Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LP01_01ATS02
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online -- como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200 -- e Google Jamboard (tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=XBLv1QvDkeo).
Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, documentos em áudios ou vídeo dirigidos à criança e às famílias. Apresente, nessa comunicação, as questões apresentadas no slide Introdução do plano de aula. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito com o cuidado de que haja alguém na família disponível para lê-lo ao aluno (como o pai, a mãe ou um irmão mais velho).
Desenvolvimento
Encaminhe um novo vídeo destacando que é possível brincar de quebra-cabeça também com nomes. Apresente seu próprio nome dividido em sílabas. Envie-o como um documento ou convide as famílias a criarem o jogo usando papel, caneta e recortando as sílabas. Nesse caso, destaque a importância de usar apenas letras maiúsculas e legíveis.
A atividade pode ser repetida usando nomes de colegas, de familiares, dos bichos de estimação e de brinquedos/objetos que as crianças gostem. Se for possível, realize uma videoaula e faça uma brincadeira coletiva usando o Google Jamboard (veja aqui como utilizá-lo: https://edu.google.com/intl/pt-BR/products/jamboard/?modal_active=none). Apresente os questionamentos presentes no plano original.
Fechamento
Se possível, sugira que as famílias tirem fotos do jogo e enviem por WhatsApp ou outro meio de comunicação. Envie alguns registros para todas as famílias e, junto, envie um áudio fazendo os questionamentos apresentados na orientação original do plano. Também é possível fazer esse momento durante uma videochamada, pedindo que cada criança mostre seus quebra-cabeças montados e a turma toda converse sobre ele.
Convite às famílias
Toda a família pode ser convidada a participar da montagem do quebra-cabeças. Sugira também que conversem sobre as origens do nome de cada criança, a história envolvida na escolha dele. Todos esses momentos podem ser compartilhados entre as famílias. Esse movimento ajuda na manutenção dos vínculos de cada aluno com a turma.