobre a pergunta. Incentive-os a enviar áudios para o grupo da classe. Comente as respostas dos alunos. Tempo estimado de 15 minutos.
Ação propositiva
Envie o arquivo de ação propositiva, disponível aqui. Divida a turma em duplas. Explique para os alunos a importância do rádio naquele contexto. Um dos programas de maior credibilidade no Brasil era o “Repórter Esso”, que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial e ajudou muito na “Política da Boa Vizinhança”. Se manteve no ar por quase 28 anos, transformando-se num ícone do radiojornalismo. Peça aos alunos que pensem nos hábitos presentes em seu dia a dia: quais se relacionam diretamente com a cultura norte-americana? Alimentação, música, arte, cinema, idioma, produtos, roupas e acessórios... Oriente os alunos a fazerem anotações em seus cadernos. Estas anotações serão necessárias para a realização da etapa seguinte. Cuide para que todas as duplas finalizem a atividade conforme sugerido na orientação. Envie áudios para orientar os alunos na ação propositiva. Após a discussão, eles devem criar uma nuvem de palavras, que é uma representação visual da frequência e do valor das palavras. Ela é usada para destacar com que frequência um termo ou categoria específica aparece em uma fonte de dados. Quanto mais vezes uma palavra-chave estiver presente em um conjunto de dados, maior e mais forte ela será. Eles podem criar a nuvem de palavras no WordArt, disponível aqui, ou no WordClouds, disponível aqui. Tempo estimado de 40 minutos.
Sistematização
Na sequência, peça que os pares enviem suas nuvens de palavras a toda a turma. Analise com os alunos as palavras que mais apareceram e as que menos apareceram. Finalize a aula com os seus comentários finais, retome o objetivo da aula e comente com os alunos que o protagonismo dos EUA marcou muito esta época na América Latina. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem ao vídeo “Brasil na Segunda Guerra - Política da Boa Vizinhança", disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula num debate com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Maria
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender a influência dos Estados Unidos com a chamada “Política da Boa Vizinhança”, em especial com o Brasil, como estratégia de se aproximar das culturas latino-americanas.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA